Perguntas e respostas

 

Campeonatos Brasileiros Interclubes

 

O que são os Campeonatos Brasileiros Interclubes?

São campeonatos promovidos em cinco cidades do Brasil situadas em quatro diferentes regiões do País e que se enquadram nos pré-requisitos do edital de chamamento número 7 do CBC. Durante o ano de 2017 os Campeonatos Brasileiros Interclubes se somarão às etapas do GA do Circuito Nacional Infantojuvenil de Tênis. Nos próximos 3 anos, a começar por 2018, os Campeonatos Brasileiros Interclubes serão realizados ao longo dos anos com um calendário próprio pré-estabelecido antes do início de cada temporada, para as categorias 12, 14, 16 e 18 anos.

 


Mas, o que é CBC?

CBC é a sigla correspondente ao Comitê Brasileiro de Clubes. Todas as informações relativas ao CBC encontram-se no próprio site: http://cbclubes.org.br

 

Por que realizar um Campeonato Brasileiro Interclubes?

Acredita-se que esta parceria entre CBT, CBC e Clubes Esportivos será um marco divisor no fomento do tênis nacional. O CBC dispõe de um orçamento que atenderá as demandas dos clubes aptos a realizarem os Campeonatos Brasileiros Interclubes, de tal forma que todos os tenistas que representem um clube filiado e/ou vinculado ao CBC sejam contemplados com o recebimento de passagem aérea e hospedagem para disputar todos os Campeonatos Brasileiros Interclubes que se inscreverem. Estima-se com isso que os tenistas infantojuvenis brasileiros economizarão um valor superior a R$ 6.000.000,00 entre 2017 e 2020.

 

 

Quais as diferenças dos Campeonatos Brasileiros Interclubes e do Circuito Nacional Infantojuvenil de Tênis?

A diferença é que terá calendário fixo divulgado antes do início da temporada e que, o tenista, além de pontuar no seu ranking individual CBT, também irá marcar pontos para o clube ao qual ele joga. Desta forma, teremos um Ranking Brasileiro de Clubes da CBT.

 

Quais os clubes que irão receber os Campeonatos Brasileiros Interclubes em 2017?

Clube Recreativo da Juventude em Caxias do Sul (RS)

Clube Mampituba em Criciúma (SC)

Clube Esperia em São Paulo (SP)

Clube Curitibano em Curitiba (PR)

Clube Baiano de Tênis em Salvador (BA)

 

Por que são esses clubes escolhidos?

Os Campeonatos Brasileiros Interclubes foram criados para atenderem ao edital de chamamento número 7 do CBC. Ao saber do edital a CBT se antecipou, foi até ao CBC entender as regras e a partir de então criou os torneios e um calendário para que os atletas pudessem ser beneficiados. Quando o edital foi publicado, todos os clubes filiados ao CBC e que atendiam aos pré-requisitos do CBC e da CBT, apresentaram projetos e foram contemplados e escolhidos pelo próprio CBC.

 

 

Quem pode participar dos Campeonatos Brasileiros Interclubes?

Todos os tenistas das categorias 12, 14, 16 e 18 anos de todos os clubes do País. Para poder participar dos campeonatos o tenista deverá estar obrigatoriamente filiado à CBT, em dia com o pagamento da taxa anual da entidade e devidamente regularizado em sua Federação Estadual.

 

Quais os atletas que poderão receber os benefícios oferecidos pelo CBC?

Todos os tenistas inscritos nos Campeonatos Brasileiros Interclubes que sejam filiados a um clube que, por sua vez, seja filiado ou vinculado ao CBC. É importante destacar que o uniforme dos atletas pertencentes aos clubes filiados/vinculados ao CBC deverá ter um selo do CBC – formação de atletas. Quem não estiver dentro deste padrão não poderá participar da competição, sendo responsabilidade de cada clube a uniformização de cada um de seus atletas. Portanto, é necessário se filiar e representar algum clube que esteja na lista de filiados e/ou vinculados ao CBC.

 

Quais os benefícios oferecidos pelo CBC?

Passagem aérea para o atleta da cidade de origem do clube filiado ou vinculado ao CBC; hospedagem durante o campeonato.  No caso da origem do atleta ser próxima ao clube onde será realizado o torneio, o CBC não irá oferecer a passagem aérea, ficando o atleta responsável pelo seu próprio deslocamento. Exemplo: o atleta mora na cidade de Campinas e o torneio será disputado no Clube Espéria de São Paulo. Neste caso, o atleta deverá realizar um deslocamento terrestre e por conta própria.

 

 

A quem cabe a responsabilidade de solicitar os benefícios ao CBC?

Ao clube (filiado ou vinculado ao CBC) em que o atleta seja filiado. O caminho é o seguinte: primeiramente o atleta faz a sua inscrição nos Campeonatos Brasileiros Interclubes pelo site CBT do Tênis Integrado. As inscrições se encerram exatamente 32 dias antes de cada campeonato. No 30o dia, a CBT irá publicar em seu site a relação dos inscritos. A partir de então o clube filiado ou vinculado ao CBC tem até cinco (5) dias para encaminhar a solicitação dos seus atletas ao CBC, pedindo o benefício.

 

E se o clube do atleta não for filiado ou vinculado ao CBC?

O atleta poderá disputar os Campeonatos Brasileiros Interclubes, porém sem os benefícios do CBC. No entanto, o clube pode solicitar a filiação ou o vínculo ao CBC e, a partir do momento que o clube for filiado ou vinculado no CBC, os benefícios serão concedidos a partir de uma semana.

 

Qual o Cronograma dos Campeonatos Brasileiros Interclubes em 2017 e início de 2018?

 

23 a 29/10 de 2017 – Clube Recreio da Juventude – Caxias do Sul – categorias 12, 14, 16 e 18 masculino e feminino, simples e duplas.

30/10 a 05/11 de 2017 – Clube Esperia – São Paulo - categorias 12, 14, 16 e 18 masculino e feminino, simples e duplas.

06 a 12/11 de 2017 – Clube Mampituba – Criciúma - categorias 12, 14, 16 e 18 masculino e feminino, simples e duplas.

13 a 19/11 de 2017 – Clube Curitibano – Curitiba - categorias 12, 14, 16 e 18 masculino e feminino, simples e duplas.

20 a 26/11 de 2017 – Clube Bahiano de Tênis – Salvador - categorias 12, 14, 16 e 18 masculino e feminino, simples e duplas.

15 a 25/03 de 2018 – Minas Tênis Clube – Belo Horizonte - categorias 12, 14, 16 e 18 masculino e feminino, simples e duplas. (Este torneio especificamente pontuará para o Ranking Interclubes de 2017)

 

Por que os torneios têm prazos tão próximos?

Para atender aos pré-requisitos do edital de chamamento do CBC. O edital 7 do CBC, com as devidas regulamentações, acaba de ser aprovado e indica que os Campeonatos Brasileiros Interclubes deverão atender um ciclo de 4 anos, iniciando em 2017. Isto tornou-se irrevogável, de tal forma que precisamos iniciar estes Campeonatos Brasileiros Interclubes ainda em 2017. Caso os campeonatos não fossem realizados em 2017 (primeiro ano do ciclo de 4 anos), o edital não permitiria realizar os campeonatos nos anos subsequentes (2018, 2019 e 2020). Esta é a razão dos prazos de realização serem tão próximos para este ano de 2017. Entre 2018 e 2020, o calendário volta ao normal, com os campeonatos brasileiros interclubes sendo realizados com um espaçamento normal entre cada um.

 

 

Quais as informações relativas às inscrições dos Campeonatos Brasileiros Interclubes?

As inscrições serão realizadas através do site da CBT, por meio da geração de boleto bancário utilizando o ID de acesso e senha pessoal para acessar o sistema. Elas serão realizadas por cada atleta e encerram-se 32 dias antes do dia de cada torneio. Para o ano de 2017 a taxa de inscrição será de 140 reais por tenista para cada torneio.

 

Como será a composição das chaves para 2017?

No masculino, em simples e duplas, serão 48 tenistas na chave principal e 32 tenistas no qualifying. No feminino, em simples e duplas, serão 32 tenistas na chave principal e 32 tenistas no qualifying. Todas as informações detalhadas referentes às chaves estão no regulamento dos Campeonatos Brasileiros Interclubes, disponível no site da CBT.