Brasileiros Silas Cerqueira e Thiago Monteiro são campeões do 40º Banana Bowl das categorias 14 e 16 anos
Brasileiros Silas Cerqueira e Thiago Monteiro são campeões do 40º Banana Bowl das categorias 14 e 16 anos 13 Mar 2010

Neste sábado a emoção tomou conta de dois brasileiros que fizeram as finais dos 14 e 16 anos masculino do 40º Banana Bowl, na quadra central do Bela Vista Country Club, na cidade catarinense de Blumenau. Silas Cerqueira, da Bahia, e Thiago Monteiro, que nasceu no Ceará e mora em Balneário Camboriú (SC), enfrentaram um intenso calor, sagraram-se campeões do torneio mais tradicional da América do Sul e acumularam mais um título nos torneios da Gira Cosat 2010. 

 

O Brasil teve sua primeira vitória com Silas Cerqueira, baiano que teve apoio da parceria CBT/Correios em todas as etapas que participou da Gira Sul-americana. Com o resultado expressivo desta final ele assegurou vaga para Gira Européia e adianta que vai tentar bons resultados na categoria acima. “Estou feliz por ter conseguido jogar em alto nível durante toda a competição, principalmente na decisão, e agora com esse resultado eu vou disputar a Gira Européia e tentar ficar entre os melhores da América do Sul, para até o final do ano começar a disputar a categoria 16 anos”, disse o campeão, que novamente jogou com segurança e aplicou 6/1 e 6/0 em cima do argentino Matias Zukas. 

 

Na quadra ao lado Carolina Meligeni Alves não conseguiu superar a paraguaia Sara Gimenez, atual campeã das etapas do Paraguai e Peru. A visitante não deu chances à dona da casa, que saiu da quadra convicta de seus erros. “ Vou sair daqui de cabeça erguida porque nunca fiz uma final nos torneios da Cosat. Vou tentar corrigir minhas falhas, que sei quais são”, afirmou Alves. 

 

O jogo mais esperado da categoria 16 anos foi decidido nos detalhes. Monteiro abriu 6/3 , mas desequilibrou e deixou Castro fechar o segundo set em 6/3. No set decisivo Castro abriu uma vantagem de 4 games, mas o cearense se recuperou, fechou em 7/5 e faturou o quinto título na Gira Cosat desta temporada ( também foi campeão na Venezuela Equador, Colômbia e Peru). “Estou muito feliz por ter vencido o Leitão[ como Castro é carinhosamente chamado pelos colegas], que além de ser um ótimo tenista é meu amigo. A gente treina junto e se conhece muito bem. Mas foi uma partida dura, ainda mais com esse calor, mas consegui me recuperar no último set e conquistar o título”, declarou. 

 

A final feminina dos 16 anos foi entre Argentina e Bolívia. Francesca Rescaldani (ARG) confirmou a condição de principal favorita, levou o segundo set ao tie-break - 6/3 e 7/6(2) - e faturou o troféu de campeã diante Maria Paula Deheza (BOL). 

 

Durante a premiação o Presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Jorge Lacerda, enfatizou o desempenho dos campeões e vices. “Parabéns à essa meninada, que diante deste intenso calor mostrou garra e técnica, e que com certeza vão nos dar muitas alegrias no futuro. Queria agradecer o apoio dos Correios, sempre presente com a Confederação e ajudando neste desenvolvimento do tênis no Brasil”. 

 

Duplas 

A dupla colombiana formada pelas tenistas Paula Perez e Maria Paulina Perez conquistaram o título do Banana Bowl na categoria 14 anos. A parceria colombiana alcançou o título após derrotar as paraguaias Sara Gimenez e Camila Giangreco pelo placar de 6/3 3/6 10-8. No 14 masculino a dupla campeã formada pelo paraguaio Ruben Fanego e o equatoriano Allan Velasco superaram o equatoriano Matias Farah e o argentino Matias Zukas, por 5/7 6/4 e 10 5.

 

As campeãs da categoria 16 anos no feminino foi a dupla do Paraguai, Astrid Gehe e Montserrat Gozalez, que derrotaram na decisão as argentinas Francesca Rescaldini e Guadalupe Perez Rojas, pelo placar de 6/1 e 6/3. A dupla vencedora no masculino foi composta pelo peruanos Jorge Panta e Daniel Santos que conquistaram o título após derrotar o venezuelano Jhonatan Gonzalez e o paraguaio Francisco Yim Kim, pelo placar de 6/3 e 6/2. 

 

Os resultados atualizados , chaves e programação estão disponíveis no Blog do Banana Bowl, no endereço www.bananabowl.com.br e no site da Confederação Brasileira de Tênis www.cbtenis.com.br

 

O 40o Banana Bowl tem o patrocínio dos Correios, Mapfre Seguros, Midea, Centauro e Prefeitura Municipal de Blumenau. O apoio é de Lacoste, Gatorade, Dunlop, Localiza, Artex, Banrisul, Cartondruck, Audi, Lacoste, Puris - Água Mineral Natural e Brascourt - Pisos Esportivos. A realização é da Confederação Brasileira de Tênis, Federação Catarinense de Tênis e M2W. A supervisão é da Federação Internacional de Tênis e Confederação Sul-americana de Tênis.