Marcos Daniel é campeão do Aberto de Tênis de Santa Catarina e volta ao Top 100
Marcos Daniel é campeão do Aberto de Tênis de Santa Catarina e volta ao Top 100 19 Abr 2010

O brasileiro Marcos Daniel conquistou o título da quinta edição do Aberto de Tênis de Santa Catarina ao derrotar, neste domingo (18 de abril), o alemão Bastian Knittel, por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 6/7(5) e 6/4. A partida, disputada na quadra central do Tabajara Tênis Clube e sob forte calor, teve a duração de três horas e 10 minutos, exigindo muito do preparo físico dos dois finalistas. Foi o 12º título em torneios challengers de Marcos Daniel, que, com esta conquista, deve voltar a figurar no grupo dos Top 100 do mundo.

 

O bom público que compareceu ao clube blumenauense foi brindado com um jogo de alto nível, marcado pela garra e determinação dos dois tenistas. Knittel, de 26 anos e número 283 no ranking mundial, começou a partida com uma quebra de serviço e manteve a vantagem até o nono game. Marcos Daniel, de 31 anos e quarto cabeça-de-chave, devolveu a quebra no 10º game. Confirmou o seu serviço e voltou a quebrar para fechar a série em 7/5. O início do segundo set repetiu o primeiro. Knittel abriu com quebra de saque. Desta vez, no entanto, Marcos Daniel devolveu a quebra na sequência. O set foi para o tie-break, vencido por Knittel por 7/6 (7/5).

 

CANSAÇO - O cansaço dos tenistas era visível no terceiro set e os dois passaram a arriscar somente em momentos importantes. Desta vez, foi Marcos Daniel quem começou com quebra. Com 5/4 de vantagem, o brasileiro teve dois match-points no saque do alemão. Fechou a série em 6/4 para comemorar a vitória e o título. Exausto, mas feliz, Marcos Daniel comentou ainda não estar satisfeito com o nível de tênis que vem apresentando, mas que estava muito contente por ter superado os momentos adversos na quadra. “Quando a gente ganha uma partida assim, sem jogar tão bem como deveria, tem muito mais valor”, afirmou o gaúcho. Daniel também elogiou o adversário. “A colocação dele no ranking não condiz com o jogo que ele apresenta”, observou.

 

Bastian Knittel disputou pela primeira vez a decisão de um torneio challenger. “Estou desapontado por ter perdido esta final. Eu joguei muito bem, tive oportunidades para vencer, mas não soube aproveitá-las”, disse. Knittel acredita que, com o vice-campeonato em Blumenau, poderá alcançar o seu principal objetivo neste momento, que é o de conquistar uma vaga no qualifying de Roland Garros.

 

Pelo título, o tenista Marcos Daniel, gaúcho de Passo Fundo, faturou um prêmio de US$ 5 mil e mais 80 pontos no ranking internacional da ATP. O vice-campeão Bastian Knittel levou US$ 3 mil e 48 pontos. Além de derrotar Knittel na final, a campanha de Marcos Daniel no Aberto de Tênis de Santa Catarina teve ainda vitórias sobre Julio Silva (BRA) na semifinal, sobre o marroquino Reda El Amrani nas quartas, sobre o espanhol Gabriel Trujillo Soller nas oitavas e sobre Andreas Maurer, da Áustria, na primeira rodada.

 

BRASILEIROS CAMPEÕES DE DUPLAS - Em final realizada no sábado, também sob forte calor e embalados pela torcida, os brasileiros André Sá, natural de Minas Gerais, e Franco Ferreiro, do Rio Grande do Sul, confirmaram o favoritismo e conquistaram o título de duplas do Aberto de Tênis de Santa Catarina. Eles venceram o brasileiro André Ghem, do Rio Grande do Sul, e o italiano Simone Vagnozzi, por 6/4 e 6/3, em uma hora e 10 minutos de confronto.

 

HISTÓRIA - O Aberto de Tênis de Santa Catarina teve a sua primeira edição realizada no ano de 2006, quando recolocou a região Sul do Brasil no cenário tenístico internacional, tendo como campeão o paulista Ricardo Mello. Em 2007, o título ficou nas mãos do chileno Paul Capdeville. Em 2008 a grande estrela da competição foi o brasileiro Gustavo Kuerten, que escolheu o evento para despedir-se oficialmente das quadras brasileiras diante de sua torcida. Guga venceu na estreia o colombiano Carlos Salamanca e na rodada seguinte foi eliminado pelo gaúcho Franco Ferreiro. O título do torneio, naquele ano, ficou com o paulista Thomaz Bellucci. E em 2009 o campeão foi o gaúcho Marcelo Demoliner.