Brasil conquista o Sul-americano de 14 anos feminino
Brasil conquista o Sul-americano de 14 anos feminino 15 Mai 2010

A equipe feminina do Brasil, formada por Beatriz Maia, Ingrid Martins e Luana Trautwein, conquistou neste sábado, em Bauru (SP), o Sul-americano de 14 anos, ao vencer o Paraguai na final por 2 a 0. Elas já haviam se classificado na sexta-feira, com a chegada à final, para o Mundial de Prostejov, na República Tcheca, As meninas haviam sido vice do Sul-americano em 2009. Já o masculino tinha a chance de se classificar para o Mundial se vencesse a decisão do terceiro lugar contra a Venezuela. Mas levaram a virada em 2 a 1e acabaram na quarta colocação.

 

A decisão do feminino foi emocionante. Beatriz Maia atropelou a paraguaia Sara Gimenez por 6/0 na primeira parcial e depois teve dificuldades para fechar a primeira partida com 7/5. Logo depois, a carioca Ingrid Martins entrou em quadra com chances de definir o duelo diante de Camila Giangreco. Ingrid venceu o primeiro set por 6/3, mas levou o empate com 6/4. Na parcial decisiva, Giangreco teve 4/0, mas Martins venceu seis games consecutivos e garantiu a vitória e o título para o Brasil.

 

"Foi muito difícil, mas estamos todos muito felizes. Ela tinha 4/0 e eu consegui virar, foi emocionante. Acho que a gente já estava merecendo, agora vamos tentar ser campeãs no Mundial", disse Ingrid Martins, emocionada com a vitória brasileira. "A gente sabia que ia ser difícil, mas entramos focadas. Desde o ano passado, quando a gente foi vice, a gente queria este título. Vamos comemorar bastante", completou Bia Maia.

 

No masculino, o Brasil teve boas chances de se classificar ao Mundial, mas levou a virada diante da Venezuela. Gabriel Hocevar venceu o primeiro jogo diante de Christofer Gonçalves, 6/1 6/2, e deixou a responsabilidade de fazer o segundo ponto com Silas Cerqueira, que durante a semana estava invicto na competição. Mas Silas acabou derrotado por Rafael Coutinho em dois sets, e depois fez parceria com Thiago Souza nas duplas, o ponto decisivo do confronto. Os brasileiros novamente começaram na frente, mas levaram a virada contra Coutinho e Gonçalves, e acabaram em quarto com parciais de 2/6 6/3 e 6/3. O Chile levou o título do masculino depois de bater a Argentina por 2 a 1.