Membro da Equipe Nacional de Capacitação da CBT conclui Gira de Cursos Curtos de Biomecânica pela América do Sul com sucesso
Membro da Equipe Nacional de Capacitação da CBT conclui Gira de Cursos Curtos de Biomecânica pela América do Sul com sucesso 08 Jun 2010

O treinador Elson Longo, que trabalha com a ex-número um do Brasil, Vivian Segnini, e é membro da Equipe Nacional de Capacitação da Confederação Brasileira de Tênis, concluiu no final de maio uma série de Cursos Curtos de Biomecânica para Treinadores pela América do Sul. Os cursos foram um sucesso, espalhados por oito cidades de Colômbia, Bolívia e Venezuela, atendendo a 331 treinadores no total. De acordo com a organização da gira de Cursos Curtos, 88% dos participantes classificaram os cursos como excelentes. Nenhum dos participantes classificou os Cursos Curtos de maneira negativa.

 

A série de cursos começou em Barquicimento, Venezuela, seguindo para Colômbia, onde Longo ministrou mais três cursos em três cidades diferentes, entre elas Bogotá. Depois, partiu para a Bolívia, onde foram feitos mais quatro cursos, começando pela capital La Paz.

 

Elson Longo avaliou a experiência como positiva, e disse que a proximidade com os treinadores foi fundamental para o desenvolvimento dos cursos. "Em alguns casos, os treinadores ficam esperando que algo aconteça para começar suas realizações, e deixam de sonhar e perseguir suas metas pessoais. Neste sentido, procuramos sempre ressaltar as qualidades de cada um e motivá-los para conseguirem atingir seus objetivos sozinhos. A todo momento eu tentei fazer com que os dias não fossem utilizados apenas como intercâmbio de informação, mas que também fosse um processo humanizado, de mudanças positivas e pessoais para cada um dos participantes. Trazendo os treinadores mais pra perto nós conseguíamos ir além dos golpes e movimentos", disse ele.

 

Os "Cursos Curtos" da ITF obedecem aos programas de desenvolvimento realizados pela entidade máxima do tênis nos diferentes países do mundo. Destinados a abordar temas específicos em jornadas de dois a seis dias, os cursos contemplam professores pré-selecionados pelas federações nacionais, visando o aprimoramento e capacitação dos mesmos. Composto por palestrantes locais e um tutor da ITF, os cursos são realizados ao longo do ano em uma ou mais cidades de cada país, atingindo gradualmente todos os países do continente.

 

Esta não é a primeira vez que um brasileiro é convidado pela ITF para ministrar um curso para treinadores. Antes de Elson Longo, o treinador Eduardo Marcolin, também membro da Equipe Nacional de Capacitação, foi convidado para ministrar um curso Nível II em Angola, em 2008.