Comunicado das entidades que governam o Tênis
Comunicado das entidades que governam o Tênis 27 Jan 2016

Melbourne (AUS), 27 de janeiro de 2016 – Os presidentes e CEOs dos órgãos que regulam o tênis - ATP, WTA, ITF e o Conselho de Grand Slams - anunciaram nesta quarta-feira uma revisão independente liderada por Adam Lewis QC com o objetivo de aprofundar a salvaguarda da integridade do esporte.

 

O Painel de Revisão Independente analisará e informará sobre a pertinência e a efetividade do Programa Anticorrupção no Tênis e fará recomendações de mudanças. Durante a realização da revisão, o IRP levará em conta declarações públicas sobre o processo, os procedimentos e os recursos da Unidade de Integridade do Tênis (TIU, sigla em inglês). Os órgãos que governam o tênis internacional manifestaram que esperam que o IRP aborde questões sobre:

 

- Como a TIU pode ser mais transparente sem comprometer a necessidade de confidencialidade na investigação da TIU.

- Recursos adicionais para a TIU tanto dentro da unidade como nos torneios

- Mudanças estruturais e/ou de governo que melhorem a independência da TIU.

- Como extender o âmbito e o alcance do programa educativo da integridade no tênis

 

Os órgãos que governam o tênis internacional se comprometeram a colocar em forma pública o resultado e as recomendações da IRP e a implementar e financiar todas as ações propostas pelo IRP.

 

Adam Lewis QC é reconhecido como o líder especialista em legislação esportiva no London Bar. Ele coeditou o texto principal utilizado em apresenções de legislação esportiva “Esporte: Lei e Prática”, regularmente preside tribunais esportivos e atua como juiz arbitral.

 

Lewis será assistido no Painel de Revisão Independente por dois membros que ele designará e nomeará para refletir a natureza global do esporte.

 

O IRP informará aos órgãos que governam o tênis internacional. Um relatório provisório será fornecido pelo IRP.

 

“Esta revisão se realizará sobre a base do Relatório da Situação 2008 que viu o tênis se trnar um dos primeiros esportes principais a estabelecer sua própria unidade anticorrupção. Desde 2010, a Unidade de Integridade do Tênis promoveu investigações anticorrupção que resultaram na aplicação satisfatória de 18 casos disciplinares que incluíram o banimento por toda a vida de cinco jogadores e um árbitro: afirma o documento.

 

Todos os jogadores profissionais, equipes de apoio e árbitros estão sujeitos aos termos do Programa Anticorrupção no Tênis que dá à TIU poderes substanciais de investigação. Isto inclui o direito a interrogar qualquer pessoa relevante de interesse e obter seu telefone, computador e registros bancários.

 

“O tênis é um dos líderes em integridade. Temos uma abordagem de tolerância zero em todos os aspectos de corrupção e estamos todos absolutamente comprometidos em eliminar a corrupção a qualquer custo.”

 

“A situação dos principais esportes, incluindo o tênis, mudou drasticamente nos últimos oito anos e, perante questões que foram publicadas pela imprensa, acreditamos que este é o momento certo para revisar como continuamos na luta contra a corrupção no esporte.”

 

“Devido à seriedade da questão, apelamos a todos os governos em nível mundial a tornar a manipulação de jogos uma ofensa criminal, com a assistência de agências nacionais de luta contra o crime colaborando com os conselhos de integridade esportiva e outras pessoas e entidades implicadas.”

 

Assinado por:

Chris Kermode, Presidente da ATP

Steve Simon, CEO da WTA

David Haggerty, Presidente da ITF

Stephen Healy, Presidente do Australian Open

Jean Gachassin, Presidente de Roland Garros

Katrina Adams, Presidente do US Open

Philip Brook, Presidente de Wimbledon e Presidente do Conselho de Integridade do Tênis

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios - Patrocinador oficial do Tênis do Brasil, o co-patrocínio da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro, Unimed e Unimed Seguros. Apoio  do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Acompanhe a CBT nas mídias sociais: Twitter.com/cbtenis, Facebook.com/cbtoficial, Instagram.com/CBToficial e Flickr.com/cbtenis