Na estreia em torneios ATP, Monteiro derrota Tsonga no Rio Open
Na estreia em torneios ATP, Monteiro derrota Tsonga no Rio Open 17 Fev 2016

Foto: Fotojump

Rio de Janeiro (RJ), 17 de fevereiro de 2016 – O jovem tenista cearense Thiago Monteiro, atleta patrocinado CBT/Correios, foi o grande nome desta quarta-feira no Rio Open, em sua estreia em um torneio ATP, ao desbancar o top 10 francês Jo-Wilfried Tsonga, uma das maiores estrelas do torneio no Jockey Club.

 

Número 338 do mundo aos 21 anos, Monteiro não se intimidou contra o 9º colocado do ranking ATP e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/3 3/6 6/4, em 2h05min na Quadra Guga Kuerten.

 

Com um saque potente, boas trocas de bola do fundo de quadra e ótima movimentação, Monteiro conseguiu pressionar Tsonga desde o primeiro game de saque do francês, quando já teve as primeiras duas chances de quebra, salvas pelo top 10. Com uma quebra de vantagem, o cearense conseguiu fechar a primeira parcial.

 

Um início com dois erros não-forçados no segundo set custou a Monteiro uma quebra de serviço, com Tsonga elevando o seu nível e se mantendo no jogo. O brasileiro não conseguiu devolver a quebra e viu o jogo igualado com o 9º do mundo.

 

No terceiro set, o equilíbrio foi game a game, saque a saque até o 4 a 4, quando o jovem tenista brasileiro conseguiu quebrar o serviço de Tsonga, que cometeu duas duplas-faltas durante o game, e teve a oportunidade de sacar para o jogo. Monteiro não conseguiu fechar a partida no primeiro match point, salvo pelo francês, que teve duas vezes a chance de devolver a quebra. Mas na segunda oportunidade, uma boa variação e a devolução na rede de Tsonga deram a vitória ao brasileiro.

 

"Foi uma oportunidade incrível enfrentar um top 10 em minha estreia em um torneio ATP 500. Vencê-lo, então, um sonho, uma conquista inacreditável. A ficha ainda está caindo, mas essa vitória é fruto de muito trabalho, dedicação, desde que entrei em quadra, acreditei que podia vencê-lo", afirmou Monteiro.

 

Tenista apoiado pela CBT/Correios desde os 14 anos, tendo sido número 2 do mundo no ranking juvenil da ITF, Monteiro começou bem a transição para o profissional e atingiu a 254ª colocação na ATP, mas sofreu uma lesão no joelho esquerdo, com o rompimento parcial do ligamento cruzado anterior no primeiro semestre de 2015. Após três meses e meio sem jogar, o cearense retornou às quadras em setembro do ano passado e vem buscando novamente seu espaço, tendo sido semifinalista no Challenger do Rio de Janeiro, disputado em janeiro deste ano.

 

"Essa vitória me fez acreditar mais ainda em mim, no meu jogo. Mas, ao mesmo tempo, sei que tenho um longo caminho pela frente, de muito trabalho, para primeiro chegar ao top 100", disse o canhoto, que é treinado na Tennis Route, sob o comando de João Zwetsch, capitão do Time Correios Brasil na Copa Davis, além de Duda Matos, com quem viaja nos torneios.

 

Monteiro, que antes de chegar à Tennis Route, treinava na academia de Larri Passos, em Balneário Camboriú, ressaltou a importância de Guga Kuerten, tricampeão de Roland Garros e ex-número 1 do mundo, que o auxiliou nos tempos de juvenil e hoje dá nome à quadra da maior vitória da carreira do cearense.

 

"O Guga foi muito importante quando me mudei para Camboriú, para treinar com o Larri, em 2008. Ele me aconselhava nos treinos, me dava confiança, contava suas histórias do circuito, de quando venceu seu primeiro Roland Garros, ainda desconhecido. Quando entrei em quadra hoje pensei muito nisso", afirmou.

 

Monteiro é o primeiro jogador estreante em torneios ATP a derrotar um top 10 desde o argentino Guido Pella contra o sérvio Janko Tipsarevic em Dusseldorf, na Alemanha, em 2013. Ele também é o primeiro tenista abaixo do top 300 a vencer um top 10 desde o francês Albano Olivetti contra o americano Mardy Fish em Marselha-2012.

 

Thiago Monteiro retorna à quadra Guga Kuerten na noite desta quinta-feira no Rio Open. Ele enfrenta o uruguaio Pablo Cuevas, número 45 do ranking mundial, em duelo inédito. A partida do brasileiro contra o uruguaio será a última programada para a quadra principal do torneio ATP 500/ WTA International no Rio.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios - Patrocinador oficial do Tênis do Brasil, o co-patrocínio da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro, Unimed e Unimed Seguros. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte.