Campeonato Internacional Juvenil reunirá tenistas de 45 países em Porto Alegre
Campeonato Internacional Juvenil reunirá tenistas de 45 países em Porto Alegre 21 Fev 2016

Porto Alegre (RS), 21 de fevereiro de 2016 – A 33ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú, reunirá tenistas de 45 diferentes países na capital gaúcha, no período de 12 a 20 de março.

 

Os jogos da categoria dos 18 anos, que contam pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis (ITF, sigla em inglês), serão disputados na Associação Leopoldina Juvenil. As partidas dos 16 anos e dos 14 anos, que pontuam no circuito sul-americano, e dos 12 anos, que somam para o ranking brasileiro, ocorrerão na Sogipa. E a garotada do Tennis Kids, dos oito aos 11 anos, entrará em quadra, na Leopoldina Juvenil, nos dias 18, 19 e 20 de março.

 

Além dos tenistas do Brasil, estarão nas quadras de saibro dos tradicionais clubes porto-alegrenses atletas da África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Aruba, Bélgica, Bolívia, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Egito, Equador, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Índia, Israel, Itália, Japão, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, México, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Porto Rico, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suíça, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela. Cerca de mil tenistas disputarão as chaves do qualifying e as chaves principais, em simples e em duplas.

 

DESTAQUES – Entre os destaques estrangeiros nos 18 anos masculinos estão inscritos o sérvio Miomir Kecmanovic, o americano Ulises Blanch, o japonês Yosuke Watanuki, o argentino Manuel Pena Lopez e o austríaco Jurij Rodionov. Todos esses cinco atletas estão classificados entre os Top 20 do circuito mundial júnior. Na disputa feminina, as atenções estarão voltadas para as americanas

 

Usue Maitena Arconada, a atual campeã do torneio, e Kayla Day, ambas entre as 10 mais bem colocadas do circuito. Entre os brasileiros, os destaques são Gabriel Decamps, Lucas Koelle, Felipe Meligeni Alves e Thaisa Pedretti.

 

IMPORTANTES – O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre está entre os nove torneios mais importantes do calendário mundial juvenil, figurando ao lado dos quatro Grand Slam – Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos.

 

Muitos dos tenistas que se destacam no circuito mundial profissional, já deixaram sua marca no evento. Entre esses estão o brasileiro Guga Kuerten, os argentinos David Nalbandian e Juan Martin Del Potro, o francês Jo Wilfried Tsonga, o norte-americano Andy Roddick, o chileno Fernando Gonzalez, a sérvia Ana Ivanovic, a eslovena Katarina Srebotnik, a russa Svetlana Kuznetsova, a ucraniana Kateryna Bondarenko e a canadense Eugenie Bouchard.

 

EM 2015 – Na edição passada, o título dos 18 anos masculino do Internacional Juvenil de Porto Alegre ficou com o gaúcho Orlando Luz, que na final derrotou o americano William Blumberg por 6/3 e 6/4. Na decisão feminina da categoria, Usue Maitena Arconada venceu a argentina Julieta Lara Estable por 6/ e 6/4.

 

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio e Net. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

 

Mais informações no site www.campeonatointernacional.com.br.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios - Patrocinador oficial do Tênis do Brasil, o co-patrocínio da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro, Unimed e Unimed Seguros. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte.