Copa Guga Kuerten define seus campeões da edição 2010
Copa Guga Kuerten define seus campeões da edição 2010 03 Ago 2010

Domingo (29) foi um dia especial para todos que estavam presentes no Lagoa Iate Clube. O esforço dos tenistas juvenis participantes da Copa Guga Kuerten foi premiado pelo tricampeão de Roland Garros, que entregou os kits e troféus para os campeões e vices das categorias 12, 14, 16 e 18 anos, naipes masculino e feminino.

 

"É um privilégio ver que tudo deu certo. Preciso agradecer aos tenistas que participaram desta Copa, aos patrocinadores e à família. Todos aprendem muito em um torneio juvenil como este e para mim é um grande prazer proporcionar a cada um destes atletas uma oportunidade como esta, pois eles só irão crescer a partir do convívio com outros tenistas. Tudo isto agrega muito valor ao evento", disse Guga durante a cerimônia de premiação.

 

A definição dos campeões da Copa Guga Kuerten encerra a semana que leva o nome do ex-número 1 da ATP e um dos maiores ídolos do esporte nacional. Além do torneio juvenil, foram oferecidas clínicas de tênis com Fernando Meligeni e Larri Passos, bate-papo com Guga, Dona Alice, Larri e Fininho, ilhas de minitênis espalhadas por Florianópolis e São José, plantio de mudas de árvores, entre outras ações que integraram esta segunda edição do evento.

 

OS CAMPEÕES

 

Nos 12 anos feminino, a favorita ao título, Giovanna Caputo (PR), superou a baiana Luiza Souza por 6x2, 6x3. Entre os meninos, Orlando Luz saiu-se melhor no duelo gaúcho com Victor Castro, vencendo com parciais 6x3, 6x4. "Peguei uma chave difícil e precisei me esforçar muito para vencer todos os jogos e chegar ao título. Estar aqui, posando ao lado do Guga para as fotos, me deixa muito feliz, pois ele não é um ídolo só meu, mas de todo o país", destacou o jogador, um dos talentos que se destacaram no torneio.

 

O campeão da 14 anos masculino também vem do Rio Grande do Sul. Gabriel Hocevar superou Osni Junior (SP) por 6x3, 6x4. "Foi um jogo muito duro. Ele entrou melhor no segundo set e, quando abri 4 a 1, deixei que ele encostasse em 4 a 4. Retomei minha postura mais agressiva como no set inicial e consegui vencer a partida", contou Hocevar. Na segunda chave da categoria a vitória foi de Edinei Sousa (MA), que bateu Fernando Yamacita (PR) por 6x3, 7x6 (5).

 

A catarinense Luana Trautwein conseguiu uma vitória suada no terceiro set (6x2, 2x6, 6x2) contra a paulista Juliana Cardoso para erguer o troféu da categoria 14 anos. "É importante para nós, que treinamos com o Larri Passos, alcançarmos resultados como este na Copa Guga Kuerten e mostrar que não só ele, como Santa Catarina, continua formando campeões", disse a campeã.

 

Enquanto Luana jogava na quadra 2, outros dois tenistas treinados por Larri Passos se enfrentavam na quadra central do Lagoa Iate Clube. De um lado, o líder do ranking sulamericano de 16 anos, Thiago Monteiro (CE), de outro Pedro Dumont Guimarães (DF). Ambos protagonizaram um duelo de poucos erros e muitos saques forçados, com vitória de Monteiro por 6x3, 6x2.

 

"Estou muito feliz por ser campeão de um torneio único como este, que além de oferecer a maior pontuação para o ranking nacional, conta ainda com uma série de atrações paralelas. Guga é e sempre será meu ídolo, vê-lo tão próximo aos juvenis só faz aumentar esta admiração", afirmou o tenista.

 

Na segunda chave dos 16 anos masculino, Athila Rauch (RO) superou Gabriel Veronese (PR) por duplo 7x5. Nos 16 anos feminino, a gaúcha Suellen Abel venceu uma das cabeças-de-chave da competição, Juliana Gonçalves (RJ), em três sets (6x2, 4x6, 6x2). Ainda entre as meninas, o duelo de três sets envolvendo duas cabeças-de-chave dos 18 anos, Mariah Plauth e Priscila Garcia, teve a presença de Gustavo Kuerten na arquibancada acompanhando todos os lances. Melhor para Priscila, que venceu por 6x4, 6x7, 6x2.

 

Nos 18 anos masculino, categoria que conta com os tenistas que estão em fase de transição do tênis juvenil para o profissional, o paulista Raul Francisquiny venceu seu conterrâneo Renato Santos por 6x4, 6x2. "Acredito que apresentei um bom tênis nesta competição, que foi uma das únicas juvenis das quais eu participei neste ano. Agora, meu foco é jogar os torneios profissionais da série Future", disse o tenista.

 

RESULTADOS COPA GUGA KUERTEN

 

12 Anos Feminino (Chave A)

Giovanna Caputo (MG) 2x0 Luiza Souza (BA) (6x2, 6x3)

 

12 Anos Masculino (Chave A)

Orlando Luz (RS) 2x0 Victor Castro (RS) (6x3, 6x4)

 

14 Anos Feminino (Chave A)

Luana Trautwein (SC) 2x1 Juliana Cardoso (SP)  (6x2, 2x6, 6x2)

14 Anos Masculino (Chave A)

Osni Santos Junior (SP) 2x0 Gabriel Hocevar (RS) (6x3, 6x3)

 

14 Anos Masculino (Chave 1)

Edinei Sousa (MA) 2x0 Fernando Yamacita (PR) (6x3, 7x6 (5)

 

16 Anos Feminino (Chave A)

Suellen Abel (RS) 2x1 Juliana Gonçalves (RJ) (6x2, 4x6, 6x2)

 

16 Anos Masculino (Chave A)

Thiago Monteiro (CE) 2x0 Pedro Dumont (DF) (6x3, 6x2)

 

16 Anos Masculino (Chave 1)

Athila Rauch (RO) 2x0 Gabriel Veronese (PR) (7x5, 7x5)

 

18 Anos Feminino (Chave A)

Priscila Garcia (PR) 2x1 Mariah Plauth (SC) (6x4, 6x7, 6x2)

 

18 Anos Masculino (Chave A)

Raul Francisquiny (SP) 2x0 Renato Santos (SP) (6x4, 6x2)

 

COMPETINDO COMO GENTE GRANDE

 

Com habilidade e vontade de atletas profissionais, os tenistas mirins de 9 e 10 anos também tiveram sua vez na Semana Guga Kuerten. Neste domingo, ocorreu a final do Campeonato de Minitênis da CBT, disputado no Lagoa Iate Clube.

 

Vinícius Feijão Nogueira, de 10 anos, que veio de Teresina, Piauí, foi para final da "Copinha da Semana" com João Giannella, da mesma idade, natural de Mogi das Cruzes, São Paulo. Entre as meninas, as catarinenses Luiza Bragni e Aike Theilacker foram as finalistas e receberam do anfitrião do evento a premiação.

 

Nos 9 anos masculino, Victor Batista (PE) e Ilaurian Danilchenco (SC) jogaram a decisão, enquanto Betina Vicenzi (SC) e Ancisa Danilchenko (SC) fizeram a final feminina.

 

Guga vence Kafelnikov

 

Diante de uma arquibancada lotada, o tricampeão de Roland Garros, Gustavo Kuerten, venceu por 6x3, 7x6 (4) o duelo com um dos seus maiores rivais dos tempos de circuito mundial, o russo Yevgeny Kalfenikov, em jogo-exibição na Arena Multiuso, em São José, na noite deste sábado, dia 28 de agosto. A partida integra a Semana Guga Kuerten, que se encerra neste domingo, com as finais do torneio juvenil.

 

Guga apresentou-se em excelente forma e fez uso do seu potente saque para desequilibrar a primeira bola do adversário, uma das características mais marcantes de Kafelnikov. O russo, por sua vez, não pode contar com seu primeiro serviço, que não entrou durante todo o primeiro set, e acabou cedendo aos golpes de fundo de quadra dos quais Guga soube levar vantagem. Resultado: Guga 6 x 3 Kafelnikov.

 

No segundo set, a torcida levantou o ânimo do brasileiro e fez efeito também no psicológico do adversário, que prestes a se aproximar de Guga no tie-break, cometeu uma dupla falta e permitiu a vantagem de três pontos para o anfitrião. Em seguida, Guga fechou o jogo com um voleio, que fez retomar as lembranças dos tempos de profissional. Guga 7 x 6 (4) Kafelnikov.

 

Durante a entrevista coletiva à imprensa, Kafelnikov foi questionado quanto à diferença de jogar com Guga agora e quando estavam no circuito profissional. O russo respondeu que "apesar da diferença de idade e do físico de hoje, o espírito de jogo ainda continua". Já Guga se mostrou satisfeito com a repercussão da Semana Guga Kuerten que termina amanhã.

 

"É surpreendente como as pessoas absorveram a Semana Guga Kuerten de uma forma tão positiva. A expectativa é que o evento só cresça a cada ano, até pelo diferencial da Semana pra outros eventos", concluiu prometendo um adversário para a Semana de 2011. "Ou um campeão ex-número 1 ou alguém com uma trajetória como a de Kafelnikov e Bruguera", que participou da primeira edição do evento, em 2009.