Brasil decide o título sul-americano com a Argentina no Rio de Janeiro
Brasil decide o título sul-americano com a Argentina no Rio de Janeiro 29 Abr 2016

Foto: Karen Rocha/Divulgação

 

 

Rio de Janeiro (RJ), 29 de abril de 2016 - O Time Correios Brasil busca neste sábado o título sul-americano masculino de 16 anos no Novo Rio Country Club, no Rio de Janeiro, contra a Argentina, após encerrar a primeira fase vencendo todos os confrontos e garantindo assim a vaga na Copa Davis Junior.

 

Nesta sexta-feira, o time brasileiro comandado pelo capitão Luiz Peniza derrotou o Equador por 3 a 0, fechando a primeira fase com apenas uma partida perdida entre as 12 disputadas, mesma campanha obtida pela Argentina, adversária na final.

 

A primeira partida de simples foi disputada pelo paulista Mateus Alves, que venceu Oscar Mendoza com parciais de 4/6 6/2 6/0. No segundo jogo de simples, o pernambucano João Lucas Reis derrotou Antonio Cayetano March por 6/4 6/1. Nas duplas, Reis se juntou a Thiago Wild para conseguir a vitória diante de March e Victor Hugo Nuñez por 6/3 6/1.

 

“Nossa fase de grupos foi muito boa, conseguimos sair sem perder nenhum confronto. Foi total mérito da gente, conseguimos jogar bem e amanhã de novo é jogo duro, espero ir com tudo”, afirmou João Lucas Reis.

 

“O nosso primeiro objetivo a gente conquistou que era a vaga para o Mundial e já  que estamos na final contra a Argentina, principalmente aqui no Brasil, a gente vai com tudo para ganhar”, completou Mateus Alves.

 

Classificado pelo terceiro ano seguido para o Mundial, o Brasil tenta o seu primeiro título Sul-Americano de 16 anos masculino desde 2012 contra a atual bicampeã Argentina, adversária derrotada nos 14 anos em 2014 e 2015, quando estiveram na equipe Wild, Reis e Alves.

 

“Mais uma final contra a Argentina, repetindo a final de 2014 eu e o João (na época pela categoria 14 anos), agora tem o Mateus junto com a gente para ajudar. A gente está bem confiante, a gente está em casa, com torcida a favor, ventos a favor e soprando para a gente. Estamos aí para buscar o título e sair em primeiro colocado”, declarou Wild.

 

O capitão Luiz Peniza, aniversariante nesta sexta-feira, afirma que a garantia da vaga no Mundial que será disputado em Budapeste, em setembro, não muda o foco do time brasileiro, que tem como principal objetivo o título continental.

 

“Cumprimos uma etapa com o primeiro objetivo que era classificar em primeiro do grupo. Amanhã a gente vem para brigar pelo título. Vai ser um confronto duríssimo porque a Argentina tem três bons jogadores, mas os meninos vêm em uma semana muito boa, os três jogando em bom nível e amanhã a gente vai entrar com tudo para deixar o título aqui no Brasil. A gente veio para ganhar o torneio”, afirma Peniza.

 

Enquanto Brasil e Argentina decidem o título masculino, as equipes de Chile e Colômbia se enfrentam pelo terceiro lugar.

 

 

 

Equipe feminina disputará o quinto lugar

 

O time feminino brasileiro não tem mais chances de classificação para a Fed Cup Junior, o Mundial da categoria 16 anos, após a derrota para a Argentina nesta sexta-feira no Rio de Janeiro.

 

O Brasil entrou em quadra precisando vencer para se classificar nas duas primeiras posições do grupo, mas esbarrou na força do time adversário. Na primeira partida, a gaúcha Laura Wayerbacher perdeu para Andrea Farulla di Palma por 6/3 7/6(1). 

 

A mineira Marina Figueiredo equilibrou o jogo contra a número 1 argentina Maria Lourdes Carle, que até então havia vencido com tranquilidade em todos os seus jogos. Em ambas as parciais, a brasileira esteve na frente, mas não conseguiu manter a vantagem e acabou derrotada por duplo 7/5. Nas duplas, com o confronto já definido, Figueiredo e a paulista Ana Luiza Cruz perderam para Carle e Azul Pedemonti por 6/3 7/5.

 

“A gente sabia que se ganhasse hoje tinha chance de ir para o Mundial, uma chance grande, então a gente entrou com tudo, com muita confiança, mas acho que nos três jogos as meninas jogaram bem, então o mérito é da Argentina. A gente deu nosso melhor, na minha simples eu tive uma chance no segundo set, mas ela jogou bem naquele momento”, afirmou Figueiredo, aniversariante nesta sexta-feira.

 

“Nosso objetivo era classificar para o Mundial e infelizmente não conseguimos. Tínhamos uma equipe boa, bem equilibrada, mas com certeza elas ganharam experiência, acredito que as duas (Laura e Ana Luiza) são grandes favoritas para estarem aqui novamente no ano que vem disputando o Sul-Americano”, declarou a capitã Fernanda Ferreira.

 

Neste sábado, a partir das 9h, o time feminino do Brasil enfrenta a Venezuela em busca do quinto lugar na competição, enquanto a Argentina decide o título com o Peru. A disputa do terceiro lugar será entre Uruguai e Colômbia, valendo vaga no Mundial.

 

O Time Correios Brasil no Rio de Janeiro é formado pelos tenistas João Lucas Reis, Mateus Alves e Thiago Wild, além do capitão Luiz Peniza e o reserva Gabriel Leme no masculino, Ana Luiza Cruz, Laura Wayerbacher e Marina Figueiredo, além da capitã Fernanda Ferreira e da reserva Camilla Lago. O chefe da delegação brasileira é Paulo Moriguti.

 

Confira abaixo a programação deste sábado:

 

A partir das 9h

 

Quadra 1: Junior Fed Cup (Disputa 3º lugar) - Uruguai vs Colômbia

Quadra 2: Junior Davis Cup (Disputa 5º lugar) - Peru vs Paraguai

Quadra 3: Junior Fed Cup (Final) - Argentina vs Peru

Quadra 4: Junior Davis Cup (Final) - Brasil vs Argentina

Quadra 5: Junior Davis Cup (Disputa 3º lugar) - Chile vs Colômbia

Quadra 6: Junior Fed Cup (Disputa 9º lugar) - Chile vs Bolívia

Quadra 7: Junior Fed Cup (Disputa 5º lugar) - Brasil vs Venezuela

Quadra 8: Junior Davis Cup (Disputa 7º lugar) - Uruguai vs Uruguai

 

Não antes das 13h

Quadra 1: Junior Davis Cup (Disputa 9º lugar) - Equador vs Bolívia

Quadra 2: Junior Fed Cup (Disputa 7º lugar) - Equador vs Paraguai

 

 

Junior Fed Cup - Grupo A

 

ARGENTINA 3-0 BRASIL

Andrea Farulla di Palma (ARG) d. Laura Wayerbacher (BRA) - 6/3 7/6(1)

Maria Lourdes Carle (ARG) d. Marina Figueiredo (BRA) - 7/5 7/5

Maria Lourdes Carle/Azul Pedemonti (ARG) d. Ana Luiza Cruz/Marina Figueiredo (BRA) - 6/3 7/5

 

URUGUAI 2-1 CHILE

Agustina Cuestas (URU) d. Florencia Massardo (CHI) - 6/1 6/2

Fernanda Secinaro (URU) d. Valentina Vasquez (CHI) - 6/2 6/1

Florencia Massardo/Valentina Vasquez (CHI) d. Agustina Cuestas/Lucia de Santa Ana (URU) - 6/4 6/3

 

Junior Fed Cup - Grupo B

 

PERU 2-1 COLÔMBIA

Dana Guzman (PER) d. Laura Rico (COL) - 6/4 6/4

Maria Camila Osorio (COL) d. Anastasia Iamachkine (PER) - 6/2 6/2

Almudena Boza/Anastasia Iamachkine (PER) d. Maria Camila Osorio/Laura Rico (COL) - 2/6 7/5 10-7

 

VENEZUELA 2-1 BOLÍVIA

Raquel Amaro (VEN) d. Isabella Caballero (BOL) - 6/0 6/1

Paola Cortez (BOL) d. Luniuska Delgado (VEN) - 5/2 RET

Raquel Amaro/Ana Gabriela Castillo (VEN) d. Paola Cortez/Susan Salinas (BOL) - 6/4 6/3

 

Junior Davis Cup - Grupo A

 

BRASIL 3-0 EQUADOR

Mateus Alves (BRA) d. Oscar Mendoza (EQU) - 4/6 6/2 6/0

João Lucas Reis (BRA) d. Antonio Cayetano March (EQU) - 6/4 6/1

João Lucas Reis/Thiago Wild (BRA) d. Antonio Cayetano March/Victor Hugo Nuñez (EQU) - 6/3 6/1

 

CHILE 3-0 PERU

Ignacio Becerra (CHI) d. Mateo Vereau (PER) - 6/3 6/1

Alan Sanson (CHI) d. Juan Carlos Rojas (PER) - 7/6(12) 6/0

Garizon Abarzua/Ignacio Becerra (CHI) d. Juan Carlos Rojas/Mateo Vereau (PER) - 7/5 6/3

 

Junior Davis Cup - Grupo B

 

ARGENTINA 3-0 VENEZUELA

Thiago Tirante (ARG) d. Jesus Darias (VEN) - 6/4 6/4

Sebastian Baez (ARG) d. Brandon Perez (VEN) - 6/3 6/0

Sebastian Baez/Boruch Skierkier (ARG) d. Dimitri Badra/Brandon Perez (VEN) - 6/1 6/2

 

PARAGUAI 3-0 BOLÍVIA

Alan Benitez (PAR) d. Freddy Cossio (BOL) - 6/1 6/2

Lucas Ribas (PAR) d. Nicolas Doria Medina (BOL) - 7/5 2/6 6/2

Alan Benitez/Lucas Moreira (PAR) d. Freddy Cossio/Alvaro Saucedo (BOL) - 4/6 6/3 10-8

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios - Patrocinador oficial do Tênis do Brasil, o co-patrocínio da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro, Unimed e Unimed Seguros. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte.