ITF confirma Brasil com sete tenistas nos Jogos Olímpicos Rio 2016
ITF confirma Brasil com sete tenistas nos Jogos Olímpicos Rio 2016 30 Jun 2016

São Paulo (SP), 30 de junho de 2016 – A Federação Internacional de Tênis divulgou nesta quinta-feira a lista de tenistas que disputarão os Jogos Olímpicos Rio 2016 e confirmou o Brasil com o seu maior número de participantes na história, com o total de sete atletas, conforme inscrição feita pela Confederação Brasileira de Tênis.

 

Os mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo jogarão juntos pela segunda vez nos Jogos Olímpicos. Em Londres-2012, eles atingiram as quartas de final nas duplas masculinas. Marcelo também havia competido em Pequim-2008, ao lado de André Sá.

 

"Extremamente honrado em poder representar o Brasil em uma Olimpíada, essa especial por ser em casa e quanto mais perto chega, mais a vontade vai aumentando, é um momento que vai ser único para os atletas brasileiros, com certeza um evento especial para todos nós”, afirma Bruno Soares.

 

Depois de representar o Brasil em Pequim-2008 e Londres-2012, o paulista Thomaz Bellucci disputará a sua terceira competição olímpica jogando em simples e também nas duplas.

 

"É uma honra poder representar novamente o meu país. A Olimpíada é uma competição muito especial para mim e nesta edição mais ainda por ter a oportunidade de jogar no Brasil, com o apoio da torcida. Espero chegar o mais preparado possível e poder fazer uma grande campanha, acredito que seja uma grande chance de termos mais visibilidade no nosso esporte e com isso alavancar o tênis brasileiro. E para a minha carreira seria incrível conseguir uma medalha numa competição como essa, seria um marco e tanto", afirma Bellucci.

 

O parceiro de Bellucci nas duplas será o experiente mineiro André Sá, atleta que se torna o primeiro tenista do Brasil a disputar quatro edições dos Jogos Olímpicos, após ter competido em Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012. Eles entraram pela alocação de vagas da ITF, que prioriza um representante do país-sede.

 

De acordo com a ITF, a vaga de Sá está sujeita a aprovação de acordo com a regra da Copa Davis. A CBT enviará nos próximos dias uma apelação à entidade máxima do tênis mostrando que o tenista mineiro não jogou confrontos de Copa Davis devido ao fato de ter dois jogadores à frente no ranking mundial em todo o ciclo olímpico.

 

"Estou super feliz com essa notícia. É uma emoção e um privilégio enorme de poder representar o Brasil em mais uma Olimpíada, principalmente em casa”, comemora Sá.

 

A chave masculina de simples terá mais um estreante no Rio de Janeiro, o paulista Rogerio Dutra Silva, que conseguiu a vaga na relocação de vagas da ITF, contando com a ausência de tenistas de outros países para entrar direto e a prioridade de representantes do país-sede.

 

"Muito feliz pela notícia, pela confirmação das Olimpíadas, acho que todo atleta pensa nisso a vida inteira. Sinceramente, eu não imaginava no começo do ano que poderia chegar a jogar uma Olimpíada, é um sonho que está se concretizando, então estou muito feliz com essa notícia e ser agora um atleta olímpico", comemorou Rogerinho.

 

Depois de 16 anos, o Brasil volta a ter representantes nas chaves femininas dos Jogos Olímpicos, com a participação da pernambucana Teliana Pereira em simples e nas duplas, ao lado da paulista Paula Gonçalves. Ambas as atletas estreiam em competições olímpicas.

 

"Disputar os Jogos Olímpicos é o sonho de qualquer atleta e por ser no Brasil se torna ainda mais especial. Tive o gostinho de conquistar a medalha de bronze no Pan do Rio em 2007, mas é claro que as Olimpíadas é algo muito maior e por isso quero aproveitar cada momento", afirma Teliana Pereira, tenista número 1 do Brasil no ranking mundial feminino.

 

"Acho que é sonho de todo atleta de alto rendimento poder participar de uma Olimpíada e representar o teu país. Estou extremamente feliz, mais ainda porque vai ser em casa, o que vai ser mais especial ainda. É aproveitar muito esse momento, a energia de todo mundo que vai estar lá torcendo e fazer o meu melhor", completa Paula Gonçalves.

 

Confira abaixo os participantes brasileiros por edição dos Jogos Olímpicos:

 

Cidade do México-1968

Simples: Suzana Petersen (*também competiu em duplas e duplas mistas. Torneio olímpico tinha chaves de exibição e demonstração)

 

Los Angeles-1984

Simples: Silvana Campos

 

Seul-1988

Simples: Gisele Miró e Luiz Mattar 

Duplas: Ricardo Acioly/Luiz Mattar

 

Barcelona-1992

Simples: Andrea Vieira, Jaime Oncins e Luiz Mattar

Duplas: Luiz Mattar/Jaime Oncins e Claudia Chabalgoity/Andrea Vieira

 

Atlanta-1996

Simples: Fernando Meligeni

Duplas: Miriam D’Agostini/Vanessa Menga

 

Sydney-2000

Simples: Gustavo Kuerten

Duplas: Gustavo Kuerten/Jaime Oncins e Joana Cortez/Vanessa Menga

 

Atenas-2004

Simples: Gustavo Kuerten e Flávio Saretta

Duplas: André Sá/Flávio Saretta

 

Pequim-2008

Simples: Thomaz Bellucci e Marcos Daniel

Duplas: Marcelo Melo/André Sá

 

Londres-2012

Simples: Thomaz Bellucci

Duplas: Marcelo Melo/Bruno Soares e Thomaz Bellucci/André Sá

 

RIO-2016

Simples: Thomaz Bellucci, Rogerio Dutra Silva e Teliana Pereira

Duplas: Marcelo Melo/Bruno Soares, Thomaz Bellucci/André Sá e Paula Gonçalves/Teliana Pereira

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios - Patrocinador oficial do Tênis do Brasil, o co-patrocínio da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro.   Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte.