ITF apresenta propostas para mudanças na Copa Davis e Fed Cup
ITF apresenta propostas para mudanças na Copa Davis e Fed Cup 21 Set 2016

Foto: Cristiano Andujar/CBT

 

 

Londres (ING), 21 de setembro de 2016 - A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou nesta quarta-feira um pacote estratégico de mudanças na Copa Davis e na Fed Cup que serão propostas para aplicação a partir de 2020 nas maiores competições por equipes do tênis.

 

A nova fase de mudanças inclui o lançamento de um processo de candidatura para cidades-sede para as Finais da Copa Davis e Fed Cup, seguindo o modelo utilizado pela Liga dos Campeões da UEFA no futebol, o Superbowl no futebol americano e a Copa dos Campeões Europeus de Rúgbi.

 

Também está proposta a introdução de um Grupo Mundial de 16 equipes na Fed Cup, que também poderá passar a ter um Final Four, com as quatro equipes disputando o título no mesmo local. 

 

A ITF também pretende discutir o formato das partidas, que atualmente são em melhor de cinco sets e os requisitos da programação durante a semana, uma nova avaliação das opções de locais e as cidades sede dos confrontos. 

 

Outra proposta diz respeito à Copa Davis Junior e Fed Cup Junior, campeonatos mundiais da categoria 16 anos, com a possibilidade da inclusão de uma nova categoria etária.

 

Todas as recomendações serão colocadas em votação formal na Assembleia Geral Anual da ITF de 2017, que ocorrerá no mês de agosto.

 

O processo de candidatura para as nações associadas e as cidades interessadas em sedir as finais da Copa Davis e Fed Cup começarão em dezembro de 2016, com a decisão da campanha vencedora no verão (do emisfério norte) de 2017.

 

“Este é um momento emocionante na história destas duas competições muito amadas. Nós apreciamos o interesse significativo dos fãs para ambas as competições nos últimos anos e seguimos determinados a aumentar ainda mais a paixão e o apoio mundialmente. As potenciais mudanças apresentadas hoje vão ajudar estas competições internacionais por equipes que são únicas a crescer e prosperar”, afirma o presidente da ITF, David Haggerty.

 

“Uma meta chave para a ITF e os países membros é a introdução do Grupo Mundial de 16 equopes na Fed Cup por BPN Paribas para garantir que mais países de todo o mundo tenham a oportunidade a cada ano de se tornarem campeões mundiais. A introdução de um final four vai nos permitir não apenas a entrega desta vital mudança de formato, mas também criar uma ainda mais notável conclusão no final do ano à competição”, completa Haggerty.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios - Patrocinador oficial do Tênis do Brasil, o co-patrocínio da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte