Definidos os campeões do 41º Banana Bowl
Definidos os campeões do 41º Banana Bowl 20 Mar 2011

O 41º Banana Bowl definiu seus campeões neste final-de-semana, no Vale do Itajaí (SC). Dividido entre três sedes, e com categorias entre 12 e 18 anos, o Brasil terminou a competição com os títulos das categorias 14 anos masculino, feminino, 16 anos feminino em simples e 18 anos masculino nas duplas. Nas demais categorias, os títulos ficaram com estrangeiros.

 

Nos 18 anos, dois estrangeiros levaram os títulos de simples. No sábado à noite, no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC), o francês Mathias Bourgue, filho de uma brasileira, conquistou o título ao bater o boliviano Hugo Dellien de virada, parciais de 6/7(3) 6/4 e 6/4. Logo depois, nas duplas, o brasileiro João Pedro Sorgi e o argentino Juan Ignacio Londero derrotaram o boliviano Dellien e o equatoriano Diego Hidalgo com 3/6 6/4 e 10/8.

 

No feminino, disputado no Tabajara Tênis Clube, em Blumenau, o título foi definido na manhã deste domingo. A colombiana Yuliana Lizarazo arrasou a peruana Patrícia Ku Flores com 6/2 6/1 na decisão, conquistando seu primeiro título da categoria 18 anos. "Fiquei muito contente, a semana começou difícil, mas estou jogando bem e espero continuar assim pelo resto da temporada", disse ela. A brasileira a chegar mais longe na competição foi Beatriz Haddad Maia, de apenas 14 anos, que chegou ao posto de número um do Brasil na última segunda-feira.

 

Nas duplas, o título ficou com Eugenie Bouchard, do Canadá, e Irina Khromacheva, da Rússia, que bateram as japonesas Miho Kowase e Makoto Ninomiya com 6/2 6/3.

 

Já as categorias 12, 14 e 16 anos, no Bela Vista Country Club, em Gaspar, definiram os campeões na manhã de sábado. 

 

Nos 12 anos, que conta pontos de Grupo 1 para o Ranking CBT, o baiano Lucas Cruz venceu Bruno Pessoa na decisão por 6/2 6/1. No feminino, o título ficou com Nicole Souza, que bateu Thaísa Pedretti por 6/4 6/0.

 

Nos 14 anos, dois títulos brasileiros. Orlando Luz, em grande fase, bateu o argentino Federico Herrera com duplo 6/1. No feminino, Júlia Gomide virou pra cima da argentina Edith Monzón, e levantou o título com parciais de 5/7 7/5 e 6/2.

 

Nas duplas, o título feminino ficou com as bolivianas Natalia de Ugarte e Daniela Ruiz. No masculino, o título ficou com os argentinos Federico Herrera e Juan Pablo Ficovich.

 

Nos 16 anos feminino, a brasileira Carolina Meligeni Alves, sobrinha do campeão do Banana Bowl 1989, Fernando Meligeni, atropelou a argentina Ana Victoria Monllau, com duplo 6/0 na decisão. Já no masculino o brasileiro Gabriel Hocevar acabou com o vice depois de perder para o argentino Pedro Cachín por 6/3 6/1.

 

Nas duplas, os equatorianos Andres Cabezas e Jose Chamba levaram o título masculino, enquanto Stephanie Petit e Maria Agustina de Carli, ambas da Argentina, foram as campeãs do feminino.

 

Todos os campeões do 41º Banana Bowl

12 anos feminino simples: Nicole Souza (BRA)

12 anos feminino duplas: Bruna Caporali (BRA) e Thaísa Pedretti (BRA)

12 anos masculino simples: Lucas Cruz (BRA)

12 anos masculino duplas: Lucas Cruz (BRA) e Gabriel Ciro (BRA)

14 anos feminino simples: Júlia Gomide (BRA)

14 anos feminino duplas: Natalia Ugarte (BOL) e Daniela Ruiz (BOL)

14 anos masculino simples: Orlando Luz (BRA)

14 anos masculino duplas: Federico Herrera (ARG) e Juan Pablo Ficovich (ARG)

16 anos feminino simples: Carolina Meligeni Alves (BRA)

16 anos feminino duplas: Stephanie Petit (ARG) e Mara Agustina de Carli (ARG)

16 anos masculino simples: Pedro Cachín (ARG)

16 anos masculino duplas: Andrés Cabezas (EQU) e José Chamba (EQU)

18 anos feminino simples: Yuliana Lizarazo (COL)

18 anos feminino duplas: Eugenie Bouchard (CAN) e Irina Khromacheva (RUS)

18 anos masculino simples: Mathias Bourgue (FRA)

18 anos masculino duplas: João Pedro Sorgi (BRA) e Juan Ignacio Londero (ARG)

 

O 41º Banana Bowl tem o patrocínio de Correios, Mapfre Seguros, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes de Santa Catarina e CPFL. O apoio é do Ministério dos Esportes, Nestlé, Peugeot, Puris, Head, Dunlop, Prefeitura de Itajaí e FMEL - Fundação Municipal de Esporte e Lazer. O Banana Bowl é um evento juvenil de Grupo 1 da Federação Internacional de Tênis..