Federação Paranaense realizou Congresso Brasileiro de Tênis
Federação Paranaense realizou Congresso Brasileiro de Tênis 01 Nov 2016

Foto: Divulgação/FPT

 

 

Curitiba (PR), 1 de novembro de 2016 - A Federação Paranaense de Tênis realizou no último fim de semana o Congresso Brasileiro de Tênis, no Clube Curitibano, que contou com 150 participantes de sete estados e foi um sucesso na participação de profissionais do tênis no trabalho de capacitação.

 

Ao todo foram sete palestrantes, com destaque para Leonardo Azevedo, que trabalha atualmente na USTA e já foi treinador dos profissionais brasileiros Thomaz Bellucci e Flávio Saretta. O evento também teve palestras de Luiz Peniza, técnico das equipes de base do Brasil, Diogo Stoll, que apresentou o treinamento esportivo para crianças de 7 a 10 anos. 

 

Glauco Pereira, diretor da academia Play Tennis, André Lima, ex-árbitro que atualmente é coordenador de patroícnios da HEAD, Ludgero Braga, que falou sobre biomecânica e Michel Milisted, que abordou o processo de aprendizagem do treinador profissional.

 

Durante o evento, aconteceu o lançamento do livro “Tênis: novos caminhos para uma abordagem profissional”, de Rafael Pacciaroni e Rodrigo Urso.

 

“O Congresso superou as expectativas em número de inscritos, qualidade das palestras e participação dos treinadores. Ficou claro que todos estamos remando para o mesmo lado. Todos com quem conversei me falaram isso e os palestrantes ficaram muito à vontade para fazer o trabalho deles. Não resta dúvida que quem veio para o Congresso em Curitiba sai mais capacitado. O evento encerra com a sensação de que precisava mais tempo, mesmo depois de três dias de muito trabalho. Os palestrantes foram muito bem na exposição dos temas, muito atenciosos e preocupados em contribuir com o aprendizado”, afirmou Caio Cortela, organizador do evento e vice-presidente da Federação Paranaense de Tênis

 

“A FPT sente-se realizada em ver a quantidade de pessoas buscando informação para suas carreiras e isso reflete o desenvolvimento do tênis do Paraná. Somamos ao Congresso o Workshop que realizamos neste ano e o título da Copa das Federações, o que dá uma soma bem legal. A participação da área acadêmica deu peso diferente ao evento e os palestrantes se esforçaram para trazer coisas diferentes e compartilhando suas experiências. O público do Paraná pode esperar mais eventos. Vamos continuar a fazer tênis”, completou Silvio Souza, presidente da Federação Paranaense.

 

Alexandre Cortez, coordenador nacional da Escolinha Guga, foi um dos participantes e também destacou a importância deste processo de formação.“O Congresso cumpriu o objetivo de mostrar como melhorar a formação do professor para o trabalho com as crianças. Com o desenvolvimento dessa base, a possibilidade de cada vez mais jovens tenistas aprenderem a jogar aumenta. Nestes últimos tempos há mais preocupação das Federações, Confederação Brasileira e até da ITF para formar melhores treinadores. Eles precisam saber se comunicar com adolescentes, crianças, pais, imprensa, clubes, que estão sempre atuando no processo de formação dos tenistas. A capacitação continuada do treinador na escolinha vai leva-lo a estar sempre motivado e pensando em novas estratégicas. Acho que quem veio para Curitiba sai daqui com um alerta maior. Estes Congressos abrem os olhos para a importância do processo de formação. Daqui eles saem mais capacitados e a iniciativa da FPT em promover estes eventos fará com que os tenistas do Paraná e consequentemente de todo o Brasil fiquem melhores. A cada degrau vem uma qualidade maior para o educador e, consequentemente, para quem estiver sendo treinado por ele”.

 

O Congresso Brasileiro de Tênis foi realizado pela Federação Paranaense de Tênis com apoio da Confederação Brasileira de Tênis, Clube Curitibano, HEAD, Revista Tennis, Site Tênis Brasil, Hotel Alta Reggia e Osmoze.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios, patrocinador oficial do Tênis do Brasil e co-patrocínio da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte