Brasil é campeão do Sul-americano de 14 anos, na Colômbia
Brasil é campeão do Sul-americano de 14 anos, na Colômbia 30 Abr 2011

O Brasil ficou com o título masculino do Sul-americano de 14 anos, disputado em Medellin, na Colômbia. Neste sábado, Orlando Luz, Gabriel Sidney e Lucas Kogachi, capitaneados por José Luiz Alves bateram a Argentina por 2 a 1, em confronto decidido apenas nas duplas, e selaram a classificação ao Mundial de Prostejov, disputado no segundo semestre, com o título da competição. A equipe feminina, campeã em 2010, ficou em quarto, sem vaga para o Mundial.

 

O dia começou difícil para os brasileiros. Gabriel Sidney acabou derrotado no primeiro jogo do confronto por duplo 6/3, diante de Lucas Luni. Depois, o número um brasileiro, Orlando Luz, venceu dois tie-breaks, 7/6(1) e 7/5(5), diante de Pablo Ficovich, e levou a decisão para as duplas. Então, Sidney e Luz mostraram a força de quem venceu 14 dos 15 jogos disputados em Medellin, e venceram os argentinos por 6/3 6/7(4) e 6/1, conquistando o Sul-americano.

 

"Foi um confronto dificílimo. O Sidney fez jogo duríssimo no primeiro ponto, acabou perdendo, e depois o Orlando empatou jogando muito. Nas duplas, fomos pra cima, eles se superaram e conquistaram o título. É uma equipe muito unida, são batalhadores, estamos todos muito felizes", disse o Chefe de Delegação, Paulo Moriguti.

 

No feminino, as meninas acabaram derrotadas na decisão do terceiro lugar. Letícia Vidal começou bem, vencendo a boliviana Natalia de Ugarte por 6/3 7/6(5). Depois, Julia Gomide foi dominada por Daniela Ruiz, 6/2 6/4, e levou a decisão para as duplas. Gomide e Vidal começaram bem, mas levaram a virada por 2/6 6/3 e 6/3. Elas foram capitaneadas por Eder Barboza.

 

O resultado final do Sul-americano de 14 anos inverte as posições de 2010, quando em Bauru (SP) as meninas levaram o título e o masculino terminou na quarta colocação.