Equipe feminina do Brasil conquista o Sul-americano de 16 anos
Equipe feminina do Brasil conquista o Sul-americano de 16 anos 08 Mai 2011

A equipe feminina do Brasil conquistou, neste sábado, o Sul-americano de 16 anos, tradicional torneio qualificatório para o Mundial da categoria, em San Luis Potosí (MEX). Na decisão do Sul-americano, disputado neste ano em Buenos Aires, na Argentina, as meninas Carolina Meligeni Alves, Beatriz Maia e Luana Trautwein bateram a Argentina na decisão feminina por 2 a 1. Elas tem vaga garantida para o Mundial. Já o masculino acabou derrotado na decisão do terceiro lugar, 2 a 1 para o Equador, e acabou sem a vaga para San Luis Potosí.

 

A equipe brasileira definiu o título rapidamente em Buenos Aires. Contra as donas da casa, Carolina Alves abriu o confronto vencendo Carla Brunezzi em sets diretos, mas com placar apertado, duplo 6/4. Depois, Beatriz Maia atropelou Maria Constanza Vega para garantir o título, 6/1 6/2. As meninas acabaram perdendo nas duplas por 6/3 6/1, mas a festa da equipe do capitão Mario Mendonça já estava garantida.

 

Já o masculino acabou derrotado na última partida. Andrés Cabezas abriu o dia vencendo de virada o brasileiro Silas Cerqueira, 3/6 6/2 e 6/3. Depois, João Walendowsky foi bem diante de Jose Chamba, e levou o confronto para as duplas, com duplo 6/2. Então, Walendowsky e Gabriel Hocevar caíram diante de Cabezas e Chamba, duplo 6/3 e quarto lugar para a equipe masculina, capitaneada por Luiz Peniza.

 

Na última semana, a equipe masculina do Brasil também foi campeã do Sul-americano de 14 anos, classificatório para o Mundial de Prostejov (CZE). A equipe feminina dos 14 anos terminou em quarto lugar.