Ana Clara Duarte consegue vaga no quali do US Open
Ana Clara Duarte consegue vaga no quali do US Open 21 Ago 2011

Tentando conseguir uma vaga no quali de um Grand Slam desde o fim da temporada passada, quando obteve uma boa sequência de vitórias atrás de um lugar no classificatório para o Aberto da Austrália deste ano, enfim a carioca Ana Clara Duarte conseguiu atingir seu objetivo.

 

Atual 232 do mundo, Ana Clara terá a chance de disputar pela primeira vez um lugar na chave principal de um dos quatro principais torneios da temporada. A atleta carioca se colocou entre as elegíveis para o quali do US Open e viajou para Nova York em busca de encerrar um longo jejum brasileiro nos Grand Slam.

 

Desde 1993, quando Andrea Vieira disputou o US Open, o Brasil não conta com uma representante na chave principal de um torneio deste porte. Recentemente, quem mais se aproximou de tal feito foi a catarinense Nanda Alves, que em 2005 perdeu na última rodada do quali em Flushing Meadows e também em Roland Garros.

 

Nanda foi a última brasileira a conseguir se classificar para um qualificatório de Grand Slam, em 2008. Naquele ano ela tentou a sorte em três eventos, US Open, Wimbledon e Roland Garros, mas não obteve êxito.

 

Além de Ana Clara, a paulista Roxane Vaisemberg também pode ter a oportunidade de jogar o quali em Nova York, ocupando a quinta colocação na lista de espera. A chave será sorteada nesta segunda-feira e o quali dá largada no dia seguinte.