CBT recebe Certificado Ouro da ITF
CBT recebe Certificado Ouro da ITF 16 Mai 2017

Crédito: Reprodução

 

Florianópolis (SC) – 16 de maio de 2017 – A ITF (Federação Internacional de Tênis) renovou pela segunda vez consecutiva o Certificado Ouro ITF para o Departamento de Capacitação da Confederação Brasileira de Tênis. O Brasil foi contemplado justamente pelo trabalho que é desenvolvido para capacitar professores e treinadores de tênis em todo o país, os agentes que replicam os ensinamentos deste esporte para crianças e adultos, profissionais ou amadores. “O objetivo geral deste programa é assegurar que a formação dos treinadores que se realiza nos países membros da ITF esteja cumprindo os requisitos mínimos estabelecidos nos diferentes níveis, com o objetivo de melhorar a condição de ensino do tênis em todo o mundo”, explicou César Kist, Coordenador do Departamento de Desenvolvimento da CBT e oficial de Desenvolvimento do tênis para a América do Sul na ITF.

 

Atualmente há 16 países com o certificado nível ouro: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Holanda, Itália, Irlanda, Portugal Espanha e Suíça. Como a Colômbia está em fase de análise para a renovação, por enquanto o Brasil é o único País da América do Sul a ter a certificação ouro, em nível máximo. Desde que a ITF anunciou a criação das certificações em nível ouro, prata e bronze, em 2013, que o Brasil vem recebendo o reconhecimento máximo.

 

Para cada Nível de Certificação são analisados diferentes requisitos, dentre os quais destacamos: carga horária de 300 horas, capacidade para ministrar os cursos equivalentes aos Níveis 1, 2 e 3 da ITF, sistema de competências e avaliações, calendário de cursos, equipe de tutores, treinamento da equipe, produção de materiais, site oficial, sistema de graduação de treinadores (SNPG), realização de um Workshop Nacional, estrutura do departamento, entre outros. “Essa certificação representa credibilidade e aval da ITF em relação ao Programa de Capacitação da CBT, o qual é reconhecido não apenas no Brasil mas em todo mundo. É importante que a comunidade tenística entenda a relevância e a seriedade desta certificação, pois é uma conquista para o tênis nacional”, ressaltou Kist.

 

O Workshop Internacional de Tênis da CBT neste ano será em Curitiba, de 03 a 04 de junho, no Clube Curitibano. As inscrições permanecem abertas até o dia 20 de maio, pelo site  www.workshopcbt.com. Neste ano, com a presença do espanhol Pancho Alvariño e do argentino Ignacio Asenzo. Pancho Alvariño é conhecido por ter trabalhado com os ex-número 1º do mundo Marat Safin e sua irmã Dinara Safina. Além deles o espanhol treinou Nicolay Davidenko, David Ferrer, Igor Andreev, Alex Calatrava, entre outros. Foi Capitão da equipe espanhola vencedora da Fed Cup em 1992 e dos Jogos Olímpicos  de Barcelona. O espanhol vai abordar palestras com os temas “A melhor profissão do século XXI: Treinador de tênis”, “Padrões de jogo de fundo de quadra”, “Conceito da formação de jogadores na Espanha”, “Padrões de jogo de “meia quadra” e rede” e “Aplicação prática dos padrões de jogo: O que fazer nos treinos e na prática”.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios e o co-patrocínio Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro, Peugeot e Companion SPORTS. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbteniswww.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.