Brasil encerra Junior Fed Cup na nona colocação
Brasil encerra Junior Fed Cup na nona colocação 03 Out 2011

Com duas vitórias nos últimos dois jogos, sobre as fortes equipes de Japão e Argentina, a equipe brasileira sub-16 que disputou a Junior Fed Cup, em San Luis Potosí, no México, terminou a competição em 9º lugar. Com as vitórias, a equipe Brasileira comandada por Mário Mendonça e formada por Beatriz Maia, Carolina Alves e Luísa Rosa, que teve ainda Paulo Moriguti como chefe da delegação, terminou a competição à frente também de Espanha e Reino Unido.

 

Após encerrar a fase de grupos em 3º lugar, o Brasil entrou em quadra na sexta-feira para contra a forte equipe japonesa, cabeça de chave número 6 da competição. A primeira partida já provou que o duelo seria complicado. Luísa Rosa abriu com 7/5 em um set muito disputado contra Mami Adachi. No segundo set a japonesa empatou com 6/4 e, na sequência, Luísa aplicou outro 6/4, dessa vez a favor do Brasil, para fechar o jogo e ainda ser premiada com melhor jogadora do dia pela ITF. Depois foi a vez de Beatriz Maia enfrentar outro jogo acirrado, com 7/5 e 6/4 sobre Ayaka Okuno, o Brasil abriu 2 a 0. Com o duelo definido, a dupla Carolina Alves e Luisa Rosa foi superada por Mamia Adachi e Hikari Yamamoto por 6/0 e 6/2.

 

No domingo foi a vez de enfrentar a Argentina. Carolina Alves jogou contra Stephanie Petit e passou com 6/4 e 7/5 em outro jogo decidido nos detalhes, mostrando a qualidade e maturidade das meninas brasileiras. Em um jogo um pouco mais tranqüilo, Beatriz Maia superou Maria Veja com 6/4 e 6/3. Com o confronto definido a favor do Brasil, as duplas optaram por não jogar.

 

A 9ª colocação alcançada pela equipe brasileira, entre 16 países, foi avaliada de forma positiva pela comissão técnica e jogadoras. "Nós esperávamos um resultado melhor, mas a gente também sabe da melhora de nível técnico do último ano para esse, além do crescimento ao longo da própria competição”, avaliou o capitão da equipe, Mário Mendonça. 

 

O resultado também mostra que o trabalho desenvolvido pela Confederação Brasileira de Tênis para apoiar o tênis juvenil vem dando certo. Atualmente a CBT oferece auxílio de custos, financiamento das viagens e acompanhamento técnico para os tenistas de alto rendimento, o que já tem demonstrado resultado. “Poder sair do Brasil para competir com maior freqüência contra as jogadoras de alto nível da Europa nos dá experiência e crescimento de nível técnico”, ressaltou o capitão.

 

Para as tenistas, esse apoio também têm sido fundamental, como avalia Beatriz Haddad Maia, uma das promessas do tênis feminino brasileiro. “Agora tenho condições de participar de grandes competições, como os Grand Slams, o que reflete no meu jogo, pois tenho condições de jogar com tenistas de alto nível”, admitiu a jovem de apenas 15 anos.

 

A Junior Fed Cup encerrou neste domingo em San Luis Potosí, no México após a Austrália vencer o Canadá, primeiro colocado no grupo do Brasil. A classificação final ficou assim:

Junior Fed Cup by BNP Paribas

 

1. Austrália

2. Canadá

3. República Tcheca

4. Itália

5. México

6. Taiwan

7. África do Sul

8. Alemanha

9. Brasil

10. Argentina

11. Espanha

12. Japão

13. Romênia

14. Grã-Bretanha

15. Tailândia

16. Bolivia

 

A Equipe Brasileira da Junior Fed Cup tem o patrocínio oficial dos Correios e co-patrocínio da Gillette. Apoio, Comitê Olímpico Brasileiro.