Copa Guga: equipe do projeto olímpico em ação
Copa Guga: equipe do projeto olímpico em ação 11 Out 2011

Os oito juvenis selecionados pela parceria entre a Confederação Brasileira de Tênis (CBT), o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Instituto Larri Passos e o tricampeão de Roland Garros, Gustavo Kuerten  disputam nesta semana a Copa Guga Kuerten. Beatriz Haddad Maia, Bruno Sant'Anna, João Pedro Sorgi, Silas Cerqueira, João Walendowski, Thiago Monteiro e Ingrid Martins nos 18 anos e Orlando Luz nos 14 anos são os destaques brasileiros selecionados para fazer parte da equipe que inicia neste ano a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Dos oito, apenas Luz foi eliminado na estreia depois de sentir contusão.

 

"Acho que o apoio que a gente tem recebido é fruto de bastante trabalho. Nós sabemos que para chegar onde chegamos, que não chega nem a 10% do que queremos na carreira, já é muito difícil, e só continuaremos na equipe até as Olimpíadas se continuarmos com a mesma dedicação. O importante é que todo mundo é muito unido e trabalhador, então é seguir levando a sério para justificar este investimento na gente", disse João Sorgi.

 

O mais jovem da equipe é o gaúcho Orlando Luz, que acabou abandonando o jogo ontem por contusão nas costas. Feliz por fazer parte do grupo, ele sabe que ainda há um caminho longo a ser trilhado. "Fiquei muito feliz quando fiquei sabendo, é uma confiança muito boa. Eu tive uma temporada muito boa, acho que isso é que me levou para esse grupo. Mas sei que é só o começo, estamos todos começando o trabalho e queremos nos manter na equipe até o fim, acho que só depende da gente", disse o jovem de 13 anos, que terá 18 em 2016.

 

Já Bruno Sant'Anna, 21º melhor do mundo, disse que participar de um projeto ao lado de Gustavo Kuerten é um orgulho. "Fiquei muito feliz quando recebi o convite. Comecei a jogar tênis por causa do Guga e agora fazer parte de um projeto capitaneado por ele e pelo Larri é um privilégio, um sonho para todo mundo que, como nós, está começando no esporte. Todo mundo aqui é muito amigo, trabalhador e vai fazer de tudo para valorizar o apoio que estamos recebendo", completou o paulista.

 

A rodada desta quarta-feira deve contar com a grande maioria deles em quadra. Nos 18, todos os seis representantes olímpicos entram em quadra, com destaque para a estreia de Beatriz Maia contra a vencedora da partida entre a brasileira Ana Carolina Sigaki e a argentina Manuela Molesini. Ingrid Martins também estreia diante de Vanessa Tavares. Thiago Monteiro busca a terceira rodada contra Joacir Campigotto Jr., Bruno Sant'Anna enfrenta Carlos Ferreira Jr., enquanto que João Sorgi, Silas Cerqueira e João Walendowski terão seus adversários definidos ainda nesta terça.