Circuito termina com saldo positivo para meninas
Circuito termina com saldo positivo para meninas 12 Out 2011

São Paulo (SP) - Depois de seis concorridas etapas, premiação oferecida de US$ 60 mil e valiosos pontos para o ranking mundial de profissionais, o Circuito Feminino do Estado de São Paulo completou sua última etapa neste fim de semana, nas quadras do Clube Hípico de Santo Amaro, com um saldo extremamente positivo para as jogadoras nacionais. A catarinense Maria Fernanda Alves conquistou três troféus de campeã, a paulista Paula Gonçalves ficou com outro e as tenistas da nova geração souberam aproveitar a oportunidade.

 

"Ao longo do Circuito, tivemos a presença de jogadoras de 17 países", conta o responsável técnico pelo projeto Otávio Della. "Além de tradicionais potências da América do Sul, como Argentina e Chile, competiram europeia vindas da Romênia, Itália, Suíça, Suécia e Portugal, tivemos a presença de norte-americanas e até mesmo jogadoras Índia, Japão e África do Sul se aventuraram nas quadras de saibro paulistas, o que elevou muito o nível técnico da competição como um todo".

 

Nanda Alves, que busca recuperação na carreira após alguns problemas físicos, aproveitou muito bem o Circuito e já se aproxima do top 300, enquanto Paula Gonçalves, treinada por Carlos Kirmayr, conquistou seu primeiro troféu como profissional. A argentina Maria Irigoyen e a chilena Andrea Koch levaram as outras duas etapas. Cidades como Ribeirão Preto, São José dos Campos e Mogi das Cruzes receberam o Circuito, que também agitou os clubes paulistanos do Paineiras, Hebraica e Hípico de Santo Amaro.

 

"O Circuito certamente foi muito importante para as meninas. Vivian Segnini e Nathalia Rossi fizeram uma final, Eduarda Piai, Natasha Lotuffo e Fernanda Faria foram semifinalistas, mas principalmente a nova geração foi um grande destaque: com apenas 15 anos, Bia Haddad chegou à final no Paineiras; Nathaly Kurata, de 18, também foi vice e Carla Forte, de 17, atingiu uma semi. Isso tudo prova a importâcia dos torneios disputados no Brasil para alavancar novamente o tênis feminino", analisa Della. Em duplas, as tenistas brasileiras também tiveram sucesso, com títulos de Bia, Forte, Laura Pigossi, Flávia Araújo e Gabriela Cé.

 

Com incentivo do Governo do Estado de São Paulo através da  Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, baseado na Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, o Circuito Feminino teve o importante patrocínio de marcas como a AmBev, através da cerveja premiun Stella Artois; Usinas Colombo, Correios e Nestlé, com apoio da Confederação Brasileira de Tênis. A realização foi do Núcleo de Desenvolvimento de Esporte e Cultura e o público teve acesso gratuito a todos os jogos nas seis etapas.