Copa Guga define campeões e encerra Semana
Copa Guga define campeões e encerra Semana 15 Out 2011

Florianópolis (SC) - A Semana Guga Kuerten chega ao fim totalizando 10 dias de competição na Grande Florianópolis. O evento que reuniu 704 atletas, representando 19 países, foi aberto com o Torneio Profissional de Cadeirantes, no último dia 6, seguido pelo jogo-exibição entre Gustavo Kuerten e Carlos Moyá, no dia 8, e encerrado neste domingo com as finais da Copa Guga Kuerten e o Torneio de Minitênis.

 

A Copa Guga Kuerten definiu, neste domingo, os campeões de 2011, em rodada no Jurerê Sports Center, em Florianópolis (SC), premiando os atletas da nova geração do tênis brasileiro, como Luíza Braghini e Igor Gimenez nos 12 anos, José Evaldo Neto e Maria Clara da Silva nos 14 anos, Marcelo Tebet Filho e Letícia Monteiro nos 16 anos, e João Sorgi e Beatriz Maia nos 18 anos.

 

A programação do dia começou às 9h no JUSC, com o tricampeão de Roland Garros, Gustavo Kuerten, prestigiando as decisões em quadra. O dia amanheceu com chuva fina e atrapalhou as primeiras rodadas. As finais dos 12 e 14 feminino foram disputadas em clubes próximos, enquanto o restante foi gradativamente entrando nas quadras do JUSC.

 

Na premiação geral, o ex-número 1 do tênis mundial enalteceu a semana da garotada e lembrou dos treinadores, tão importantes para a formação da nova geração do tênis brasileiro. "Os treinadores representam a alma do nosso tênis, são responsáveis, junto com a família, pela formação dos tenistas. Acreditem neles, invistam neles. Esta semana acho que foi uma experiência fantástica aqui em Jurerê. Considerem-se donos do evento, contamos com vocês", declarou Guga na solenidade de encerramento.

 

Na decisão dos 12 anos, a catarinense Luíza Braghini fez 6/1 e 7/5 na mineira Bruna Caporali e tornou-se campeã. No masculino, no jogo mais disputado do dia, o paulista Igor Gimenez venceu o favorito Lucas Cruz, em parciais de 4/6, 6/1 e 6/4.

 

Já nos 14 anos, dois dos maiores destaques da categoria faturaram o título. No feminino, a carioca Maria Clara da Silva venceu Eduarda Ferreira por 6/2 e 7/5. "Estou sem palavras, ganhar o título da Copa Guga Kuerten é um sonho, o maior título do ano para mim", disse. E no masculino, foi a vez do baiano José Evaldo Neto garantir a vitória na final com o paulista Brunno Storani por duplo 6/2. "Joguei muito bem a semana toda, estou muito feliz", comentou.

 

Os 16 anos confirmaram o bom momento de dois destaques da semana. No feminino, a irmã mais nova do número 6 do mundo, Thiago Monteiro, Letícia Monteiro, venceu na decisão a principal favorita da chave, Ana Laura John, por 6/2 e 6/1. "Foi um jogo muito bom. Ter meu irmão por perto também me ajudou muito, ele é meu exemplo", apontou Letícia.

 

Quem venceu, no masculino, foi o paranaense Marcelo Tebet Filho, que bateu o cabeça-de-chave 2, o paulista Marcelo Zormann, por 7/6 (7/0) e 7/5. Feliz pelo título, ele falou sobre o sentimento de vencer a Copa Guga Kuerten. "Vencer um torneio como esse é especial. Ver o Guga na beira da quadra intimida um pouco, mas estar perto dele é o que vale."

 

E nos 18 anos, o título ficou com duas das promessas olímpicas do tênis brasileiro. No feminino, a favorita Beatriz Maia não deu chances para a catarinense Mariah Plauth, cabeça 3 do torneio, e sagrou-se campeã com vitória por 6/3 e 6/1. "Foi uma semana excelente, deu para ver que o nível das meninas está muito bom. Parabéns a Mariah pela campanha e para as outras, vencer aqui é um orgulho", disse a número 1 do Brasil.

 

O duelo, nos 18 masculino, foi entre os top 25 do mundo Bruno Sant'Anna, que derrubou o favorito Thiago Monteiro no sábado, e João Sorgi, que se saiu melhor no final dos dois sets, venceu Bruno por duplo 7/5 e conquistou o título da competição. "Acho que foi uma semana bem proveitosa, disputar um torneio com esse nome, estar perto dos meninos. Eu, o Bruno, o Thiago, somos muito próximos, a gente se ajuda muito, cada dia um vai ganhar, mas o importante é que estamos bem, isso é o que importa", afirmou.

 

Galeria dos campeões de 2011

12 feminino simples: Luíza Braghini

12 feminino duplas: Luíza Braghini e Kathleen Percegona

12 masculino simples: Igor Gimenez

12 masculino duplas: Lucas Cruz e Luiz Kepler

14 feminino simples: Maria Clara da Silva

14 feminino duplas: Victoria Cafruni e Ana Farinha

14 masculino simples: José Evaldo Neto

14 masculino duplas: José Evaldo Neto e Leonardo Menezes

16 feminino simples: Letícia Monteiro

16 feminino duplas: Ana Laura John e Letícia Monteiro

16 masculino simples: Marcelo Tebet Filho

16 masculino duplas: Marcelo Tebet Filho e Osny Santos Jr.

18 feminino simples: Beatriz Haddad Maia

18 feminino simples: Beatriz Haddad Maia e Luísa Rosa

18 masculino simples: João Pedro Sorgi

18 masculino duplas: Bernardo Casares e Rodrigo Hadlich