Ricardo Mello ganha 15º challenger e vai ao 84º posto
Ricardo Mello ganha 15º challenger e vai ao 84º posto 30 Out 2011

São José do Rio Preto (SP) - O paulista Ricardo Mello obteve numa única semana todos os objetivos deste final de temporada. Ao ganhar em Rio Preto o 15º torneio de nível challenger da carreira, o campineiro também disparou 25 posições no ranking e foi para o 84º lugar na lista a ser divulgada nesta segunda-feira. Com isso, ele também está garantido no Aberto da Austrália, em janeiro de 2012.

 

Na decisão do torneio de US$ 50 mil, disputado sobre piso de saibro, Mello não teve grande dificuldade para superar o argentino Eduardo Schwank, ex-top 50 que hoje ocupa o número 164º do mundo, com parciais de 6/4 e 6/2. O duelo durou apenas 71 minutos e foi a terceira vitória do brasileiro sobre Schwank em quatro duelos já disputados. O argentino perde assim sua terceira final em 2011.

 

Mello é agora o brasileiro com maior número de troféus em challengers, superando o gaúcho Marcos Daniel, e fica a apenas um do recorde absoluto do tênis profissional, que pertence ao japonês Takao Suzuki, de 35 anos e ainda em atividade no circuito. Nesta temporada, o canhoto faturou o Aberto de São Paulo, em janeiro, e o Recife Open, em setembro.

 

Apesar do cansaço, ele ainda disputará na próxima semana o challenger de São Leopoldo, onde aparece como quinto principal inscrito. Como não tem pontos a defender neste final de temporada, Mello somará todos os pontos que fizer e com isso ainda pode evoluir. Seu adversário no saibro gaúcho será o carioca Fernando Romboli.

 

Na final de duplas, o tcheco Jaroslav Pospsil e o português Frederico Gil derrotaram o gaúcho Franco Ferreiro, de 27 anos e número 62 do mundo, e o espanhol Ruben Ramirez Hidalgo, por duplo 6/4.