Massitênis leva conteúdo de tênis para as escolas públicas do DF
Massitênis leva conteúdo de tênis para as escolas públicas do DF 30 Ago 2017

Crédito: Divulgação

 

Brasília (DF), 30 de agosto de 2017 – O Programa Massitênis é um projeto social que visa inserir a modalidade tênis no conteúdo programático das aulas de educação física das escolas públicas. Neste primeiro momento, especificamente nas cidades satélites do Distrito Federal. Este processo ocorre por meio de parceria com as Diretorias Regionais de Ensino das cidades satélite e com a Secretaria de Educação do Distrito Federal. Estes órgãos parceiros identificam e indicam as escolas aptas a receber o projeto social, abrindo as portas destes centros de ensino para o tênis fazer parte das aulas de educação física de forma contínua e programada.

 

A CBT (Confederação Brasileira de Tênis) e a FBT (Federação Brasiliense de Tênis), com o patrocínio dos Correios, iniciaram um projeto piloto em uma escola pública (Programa Jogue Tênis nas Escolas), na Escola Classe 27, com duas turmas de 50 alunos no dia 1 de maio de 2013. Atualmente, o programa Massitênis conta com 827 alunos, de 6 a 17 anos de idade, em cinco escolas (CEF 66 de Ceilândia, Centro Integrado de Educação Física – CIEF, CEM JK da Candangolândia, Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia e Escola Classe 10 Taguatinga Sul/SESC).

 

A FBT providencia a capacitação técnica e pedagógica dos professores das escolas com o curso ME (módulo escolar da CBT) de 16 horas, fornecendo todo o material necessário (Kit contendo raquetes, redes e bolas), além de promover a aula inaugural da unidade e de dar apoio nas aulas. A FBT é a responsável geral pela assessoria técnica, supervisão, controle, avaliação e emissão de relatórios do projeto junto às unidades. Dentre as atividades mais desenvolvidas estão a apresentação do tênis como esporte, diversão, cooperação e socialização, postura, movimentação, atividades para o desenvolvimento das capacidades físicas (velocidade, agilidade, resistência, coordenação motora, tempo de reação) e a vivência do jogo oficial de tênis.

 

O Massitênis faz parte de uma sequência de projetos sociais apoiados pela CBT/Correios no Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Alagoas e Paraíba. "Acreditamos muito nos projetos sociais com a plataforma do esporte tênis pois ele envolve questões importantes de disciplina, concentração, foco, respeito, controle de emoções diante das adversidades e do estresse, além de oportunizar o aprendizado de um esporte em pleno crescimento no Brasil", destaca Rafael Westrupp, presidente da CBT.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios, Peugeot e Companion SPORTS. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.