Expoentes do Beach Tennis no Brasil recebem homenagem na ALERJ
Expoentes do Beach Tennis no Brasil recebem homenagem na ALERJ 11 Set 2017

Crédito: Divulgação

 

Rio de Janeiro (RJ), 11 de setembro de 2017 – Cinco atletas do estado do Rio de Janeiro, expoentes do esporte no país, receberam, nesta segunda-feira, na ALERJ, Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, no Palácio Tiradentes, das mãos do Deputado Estadual Luiz Paulo (PSDB) uma moção em homenagem pelos serviços prestados ao esporte que mais cresce no Brasil.

 

Três deles alcançaram o número 1 do mundo como Joana Cortez, Samantha Barijan e Vinícius Font e foram campeões Mundiais pelo Brasil em 2013 na Rússia, dois deles foram campeões Pan-Americanos ano passado e formam hoje a melhor dupla do Brasil entre os dez melhores do mundo, o niteroiense Ralff Abreu e o carioca Diogo Carneiro. Diogo foi representado pelo seu pai, o técnico Paulo Carneiro.

 

Antes da homenagem, o Deputado ouviu os anseios de cada um dos atletas, treinadores e organizadores de eventos presentes no evento como Diego Vidal e João Paulo Nunan em busca de melhorias do esporte no Estado do Rio de Janeiro. O capital carioca foi onde o esporte se instalou no país.

 

"Pra gente é sempre bom, um orgulho receber uma homenagem dessas. É um grande passo para o esporte no estado. Estavamos engatinhando e agora estamos nos levantando para caminhar, buscar um fomento maior para o esporte no estado do Rio de Janeiro, fazer com que o esporte cresça mais e tenha mais atenção do poder público. Principalmente que possamos ter mais espaço para a realização de eventos do esporte aqui na cidade do Rio de Janeiro, essa é a questão, não é fácil realizar eventos de grande porte aqui e organizadores acabam indo para outras cidades como Niterói, espero que consigamos esse apoio para cá pro Rio de Janeiro também", disse Font, primeiro e único não-italiano a liderar o ranking mundial em 2014.

 

Joana Cortez, atual top 5 do ranking mudial e vencedora do Campeonato Mundial ano passado, comentou: "É muito essa abertura para a modalidade, é um esporte que está crescendo muito, começou no Rio de Janeiro. Eu sendo carioca me orgulhosa muito. Os Deputados estarem falando sobre o esporte e em busca de novos projetos para novos eventos e o crescimento do esporte é fundamental", destacou seguida por Barijan: "Para os atletas profissionais que estão buscando o desenvolvimento do esporte isso é um marco histórico para o Beach Tennis ter um apoio do estado do Rio de Janeiro, que tem a cidade que fundou o esporte no país".

 

A iniciativa nasceu do Deputado Luiz Paulo em trabalho realizado com seu assessor parlamentar Pedro Rogar, que é atleta profissional do esporte e membro da ABTERJ, Associação de Beach Tennis do Estado do Rio de Janeiro. O Deputado é o mentor do Projeto de Lei 2962/2017 para a instituição do Dia Estadual do Beach Tennis que seria no dia 20 de setembro. O projeto ainda tramita na ALERJ: "Esse projeto nasceu de uma conversa minha com o Deputado Luiz Paulo sobre o esporte, começamos a conversar sobre as particularidades do esporte, demandas, anseios dos jogadores profissionais e resolvemos dar a entrada nesse Projeto de Lei do Dia Estadual e oferecer essas homenagens aos atletas que alcançaram importantes feitos no cenário mundial. O objetivo é muito claro, é atentar para a importância do nosso esporte, é um dos esportes que mais crescem no Brasil (mais de 25 mil praticantes no país ao fim de 2015) basta você ver os diversos torneios com número só crescente em participantes tanto nos eventos nacionais quanto internacionais. Acreditamos que em breve ele vá virar um esporte Olímpico", disse Rogar que detalhou sobre o Projeto de Lei: "Demos entrada em junho deste ano, está na Comissão de Constituição e Justiça, depois segue para ser analisado na Comissão do Esporte e segue para a plenário para os 70 Deputados votarem e o governador sancionar. A data de 20 de setembro é em homenagem ao nosso primeiro título Pan-Americano e neste dia a ideia é fomentar o esporte com clínicas para crianças carentes, jogos de exibição e outros eventos".

 

"O Rio de Janeiro é um estado muito grande, temos 92 cidade e atualmente o Beach Tennis é praticado basicamente em três, Rio, Niterói e Teresópolis. É um dos esportes que mais cresce no país e o não é exclusivo das orlas, pode ser jogado em qualquer lugar e nosso objetivo é estarmos abertos para fazê-lo crescer estando em contato sempre ouvindo os anseios dos atletas", detalhou Luiz Paulo.

 

O Beach Tennis da Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios e a bola oficial é a Quicksand. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial,  www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.