Oscar do tênis brasileiro teve 21 premiações e homenagens especiais
Oscar do tênis brasileiro teve 21 premiações e homenagens especiais 04 Dez 2011

No sábado, dia 3 de dezembro, a Pacha Floripa, na badalada praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, viveu um momento memorável. Neste dia foi entregue o Prêmio do Tênis pela Confederação Brasileira de Tênis e pela Revista Tênis para 21 pessoas ligadas ao esporte que se destacaram no ano de 2011.Thomaz Bellucci, eleito o melhor jogador geral do ano, recebeu o troféu das mãos de Guga Kuerten, em um momento emocionante da premiação. 

 

"É uma honra poder estar próximo da CBT neste momento em que o tênis brasileiro está vivendo de parcerias importantes, de credibilidade juntos aos patrocinadores,de estímulo aos novos tenistas, de apoio aos profissionais, da promoção de torneios ITF no Brasil e de pensar no desenvolvimento dos técnicos e dirigentes do tênis", disse Guga em seu discurso para uma seleta platéia que acompanhou a premiação.

 

"No meu tempo eu não tive nada disso e consegui chegar longe, imagina se os tenistas atuais agarrarem com força esta oportunidade, aonde iremos chegar", lembrou a referência nacional do tênis brasileiro, se colocando à disposição da CBT para novos projetos.

 

Nesta terceira edição do prêmio também tiveram novas revelações premiadas. A vencedora da categoria Melhor Tenista Juvenil Feminino foi Beatriz Haddad Maia, que com apenas 15 anos ganhou o primeiro torneio profissional de sua carreira no mês de outubro e tem tudo para ser a próxima revelação no tênis do Brasil. Neste ano Bia disputou três Grand Slams (Roland Garros, Wimbledon e US Open), tendo como melhor resultado a semifinal de duplas em Wimbledon. O melhor tenista juvenil masculino foi Thiago Monteiro que neste ano treinou com Rafael Nadal no US Open. Com apenas 17 anos, Thiago venceu em 2011 o título de 18 anos da Copa Gerdau de Tênis e participou da Gira Européia de torneios juniors, com destaque para Roland Garros e Wimbledon. Passou o ano mesclando o calendário juvenil com torneios profissionais da categoria future e challenger.

 

O melhor tenista senior feminino foi Simone Vasconcellos que foi representada na cerimônia por seu aluno, o tenista Alan de Oliveira, que disputou nesta semana o Correios Brasil Masters Cup, também em Florianópolis. Já o melhor tenista senior masculino foi Roger Guedes que foi representado por seu amigo, César Kist, diretor de capacitação da CBT.

 

A superação e o talento dos atletas cadeirantes foi reconhecida pela entrega de troféus para o melhor tenista cadeirante feminino, cuja vencedora foi Natália Mayara e para o melhor tenista cadeirante masculino, Carlos Jordan dos Santos. Natalia, de 17 anos, é uma das apostas nacionais para a disputa dos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Jordan foi medalhista de ouro no Parapan do Rio 2007, bronze no Parapan de Guadalajara e deve disputar as Paraolimpíadas, em 2016.

 

O melhor treinador de 2011 foi Larri Passos que, por motivo de viagem aos Estados Unidos não pode comparecer ao evento, mas enviou um vídeo agradecendo o prêmio. O melhor árbitro do ano foi Carlos Bernardes, 46 anos, mais de 20 a serviço do esporte, que neste ano apitou a final do torneio mais tradicional do mundo, Wimbledon, no jogo acompanhado por milhões de pessoas entre Rafael Nadal e Novak Djokovic. Como Bernardes está na Europa a trabalho, quem recebeu o prêmio em seu lugar foi Marcos Paulo Catta Preta, responsável pelo Departamento de Seniors da CBT.

 

O melhor torneio Infanto Juvenil Nacional eleito foi o Campeonato Brasileiro Infanto Juvenil, o Brasileirão, representado pelo Superintendente da CBT, Roberto Búrigo. Já Enio Moreira recebeu o troféu pelo melhor torneio infanto juvenil internacional, a 28ª Copa Gerdau. O melhor torneio Future do Brasil foi o Bradesco Prime Cup Futures, representando por Paulo Morigutti, diretor da CBT. O melhor torneio Challenger de 2011 foi o BVA Open Challenger de São José do Rio Preto, representado por seu organizador Samir El Assal. O melhor torneio de seniors do país foi o Grand Champions, evento oficial do ATP Seniors Tour. O organizador desse evento, Dacio Campos, foi representado pelo Doutor Aldo deSouza Lima, do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O melhor torneio ATP de 2011 foi o Brasil Open, representado pelo diretor da Koch Tavares, Luiz Procópio.

 

O melhor projeto social eleito foi o Wimbelemdon, representado por Marcelo Ruschel. Esta nova categoria do prêmio foi aplaudida pelos presentes que souberam em seguida os vencedores das categorias Melhor Duplista Feminina, Roxane Vaisemberg e Melhor Duplista Masculino, Bruno Soares. Paulista, de 22 anos, Roxane é a atual 303ª tenista do mundo em simples e 189ª em dupla e foi a vencedora do Correios Brasil Masters Cup, torneio que aconteceu desde o dia 01 de dezembro, também em Florianópolis."Este ano foi muito bom para mim, tive bons resultados e voltei a jogar nos Estados Unidos e na Europa após dois anos", falou a vencedora do Masters Cup. "Vivemos um período com grandes perspectivas para o tênis brasileiro, através da captação de torneios futures e challengers no nosso país, facilitando a pontuação no ranking internacional", avaliou Vaisemberg. "A parceria da CBT com os Correios tem ajudado. Muito do que está acontecendo com o tênis feminino brasileiro se deve a este aporte financeiro", finalizou. 

 

Já o mineiro Bruno Soares, 29 anos, é o atual 19º lugar no ranking mundial de duplistas. "Eu e o Marcelo Melo tivemos belos resultados neste ano, mas não conseguimos jogar todos os torneios juntos", comentou. "Meu ápice foi disputar a final de Monte Carlo, pois desde 2001 quando Guga esteve na final, que um brasileiro não ficava na final do ATP Master Series. Foi emocionante jogar na frente do príncipe", pontuou. "Fico muito feliz com o prêmio e destaco o importante papel que a CBT está desempenhando para o crescimento do tênis brasileiro. No profissional hoje temos dois Top 100 do mundo, dois tenistas na boca de ficar entre os Top 100 e quatro Top 100 em duplas", salientou Bruno.

 

A melhor tenista de simples foi Ana Clara Duarte, carioca de 22 anos, atual 380ª do mundo. "Comecei o ano como 240 do ranking mundial, mas optei por jogar torneios maiores do que eu estava jogando em 2010 por isso o resultado não foi tão bom, mas o meu amadurecimento foi. Tive a oportunidade de jogar o US Open e foi muito proveitoso", disse Ana Clara. O melhor tenista simples masculino de 2011 foi Thomaz Bellucci, atual 37 do mundo, com apenas 22 anos. "O primeiro semestre de 2011 foi bom para mim, mas no segundo o meu rendimento caiu. Privilegiei a Copa Davis e cheguei desgastado em torneios que eram muito importantes para mim", falou. "Dei meu máximo na Copa Davis, priorizei e não me arrependo", disse Bellucci. Em seu discurso na premiação o tenista disse estar satisfeito com os projetos eficientes que a CBT está fazendo com o apoio financeiro de seus patrocinadores e apoiadores. "Não adianta ter dinheiro e projetos ineficientes", disse.

 

A segunda parte da cerimônia foi composta de homenagens. A primeira foi para a Band Sports, por ser o canal que mais horas transmitiu de tênis neste ano. A segunda foi para o patrocinador institucional da CBT, os Correios do Brasil, representado pelo seu vice-presidente Econômico Financeiro, Luis Mario Lepka. Outro homenageado foi o Governo do Estado de Santa Catarina, pelo exemplo no apoio e colaboração ao tênis nacional. O Ministério dos Esportes também recebeu o reconhecimento, representado por Ricardo Cappelli, presidente da Comissão Técnica da Lei de Incentivos Fiscais. A Ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, presente no evento, foi homenageada por seu esforço pessoal em apoio ao tênis do Brasil. E, por fim, Gustavo Kuerten, que estava em sua terra natal, foi homenageado por sua relevância ao tênis brasileiro.

 

“O evento fechou o ano de 2011 com chave de ouro e celebra o saldo positivo para o ano de 2012”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Jorge Lacerda, em seu discurso, ao falar sobre o bom momento do tênis brasileiro a partir das parceiras firmadas, da ampliação do calendário oficial e constante evolução dos atletas juvenis e profissionais no ranking da ATP. “O evento visa acima de tudo reconhecer os grandes destaques do ano e as contribuições históricas ao tênis brasileiro numa celebração com a presença dos principais nomes do esporte dentro e fora das quadras”, finalizou.

 

Os jurados do Prêmio Tênis foram Alexandre Cossenza, Arnaldo Grizzo, Chiquinho Leite Moreira, Dacio Campos, Erick Castellero, Fernando Sampaio, José Nilton Dalcim, Paulo Cleto e Regis Andaku que, junto aos internautas que votaram, escolheram os melhores das categorias citadas abaixo.

 

"O Prêmio Tênis – os melhores de 2011" é um evento oficial da Confederação Brasileira de Tênis, realizado pela Revista Tênis e patrocinado pelos Correios.

 

Categorias:

-Jogador brasileiro geral

-Tenista brasileira masculino

-Tenista brasileiro feminino

-Cadeirante brasileiro masculino

-Cadeirante brasileira feminino

-Duplista brasileiro masculino

-Duplista brasileiro feminino

-Dupla Brasileira

-Torneio ATP brasileiro

-Torneio Challenger brasileiro

-Torneio Future brasileiro

-Treinador brasileiro

-Juvenil brasileiro masculino

-Juvenil brasileiro feminino

-Sênior brasileiro masculino

-Sênior brasileiro feminino

-Torneio exibição brasileiro

-Torneio infanto-juvenil nacional

-Torneio infanto-juvenil internacional

-Torneio de veteranos

- Arbitro Brasileiro

- Homenagens Históricas