Brasil tem mais quatro árbitros aprovados em curso internacional
Brasil tem mais quatro árbitros aprovados em curso internacional 24 Out 2017

Crédito: Divulgação

 

São Paulo (SP), 24 de outubro de 2017 – Com o apoio da Confederação Brasileira de Tenis e Federação Paulista de Tenis, a Federação Internacional de Tenis realizou em São Paulo entre os dias 16 e 19 de outubro mais um curso internacional de arbitragem (Nível 3), visando atender os continentes americanos (Américas do Norte, Sul e Central).

 

O curso contou com a presença de 22 árbitros, divididos nas três funções disponíveis: Referee, Chefe de Juízes e Juiz de Cadeira. O Brasil teve cinco árbitros presentes sendo que quatro foram aprovados. Nove foi o número total de aprovados.

 

O Curso Nível 3 da ITF é parte do Programa de Certificação Unificado sendo que representantes da ITF, ATP, WTA e Grand Slams conduzem o curso, abordando todos os assuntos relevantes para que os participantes sejam testados em todas as áreas antes do exame final. Os aprovados passam a ter a possibilidade de atuação em grandes torneios e por isso a dificuldade do curso que é totalmente ministrado em inglês. Os palestrantes foram: Soeren Friemel (ITF Head of Officiating), Melanie Tabb (WTA Supervisor), Stefan Fransson (Grand Slams Supervisor), Anders Wennberg (ITF Regional Officiating Officer for Europe), Adrian Wilson (Wimbledon Chief Umpire), Jake Garner e Eva Asderaki-Moore (ITF/Grand Slams Chair Umpires).

 

Os novos árbitros internacionais brasileiros aprovados em São Paulo são:

 

Yannick Yoshizawa – Referee Silver Badge
Ana Carvallho – Juiz de Cadeira Bronze
Aline Rocha – Juiz de Cadeira Bronze
Tiago Sturmer – Juiz de Cadeira Bronze

 

O Brasil segue sendo referência na região, contando hoje com 39 profissionais certificados, divididos nas três funções reconhecidas com um certificação.

 

Outras duas importantes atividades também foram realizadas entre os dias 13 e 15 de outubro.
Na 6ª feira dia 13, ITF Officiating conduziu um seminário para Gerentes de Arbitragem das Associações Nacionais da América Central e América do Sul, contando com a participação de nove países. Essa atividade foi realizada pela primeira vez e a conclusão é que foi muito importante reunir esse grupo de pessoas para dividir experiência e atualiza-los em questões como programação de cursos, gerenciamento da equipe atual, distribuição de torneios, etc. O seminário foi muito positivo e deve ser repetido no próximo ano, com a esperança de que mais países participem. Esse seminário foi conduzido por Soeren Friemel (ITF Head of Officiating) e Ricardo Reis (ITF Regional Officiating Officer for South América e Coordenador de Arbitragem da CBT) e os países participantes foram: ARG, COL, BOL, JAM, SUR, VEN, URU e CRC.

 

Outro seminário foi realizado entre os dias 14 e 15 de outubro, dessa vez para Referees da região que atuam em Davis e Fed Cups.
Todos foram convidados por ITF Officiating e viajaram com o objetivo de dividir experiências, receber atualizações sobre regras e procedimentos, informações sobre o Tennis Integrity Unit, etc.

 

Participaram Referees de BRA, ARG, ECU, URU e VENM. Esse tipo de seminário acontece pela segunda vez, sendo que no ano passado foi realizado em fevereiro, na sede da ITF em Londres.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios e o co-patrocínio da Peugeot e Companion SPORTS. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.