São Paulo sedia fase final da LDU de Tênis a partir desta terça-feira
São Paulo sedia fase final da LDU de Tênis a partir desta terça-feira 06 Nov 2017

Crédito: Divulgação

 

São Paulo (SP), 06 de novembro de 2017 – De 07 a 12 de novembro, São Paulo será a sede da fase final da Liga do Desporto Universitário de Tênis, que definirá os campeões brasileiros universitários 2017 da modalidade. A competição receberá principalmente os atletas vencedores das quatro primeiras fases da LDU – chamadas de Conferências, que aconteceram entre maio e junho nas cidades de São Luís, Natal, Vitória e Curitiba. Os universitários vêm representando os estados do Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, São Paulo e Ceará.

 

Os jogos serão realizados na AB Academia de Tênis (Rua Francisco Marcondes Vieira, 241 - Jardim Lar São Paulo – Vila Sônia), e a entrada para o público é gratuita. O chaveamento será divulgado após a Reunião Técnica, também realizada na cidade, no dia 07 de novembro.

 

Sistema de classificação

A partir deste ano, a LDU de Tênis passou a contar com cinco etapas, divididas em fases chamadas Conferências – Norte, Nordeste, Central e Sul. Na Conferência Central foram incluídos o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo e o Rio de Janeiro. A Conferência Sul abrangeu o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. As duas Conferências aconteceram entre 29 de maio e 03 de junho, em Vitória e Curitiba, respectivamente.

 

Na Conferência Norte, foram compreendidos todos os estados da Região Norte do país, além do Maranhão. A Conferência Nordeste abrangeu os estados da Região Nordeste, com exceção do Maranhão. As duas foram realizadas entre 08 e 13 de abril, em São Luís e Natal, respectivamente.

 

Agora, os vencedores das quatro Conferências disputam o título de campeão nacional brasileiro, nos dois naipes, e, por terem vencido a primeira fase, chegam a São Paulo com as despesas de hospedagem e alimentação pagas, além de serem os cabeças de chave da competição final. Junto a eles, também competem alunos-atletas de outras instituições, dando mais peso à fase final.

 

Confira os tenistas vencedores da fase de Conferências, e que disputarão a fase final em São Paulo: Gabriel Costa Ferreira Andrade, da UNICEUMA-MA, vencedor da Conferência Norte; Barbara Cristina Lopes Pereira Campos e Guilherme Aranha Lacerda, da UNB-DF, vencedores da Conferência Central; Alessandra Mecchi de Oliveira e Antonin Scaff Haddad Bartos, da UNIP-SP, vencedores da Conferência Sul.

 

Segundo o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, há uma grande expectativa para que se tenha um excelente nível técnico nesta etapa final. “Essa fase da LDU tem um novo modelo, onde iremos reunir os campeões das quatro Conferências, então, automaticamente teremos as quatro melhores Instituições de Ensino Superior em cada modalidade e gênero disputando a fase final. É um formato onde a gente procura dar possibilidade para que todas as instituições joguem a partir dos seus estados, mas que na fase final, na ponta, cheguem as melhores, e a gente consiga ter a excelência do esporte universitário brasileiro”, pontuou.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios e o co-patrocínio da Peugeot e Companion SPORTS. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.