Joana Cortez é campeã do Garopaba Open de Beach Tennis
Joana Cortez é campeã do Garopaba Open de Beach Tennis 17 Dez 2017

Crédito: Cleon Medeiros

Garopaba (SC), 17 de dezembro de 2017 – Uma carioca e três italianos ficaram com os títulos de Dupla Feminina e Dupla Masculina do Garopaba Open de Beach Tennis, torneio do circuito mundial da ITF com premiação de US$ 10 mil, neste domingo, na Praia da Ferrugem, em Garopaba (SC). 

 

Entre as mulheres, a carioca Joana Cortez, ex-número 1 do mundo e atual sexta colocada no ranking da ITF, e a italiana Veronica Casadei superaram a dupla das brasileiras Flávia Muniz e Lorena Melo por 7/5 e 6/3. Foi a primeira vez que Joana e Casadei, de apenas 19 anos, jogaram juntas. A brasileira foi campeã mundial ano passado com a catarinense Rafaella Miiller, que caiu na estreia e foi campeã de Dupla Mista com Vinicius Font. Cortez encerra o ano com oito títulos, sete pelo circuito mundial e um do Pan-Americano, em Aruba.

 

"A parceria com a Casadei foi muito boa. Ela é uma menina nova, talentosa e entrosamos bem com a minha experiência e estratégia de jogo. Fizemos dois jogos duros hoje e vencemos na superação. Muito feliz com essa vitória e fechar o ano com chave de ouro", celebrou Joana, que na temporada chegou a ocupar a vice-liderança do ranking e vai em busca de recuperar o topo no próximo ano.

 

Os italianos Alessandro Calbucci e Nicolas Stuto, principais cabeças de chave, derrotaram a dupla dos santistas Marcus Ferreira e Thales Santos de virada por 4/6, 6/4 e 6/3 e levaram o troféu. Calbucci é o sétimo do mundo e maior campeão desde que o Beach Tennis passou a ter o controle da Federação Internacional de Tênis, em 2008, com mais de 50 conquistas. Ele soma quatro títulos mundiais e conquista seu terceiro troféu ITF na temporada.

 

Thales e Marcus bateram na semi a dupla segunda favorita formada pelo 12º do ranking e o único não-italiano a alcançar o topo, o carioca Vinicius Font, e o jogador de Aruba, Aksel Samardzic, por 6/3 e 6/2.

 

O Garopaba Open de Beach Tennis teve 543 atletas de sete países (Brasil, Espanha, Argentina, Venezuela, Itália, Holanda e Aruba) e 14 estados do Brasil distribuídos nas categorias Profissional e Amador A, B e C mais os Veteranos e juvenis da Sub 14 e Sub 18. Foram 32 quadras e cerca de 600 partidas em quatro dias de competição.

 

O Beach Tennis da Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios e a bola oficial é a Quicksand. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.brwww.facebook.com/cbtoficial,www.twitter.com/cbteniswww.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.