De virada, Bruno Soares leva primeiro título com Butorac
De virada, Bruno Soares leva primeiro título com Butorac 19 Fev 2012

Assim como fizeram na semifinal, o mineiro Bruno Soares e o norte-americano precisaram virara para ficar com o título do Brasil Open, o primeiro da parceria. Cabeças de chave número 1, eles saíram atrás do também mineiro André Sá e do eslovaco Michal Mertinak, mas se recuperaram e anotaram parciais de 3/6, 6/4 e 10-8.

 

Com atuação inspirada de Sá no primeiro set, ele e Mertinak anotaram a primeira quebra no sétimo game, quando os rivais chegaram a sacar em 40-15, mas vacilaram e acabaram perdendo o serviço. Depois de conseguir a vantagem, a parceria mineiro-eslovaca venceu os próximos dois games e levou assim a parcial inicial.

 

Mais equilibrado, o segundo set começou mais favorável para Bruno e Eric, que desperdiçaram a primeira chance de quebra já no terceiro game. Com uma dupla falta de Mertinak, o mineiro e o norte-americano conseguiram enfim bater o saque dos adversários, faturando o set mais tarde e levando a decisão para o match-tiebreak.

 

Bruno e Eric cresceram na reta final e também contaram com uma leve queda da dupla adversária para faturar o desempate e ficar com o título do torneio. Esta é a sexta taça que o mineiro 19 do mundo levanta na carreira, a segunda seguida no Brasil Open. Já Butorac soma 12 conquistas na carreira.

 

Mesmo em um dia inspirado de Sá, que acertou quase tudo que tento, ele e Mertinak tiveram que amargar a derrota. Os dois vinham em campanha quase perfeita até então no torneio, não tendo perdido um set sequer até a decisão.

 

Jogando juntos apenas pela segunda vez, os dois se aproximaram de atingir a meta estipulada para a série de três torneios que irão disputar, que além do ATP paulista também inclui Buenos Aires e Delreay Beach. Mertinak e Sá pretendiam somar ao menos 250 pontos nestes eventos, pontuação quse alcançada com o vice deste domingo.