Marcelo Melo faz história e será o novo número 1 do ranking de duplas
Marcelo Melo faz história e será o novo número 1 do ranking de duplas 25 Out 2015

O tenista mineiro Marcelo Melo, atleta patrocinado CBT/Correios, obteve uma conquista histórica neste último final de semana e será o primeiro brasileiro a liderar o ranking mundial de duplas da ATP, superando os americanos Bob e Mike Bryan na lista que será divulgada no dia 2 de novembro.

14 anos depois de Gustavo Kuerten ter sido número 1 de simples pela última vez, o Brasil volta a ter um tenista no topo de um ranking profissional de tênis com Melo, campeão este ano nas duplas de Roland Garros, onde o último título brasileiro também havia sido conquistado por Guga em 2001.

Melo garantiu a liderança logo ao avançar às semifinais do ATP 500 de Viena, na Áustria, na sexta-feira, ao lado do polonês Lukasz Kubot, mas ratificou o topo do ranking ao levantar o troféu do torneio, o terceiro seguido, com a vitória por 4/6, 7/6 (7-3) e 10-6 em cima de Jamie Murray e John Peers, na decisão.

Os americanos Bob e Mike Bryan deixarão pela primeira vez a liderança do ranking mundial desde agosto de 2012, quando o bielorrusso Max Mirnyi e o canadense Daniel Nestor eram os líderes.

A aparição de Melo como número 1 será apenas no dia 2 de novembro, quando serão descontados 1.000 pontos de Bob e Mike Bryan referentes ao título do Masters 1000 de Paris conquistado no ano passado, devido à mudança da semana no calendário atual.

Independentemente de uma conquista de Mike Bryan na Basileia, na próxima semana (Bob Bryan está afastado aguardando o nascimento de seu terceiro filho), a pontuação do mineiro será, no mínimo, de 8.070, enquanto os americanos sairão de 8.490 para 7.490 pontos. 

Nos últimos anos, o tênis brasileiro já colecionava grandes resultados nas duplas, com Bruno Soares e Marcelo Melo chegando ao número 3 do mundo em momentos diferentes, além de finais de Grand Slam (Soares no US Open em 2013 e Melo em Wimbledon no mesmo ano), mas a temporada 2015 ficará marcada pelo primeiro título brasileiro nas duplas masculinas de Roland Garros e a primeira vez de um tenista do país no topo do ranking de duplas.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios - Patrocinador oficial do Tênis do Brasil, o co-patrocínio da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro, HEAD - fornecedora oficial de raquetes da CBT, Unimed e Unimed Seguros. Apoio  do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Mais informações em Twitter.com/cbtenis, Facebook.com/cbtoficial, Instagram.com/CBToficial e Flickr.com/cbtenis