Nalanda brilha em 1º dia do Roland-Garros Junior Wild Card Competition
Nalanda brilha em 1º dia do Roland-Garros Junior Wild Card Competition 12 Abr 2018

Crédito: Marcello Zambrana 

 

Belo Horizonte (MG) – A disputa por uma vaga para o qualifying juvenil de Roland Garros começou nesta quinta-feira (12), em Belo Horizonte (MG). A rodada de abertura do Roland-Garros Junior Wild Card Competition by Longines  foi realizada nas quadras do Pampulha Iate Clube (PIC), com 16 jogos, 8 na chave masculina e 8 na chave feminina.

 

Entre os juvenis que participam do torneio, estão algumas histórias emocionantes, de superação e sonho, como a de Nalanda Teixeira da Silva, de apenas 15 anos, menina pobre de Minaçu, no interior de Goiás, que foi o destaque do primeiro dia de competições, derrotando a manaura Thássane Abrahim por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4. A competição reúne 32 tenistas juvenis, até 18 anos, vindos de oito estados do País e do Distrito Federal. Os campeões - masculino e feminino – garantem lugar no quali do Grand Slam francês, no final de maio, em Paris.

 

A história de Nalanda começa aos 9 anos, quando foi levada por uma amiga para brincar de tênis, num projeto social de sua cidade, apadrinhado pela extinta Sama, empresa do ramo de amianto, que fechou no ano passado, onde seu pai, Ednaldo trabalhava. A mãe, Simone, era professora. A simples brincadeira ganhou tons de seriedade, quando Laurent Philippe, técnico francês que dirigia o projeto e trabalhou na Federação Francesa de Tênis, a viu jogar e convidou para entrar na equipe. “Gostei do jogo e decidi que queria ser tenista. Foi assim que tudo começou”, explicou Nalanda.

 

Como integrante do Projeto Social, ela passou a treinar forte e logo estava disputando os primeiros torneios. As vitórias se sucederam e, com a mudança do treinador para Goiânia (GO), acabou indo com ele. “Fui treinar e estudar lá. No ano passado, o projeto acabou e segui junto para Goiânia. Meu pai ficou desempregado e, por isso, ele e minha mãe também mudaram para a Capital”.

 

Mas, uma nova mudança ainda estava por vir. Depois de dois meses em Goiânia, Laurent, o treinador, foi convidado para ir para o Rio de Janeiro, para cuidar da formação de jovens tenistas da Tennis Route, projeto que é capitaneado por João Zwestch, técnico do Time Correios Brasil na Copa Davis.

 

“O Laurent me levou junto. Isso significou uma mudança muito grande na minha vida, pois hoje continuo estudando, mas faço isso à distância, pelo site de uma escola de Goiânia”.

 

O tênis tornou-se a razão da vida de Nalanda. “Eu quero ser profissional. Quero mais: ser a melhor do mundo. Vou tentar ser profissional, disputar o Circuito Mundial, antes dos 18 anos. Sei que terei de trabalhar duro, mas tenho disposição para isso.” E ela está conquistando resultados importantes. Neste início de ano, ficou em segundo lugar nos 16 anos do Circuito Cosat, disputado em vários países da América do Sul. E está convocada para a Gira Européia, quatro torneios a partir de junho próximo.

 

Nesta quinta-feira (12), Nalanda teve a oportunidade de contar sua história para estudantes da Escola Municipal Professor Paulo Freire, da região da Pampulha, em Belo Horizonte. “Fiquei feliz em contar para eles. Foi bom”, garantiu.

 

O torneio - Realizado em conjunto pela Confederação Brasileira de Tênis e a Federação Francesa de Tênis, o Roland-Garros Junior Wild Card Competition by Longines será realizado até domingo (15), com tenistas do Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal.

 

Os campeões em Belo Horizonte disputarão o qualifying em Paris com os vencedores dos torneios Roland Garros Junior da Índia e da China. Quem ficar com o título entre os países entra direto na chave principal juvenil de Roland-Garros.

 

François Rahme, presidente da Federação Mineira de Tênis (FMT), destacou a importância da disputa do Roland-Garros Junior Wild Card Competition by Longines no Brasil. “É um prazer poder sediar um evento da principal instituição mundial do tênis. Além disso é muito importante que Minas Gerais volte a ter torneios de alto nível e o Brasil siga recebendo, como fez nos três anos anteriores, uma seletiva para Roland Garros", afirmou. 

 

O atacante do América Mineiro, Rafael Moura, acompanhou os jogos da manhã e deu vários autógrafos para a garotada.

 

Resultados da primeira rodada

Feminino
Marina de Figueiredo (MG) 2 x 0 Isabela Bifano (SP) - 6/3 e 6/3
Lorena Cardoso (GO) 2 x 0 Priscilla Batista (SP) - 6/1 e 6/0
Nalanda Teixeira da Silva (GO) 2 x 0 Thássane Abrahim (AM) - 6/3 e 6/4
Namie Isago (SC) 2 x 1 Giovana Pereira (MG) - 7/6 (7-3), 6/7 (5-7) e 6/4 
Camilla Bossi (SP) 2 x 0 Giulia Aguiar (MG) - 6/1 e 6/0
Ana Paula Melilo (SP) 2 x 0 Júlia Klimovicz (PR) - 7/6 (7-3) e 6/3
Erika Cheng (SP) 2 x 0 Maria Vitória Salomão (MG) - 6/1 e 6/0 
Ana Luiza Cruz (SP) 2 x 0 Thais Andreotti (PR) - 6/0 e 6/4

Masculino
Mateo Reyes (SC) 2 x 0 Jackson Xavier (CE) - 6/2 e 6/4
Pedro Maciel (MG) 2 x 0 Victor Oliveira (SC) - 6/3 e 6/2
Lucas Dini (MG) 2 x 0 Matheus Queiroz (SP) - 6/2 e 6/3
João Loureiro (SC) 2 x 0 Miguel Danelon (PR) - 6/1 e 6/0
Rafael Silva (SP) 2 x 0 Pedro Dias (SC) - 6/2 e 6/2
Nino Portugal (DF) 2 x 0 Luiz Santos (PR) - 6/0 e 6/2
Victor Castro (PR) 2 x 0 Bruno Oliveira (MG) - 7/5 e 6/0
Gustavo Pinho (RJ) 2 x 1 Eduardo Taiguara (SC) - 6/3, 1/6 e 7/6 (7-3).

 

A Plataforma "Rendez-vous à Roland-Garros"

 

O "Rendez-vous à Roland-Garros" faz parte do desenvolvimento do torneio Roland-Garros no exterior.

 

A Federação Francesa de Tênis firmou um acordo com a Confederação Brasileira de Tênis, desde 2015, que permitiu a organização do Roland-Garros Junior Wild Card Competition, em parceria com a Longines, por três anos, um torneio infantojuvenil no Brasil que deu a possibilidade aos melhores brasileiros de ganhar o seu espaço dentro da chave principal júnior de Roland-Garros.

 

Hoje, o "Rendez-Vous à Roland-Garros" evoluiu e se tornou uma plataforma de eventos, tendo como a primeira etapa o Roland-Garros Junior Wild Card Competition, em parceria com a Longines, na cidade de Belo Horizonte. Esta nova estratégia será então dividida em vários aspectos:

 

• O "RGeSeries by BNP Paribas" será a disputa  em torno de um jogo de videogame de tênis em que as finais mundiais terão lugar no estádio Roland-Garros durante o torneio;
• A certificação dos mais belos clubes brasileiros de saibro com a certificação "Roland-Garros Club";
• E o RG amateur Series by Peugeot, circuito de Torneios Amadores em todo o Brasil.

“Nosso acordo de cooperação assinado há quatro anos com a CBT está provando ser um verdadeiro sucesso. Nós estamos, portanto, satisfeitos em poder aumentar ainda mais o local que Roland-Garros ocupa no coração dos brasileiros, que evidentemente tem uma relação privilegiada com nosso torneio após as três vitórias de Gustavo Kuerten em Porte d’Auteuil” explica Bernard Giudicelli, Presidente da Federação Francesa de Tênis. 

 

Roland-Garros Junior Wild Card Competition by Longines
Local:
Pampulha Iate Clube (Rua Gandu – entrada lateral do squash)
Data: 12 a 15 de Abril

 

Roland-Garros tem página em português - Para se aproximar ainda mais dos fãs brasileiros, Roland-Garros lançou uma fan page em português. A página terá também informações do Roland-Garros Junior Wild Card Competition by Longines.
Segue o link: https://www.facebook.com/RolandGarros/?ref=br_rs