Paulistas e goianas na semi do Roland-Garros Junior Wild Card Competition
Paulistas e goianas na semi do Roland-Garros Junior Wild Card Competition 13 Abr 2018

Crédito: Marcello Zambrana

 

Belo Horizonte (MG) – O Roland-Garros Junior Wild Card Competition by Longines chega às semifinais, neste sábado (14), nas quadras de saibro do Pampulha Iate Clube, em Belo Horizonte (MG). No feminino, tenistas de São Paulo e Goiás disputam lugar na final deste domingo (15). Uma das partidas reunirá as goianas Nalanda Teixeira – cabeça de chave 4 – e Lorena Cardoso e, na outra,  estarão as paulistas Ana Luiza Cruz (2) e Ana Paula Melilo (3).

 

Nas quartas de final desta sexta-feira (13), uma surpresa: a mineira Marina Hermanny de Figueiredo, cabeça de chave número 1 do torneio, foi eliminada. As outras três melhores pré-classificadas, Ana Luiza Cruz, Ana Paula Melilo e Nalanda Silva seguem na disputa.

 

Marina foi derrotada pela goiana Lorena Cardoso, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/5. Mais jovem do torneio, com apenas 14 anos, Lorena disse que ainda não havia caído a ficha de chegar às semifinais. “Não esperava ir tão longe. Além do mais, minha adversária era a cabeça de chave número 1. Entrei preocupada com o jogo dela. Mas sabia que tinha de fazer minhas bolas e comandar os pontos. Ela não poderia sair na frente. Consegui”, comemorou Lorena.

 

Lorena vai enfrentar outra revelação, a também goiana Nalanda Teixeira, que derrotou a catarinense Namie Isago, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/2. “Não fiquei satisfeita com meu jogo. Não estava conseguindo sacar. Mas controlei a partida, respondendo bem os serviços”, explicou Nalanda.

 

A outra semifinal será entre as paulistas Ana Luiza Cruz e Ana Paula Melilo. Cruz ganhou da conterrânea Érika Cheng, por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/1, enquanto Melilo derrotou Camilla Bossi (SP), também por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/1.

 

No Masculino, catarinense, carioca e paulistas

 

O catarinense Mateo Reyes, cabeça de chave número 1, confirmou seu favoritismo e está na semifinal. Ele garantiu a vaga ao derrotar o mineiro Pedro Maciel por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3, e enfrentará o carioca Gustavo Pinho, que venceu o mineiro Lucas Dini, por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 7/6 (7) e 6/3. A outra semifinal será entre Victor Castro, de Marília (SP), que ganhou do brasiliense Nino Portugal (6/4 e 6/1), e o também paulista Rafael Silva, que passou pelo mineiro radicado em Joinville João Loureiro, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4.

 

Confira os resultados e os confrontos nas semifinais

 

Masculino

Mateo Reyes (SC) d Pedro Maciel (MG) por 6/4 6/3
Gustavo Pinho (RJ) d Lucas Dini (MG) por 3/6 7/6(7) 6/3
Rafael Silva (SP) d João Loureiro (SC) por 6/3 6/4
Victor Castro (PR) d Nino Portugal (DF) por 6/4 6/1

Semi

Mateo Reyes (SC) x Gustavo Pinho (RJ)
Rafael Silva (SP) x Victor Castro (PR) 


Feminino

Lorena Cardoso (GO) d Marina de Figueiredo (MG) por 6/2 7/5
Nalanda Teixeira da Silva (GO) d Namie Isago (SC) por 6/4 6/2
Ana Paula Melilo (SP) d Camilla Bossi (SP)  por 6/3 6/1
Ana Luiza Cruz (SP) d Erika Cheng (SP) por 6/1 6/1

Semi

Lorena Cardoso (GO) x Nalanda Teixeira da Silva (GO)
Ana Paula Melilo (SP) x Ana Luiza Cruz (SP)

 

O torneio 

 

Os jogos  do Roland-Garros Junior Wild Card Competition by Longines começaram na quinta (12), no PIC, reunindo 32 tenistas juvenis, até 18 anos, vindos de oito estados do País e do Distrito Federal. Neste sábado serão realizadas as semifinais, no masculino e no feminino. As finais estão programadas para o domingo. Nesta sexta-feira, nas quartas de final, estiveram acompanhando os jogos 360 crianças de três escolas de Belo Horizonte. Os campeões - masculino e feminino – garantem lugar no qualifying juvenil de Roland Garros, no final de maio, em Paris.

 

Realizado em conjunto pela Confederação Brasileira de Tênis e a Federação Francesa de Tênis, o Roland-Garros Junior Wild Card Competition by Longines conta com tenistas do Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal.

 

Os campeões em Belo Horizonte disputarão o qualifying em Paris com os vencedores dos torneios Roland-Garros Junior Wild Card Competition, em parceria com a Longines, da Índia e da China. Quem ficar com o título entre os países entra direto na chave principal juvenil de Roland-Garros.

 

A Plataforma "Rendez-vous à Roland-Garros"

 

O "Rendez-vous à Roland-Garros" faz parte do desenvolvimento do torneio Roland-Garros no exterior.

 

A Federação Francesa de Tênis firmou um acordo com a Confederação Brasileira de Tênis, desde 2015, que permitiu a organização do Roland-Garros Junior Wild Card Competition, em parceria com a Longines, por três anos, um torneio infantojuvenil no Brasil que deu a possibilidade aos melhores brasileiros de ganhar o seu espaço dentro da chave principal júnior de Roland-Garros.

 

Hoje, o "Rendez-Vous à Roland-Garros" evoluiu e se tornou uma plataforma de eventos, tendo como a primeira etapa o Roland-Garros Junior Wild Card Competition, em parceria com a Longines, na cidade de Belo Horizonte. Esta nova estratégia será então dividida em vários aspectos:

 

• O "RGeSeries by BNP Paribas" será a disputa  em torno de um jogo de videogame de tênis em que as finais mundiais terão lugar no estádio Roland-Garros durante o torneio;
• A certificação dos mais belos clubes brasileiros de saibro com a certificação "Roland-Garros Club";
• E o RG amateur Series by Peugeot, circuito de Torneios Amadores em todo o Brasil.

“Nosso acordo de cooperação assinado há quatro anos com a CBT está provando ser um verdadeiro sucesso. Nós estamos, portanto, satisfeitos em poder aumentar ainda mais o local que Roland-Garros ocupa no coração dos brasileiros, que evidentemente tem uma relação privilegiada com nosso torneio após as três vitórias de Gustavo Kuerten em Porte d’Auteuil” explica Bernard Giudicelli, Presidente da Federação Francesa de Tênis. 

 

Roland-Garros Junior Wild Card Competition by Longines
Local:
Pampulha Iate Clube (Rua Gandu – entrada lateral do squash)
Data: 12 a 15 de Abril

 

Roland-Garros tem página em português

 

Para se aproximar ainda mais dos fãs brasileiros, Roland-Garros lançou uma fan page em português. A página terá também informações do Roland-Garros Junior Wild Card Competition by Longines.
Segue o link: https://www.facebook.com/RolandGarros/?ref=br_rs

 


A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios e o co-patrocínio da Wilson, Peugeot e Companion SPORTS. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis