Presidente da ITF destaca excelente trabalho realizado pela CBT
Presidente da ITF destaca excelente trabalho realizado pela CBT 14 Mai 2018

Crédito: Matheus Joffre/CBT


Florianópolis (SC) – O tênis brasileiro viveu uma semana histórica. Na última quarta-feira, o presidente da ITF, o norte-americano David Haggerty, visitou a sede da Confederação Brasileira de Tênis, em Florianópolis (SC), e pôde conhecer de perto o trabalho realizado pela CBT durante os dois dias que esteve no Brasil.

 

Foi a primeira vez na história que um presidente da ITF visitou a sede da CBT. Visita que causou uma boa impressão no mandatário da entidade máxima do tênis mundial, que de Florianópolis seguiu para o Paraguai junto com o presidente da CBT Rafael Westrupp para a Assembleia da Cosat. 

 

"Minha visita a Florianópolis foi bem sucedida. Aprendi muito com o presidente Rafael e sua equipe. Vi o sucesso do Programa com os Juniors, que tem oito entre os top 100 do mundo, jogadores atuais e ex-jogadores trabalhando juntos em prol das gerações futuras numa simbiose. É bonito de ver. Também falamos sobre o Beach Tennis. Quando você pensa em praia, você pensa em Brasil. E o Beach Tennis pode crescer muito aqui. Tivemos a chance de falar um pouco sobre Copa Davis e todo o apoio dado pela Confederação", afirmou Haggerty.


Na oportunidade, Westrupp aproveitou para pleitear a candidatura do Brasil para receber a Assembleia Mundial da ITF em 2020, que reúne representantes de 216 países anualmente, com cerca de 600 pessoas envolvidas. 

 

Outro pleito foi prospectar recursos para a expansão da sede, compartilhada com a Federação Catarinense de Tênis através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, e transformá-la no Centro de Treinamento da ITF na América do Sul.

 

"Exite a possibilidade [de o Brasil sediar a Assembleia Mundial da ITF]. O Brasil é conhecido por sua hospitalidade. Tive uma boa estadia aqui, comi bem, fiz bons amigos e vi a paixão da Confederação pelo tênis. Acredito que é possível. Em 2020 ou 2021 faria mais sentido. Este ano será no Estados Unidos [em Orlando], então em dois ou três anos o evento voltaria ao continente americano e o Brasil seria uma sede fantástica. A procura por hotéis em Florianópolis foi um começo para ver esta possibilidade, mas seria legal", revelou o presidente da ITF.

 

Haggerty também contou um pouco sobre o trabalho realizado pelo ex-tenista André Sá, na função de Consultor de Jogadores da ITF. 

 

"Uma das coisas que senti foi que a ITF precisava ter uma relação mais forte com os jogadores. André sá foi uma escolha perfeita porque ele acabou de se aposentar, é ex-membro do Conselho de Jogadores, é técnico do Thomaz Bellucci. É uma grande oportunidade porque não é um trabalho integral, mas é muito importante. O André tem nos ajudado muito, principalmente em ter o feedback dos jogadores quanto às mudanças na Copa Davis. E no lado feminino temos a australiana Rennae Stubbs. Os dois são muito importantes para termos esse feedback dos jogadores", ressaltou.

 

Por fim, Haggerty destacou a trajetória de Rafael Westrupp e classificou o presidente da CBT como uma das grandes lideranças para o tênis na América do Sul e mundial.

 

"Fiquei muito honrado em conhecer o presidente Rafael Westrupp melhor, fiquei impressionado com ele há anos, quando era secretário-geral e trabalhou com Jorge Lacerda. Penso que Rafael é de uma nova geração de líderes. Ex-jogador, ex-técnico, tem uma paixão pelo tênis e quando vejo o que ele faz aqui no Brasil, melhores práticas, penso que ele pode ser muito útil para outras nações da Cosat, da América do Sul. Ele é uma boa liderança futura para a ITF e o tênis internacional", finalizou.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios, Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.