Filha do ex-jogador Alex, Maria Mauad conquista primeiros pontos na ITF
Filha do ex-jogador Alex, Maria Mauad conquista primeiros pontos na ITF 03 Out 2018

Crédito: Thiago Parmalat

 

Salvador (Bahia) –  A tradição do Bahia Juniors Cup é ser uma vitrine de grandes nomes do tênis nacional e internacional e nesta terça-feira mais um talento conquistou seus primeiros pontos para o ranking mundial emplacando a primeira vitória. Maria Mauad, de apenas 14 anos, filha do craque do futebol Alex, que jogou pelo Cruzeiro, Palmeiras, Flamengo, Coritiba, Fenerbache, da Turquia, seleção brasileira, virou uma batalha dramática de 3h10min no calor beirando os 30º C de Salvador (BA).

 

A paranaense que passou o qualifying no final de semana superou a brasileira Priscila Janikian por 6/7 (4), 6/4 e 7/6 (4) na principal quadra do Clube Bahiano de Tênis, situado no bairro da Graça na capital baiana.

 

Mauad perdeu o saque no 5/5 do terceiro e decisivo set após uma dupla-falta e erro não-forçado na rede. Na sequência viu a adversária abrir 40 a 0 e ter três match-points seguidos. Ela uniu forças para salvar todos, levar ao tie-break, marcando nove pontos seguidos e conquistou a vitória celebrando muito o triunfo inédito na carreira.

 

"Estou muito feliz, não sei explicar a sensação de vencer meu primeiro jogo na ITF (circuito mundial), meus primeiros pontos então nunca esqueço, é uma sensação incrível ter furado o quali, feito jogo duro e sido guerreira como fui, estou feliz comigo mesmo, é um alívio", celebrou a tenista que já contou para o pai famoso o resultado e toda sua família. Ela comentou com qual pensamento entrou após se ver contra a parede com três match-points contra. "Eu não liguei, pensei em bater na bola mesmo e se entrar, entrou, salvei, fiz o game e ganhei o jogo".

 

Ela terá outro desafio nesta quarta-feira pelas oitavas de final, a finlandesa Alexandra Antilla, sexta favorita, que venceu rapidamente a brasileira Giovanna Pereira por 6/0 e 6/1. "Não conheço ela, estou confiante, é jogar, entrar sem pressão, estou jogando 18 anos, então a pressão é toda dela".

 

A 34ª edição do Bahia Juniors Cup tem o recorde de 307 atletas de 15 países (Brasil, Rússia, Colômbia, Peru, Argentina, Paraguai, Holanda, Polônia, Estados Unidos, Finlândia, Chile, Grã-Bretanha, Canadá, Índia e Bolívia) dos 8 até os 18 anos de idade, um aumento de 50% em relação ao ano de 2017. A competição vai até o dia 6, próximo sábado. Nesta terça-feira a rodada segue totalizando 52 partidas finalizando a primeira rodada em todas as categorias e com o início dos 12 anos. O torneio oferece pontos no ranking mundial até 18 anos, pontos no ranking Sul-Americano nos 14 e 16 anos e pontos no ranking nacional até os 12 anos.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios, Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.brwww.facebook.com/cbtoficialwww.twitter.com/cbteniswww.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.