Estão definidos os semifinalistas do Bahia Juniors Cup
Estão definidos os semifinalistas do Bahia Juniors Cup 05 Out 2018

Crédito: Thiago Parmalat

 

Salvador (BA) –  Estão definidos os semifinalistas da categoria principal e mundial da 34ª edição do Bahia Juniors Cup - Troféu Nilton Vasconcelos disputado no Clube Bahiano de Tênis no bairro da Graça, em Salvador (BA). O evento, com entrada gratuita ao público, é o mais valioso do país no segundo semestre e tem recorde com 307 atletas de 15 países.

 

Principal favorito ao título, Natan Rodrigues sofreu no segundo set, mas confirmou sua condição derrotando o paraense Joaquim Almeida por 6/1 6/4 e já repete seu resultado do ano passado quando chegou como franco-atirador em seus primeiros torneios no circuito mundial e foi até a semifinal. "Largei bem no jogo, consegui uma quebra rápida, fechei 6/1, no segundo set comecei bem, quebrei de cara, abri 3/1, mas ele devolveu e pegou confiança, teve muitos méritos. Eu me prendi um pouco, mas no 4/4 consegui umas duas bolas mágicas para quebrar e sair com a vitória", apontou o jogador de 16 anos, número 61 do ranking mundial.

 

Seu adversário na semifinal deste sábado será o paulista Rafael Marques, quarto favorito, que derrotou por 6/3 6/1 o surpreendente qualifier brasiliense Gustavo Magalhães. Natan ten o sonho de ganhar a categoria principal do torneio em casa e ser o primeiro baiano campeão do Bahia Juniors Cup desde Silas Cerqueira em 2013. "Sempre bom jogar em casa, às vezes tem a pressão com todo mundo te vendo, seus amigos, pessoas que já conheço há muito tempo, mas tem que saber levar bem isso, muito feliz por estar na semi e agora terei um adversário muito duro, muito qualificado e agora vamos com tudo".

 

A outra semifinal será entre o catarinense Pedro Boscardin, terceiro favorito ao troféu e de 15 anos, e o paulista Nicolas Zanellato. Boscardin, assim como Natan faz parte do Time Guga e venceu o duelo nacional com Bryan Kuntz por 7/6 (1) e 6/3. Já Zanellato superou o russo Ilarion Danilchenko por 7/6 (5) e 6/2 (2).

 

"Foi um jogo bem duro, já esperava isso, tinha feito jogo bem duro com ele em Curitiba (PR) em três sets, tava difícil para devolver, mas consegui achar bem a respostas nos momentos importantes, tive sorte ali no primeiro set fui quebrado quando não era para ser, mas consegui voltar, fui bem no tie-break. No segundo set aumentei minha intensidade, consegui quebrar ele e fechei. Zanellato joguei com 12 anos então faz tempo, é me preparar bem para amanhã. Ainda sinto um pouco de cansaço entre os pontos, mas sigo concentrado para seguir bem nas partidas", afirmou o Boscardin, que assim como Natan veio direto da disputa do Mundial de 16 anos na Hungria, a Copa Davis juvenil, onde o Brasil parou nas quartas de final.

 

As duas semifinais masculinas começam não antes das 12h.

 

No feminino Brasil ficará sem o título pela primeira vez em seis anos em Salvador

 

Entre as meninas as três representantes brasileiras foram eliminadas nesta quinta-feira e as semifinais serão de europeias contra sul-americanas e pela primeira vez desde 2012 o torneio não terá uma campeã brasileira - última foi a porotuguesa Ivone Alvaro. Cabeça de chave número 2, a paulista Ana Luiza Cruz foi superada pela finlandesa Alexandra Anttila, sexta pré-classificada, por 6/4 2/6 6/3. Este é o melhor resultado da carreira de Anttila que mora e treina na Romênia e tem a número 1 do mundo, Simona Halep, como principal referência na carreira.

 

"Estava nervosa antes do jogo, é minha primeira semifinal em simples neste tipo de torneio , ela é uma grande jogadora, sabia que seria duro.Tinha visto ela jogar, ela é consistente, se mexe muito bem, tem um bom saque, tentei me mexer bem, variar um pouco as bolas. Estou muito empolgada e vou confiante para a semifinal", apontou Antilla, que medirá forças diante da colombiana Gabriela Giraldo, sétima favorita, que passou pela brasileira Isabela Mercante por 4/6, 6/1 e 6/0.

 

A outra semi será da principal favorita, a polonesa Weronika Baszak e a chilena Jimar Gonzalez. Baszak marcou 6/1 6/4 na americana de Nova York, Dakota Fordham, quinta pré-classificada, enquanto que Gonzalez fez um duplo 6/0 na goiana Nalanda Silva. Nalanda sentiu-se mal ao longo do encontro, com nâuseas e não conseguiu desempenhar seu melhor papel.

 

"Minha adversária jogou muito bem, agressiva, ela é canhota, sempre difícil enfrentar uma canhota pois não estamos acostumadas, mas eu joguei também muito bem. Estou me sentindo muito bem e vou seguir jogando meu jogo não importa a adversária que vier e espero sair com a vitória", destacou a favorita Baszak que venceu todos os seus jogos sem perder sets até aqui.

 

As semifinais do feminino começam não antes das 9h30.

 

Baianinha Luana Paiva vai à semi nos 14 anos e busca segundo título na competição . Semifinal baiana nos 12 anos masculino

 

Campeã da categoria 12 anos no ano passado, a baianinha Luana Paiva segue em busca do troféu agora na categoria 14 anos. Com apenas 12 anos, a jovem virou placar nas quartas de final contra Letícia Tourinho com parciais de 6/7 6/0 6/2 e vai enfrentar a vencedora do duelo entre Cecilia Costa e Maria Sodré.

 

Nos 12 anos masculino uma semifinal será totalmente baiana entre Victor Rocha e Gabriel Godoy. Rocha, do Bahiano de tênis, marcou 7/5 6/0 sobre o paulista José Pinto enquanto que Godoy passou por João Sousa em duelo baiano com parciais de 7/5 6/4.

 

A baiana Carol Oliveira foi superada nas quartas de final dos 14 anos por Helena Ramos, terceira favorita, por um duplo 7/5 na categoria 16 anos no feminino

.

Resultados de Simples desta Quinta-Feira (04/09):

Torneio ITF 18 anos - Quartas de Final

Quadra 1

(2) Ana Luiza Cruz (BRA) 6/4 2/6 6/3 (6) Alexandra Anttila (FIN)

(3) Pedro Boscardin (BRA) 7/6 (1) 6/3 Bryan Kuntz (BRA)

13h30 - (1) Natan Rodrigues (BRA) 6/1 6/4 Joaquim de Almeida (BRA)

Quadra 2

(4) Jimar Gonzalez (CHI) 6/0 6/0 Nalanda Teixeira (BRA)

(5) Nicolas Zanellato (BRA) 7/6 (5) 6/2 (2) Ilarion Danilchenko (RUS)

13h30 - (4) Rafael Marques (BRA) 6/3 6/1 (Q) Gustavo Magalhães (BRA)

Quadra 3

8h - Jogo masculino 14 anos

(1) Weronika Baszak (POL) 6/1 6/4 (5) Dakota Fordham (EUA)

(7) Gabriela Giraldo (COL) 4/6 6/1 6/0 Isabela Mercante (BRA)

Programação Sexta-Feira (05/10):

Quadra 1

8h - Partida de 14 ou 16 anos a confirmar

Não antes das 9h30 - (1) Weronika Baszak (POL) x (4) Jimar Gonzalez (CHI)

12h - (1) Natan Rodrigues (BRA) x (4) Rafael Marques (BRA)

Quadra 2

8h - Partida de 14 ou 16 anos a confirmar

Não antes das 9h30 - (7) Gabriela Giraldo (COL) x (6) Alexandra Anttila (FIN)

12h - (3) Pedro Boscardin (BRA) x (5) Nicolas Zanellato (BRA)

Serviço:

Quando: de 29 de Setembro até 6 de Outubro

Onde: Clube Bahiano de Tênis

Endereço: Rua Oito de Dezembro, 525, Graça, Salvador (BA)

Programação prévia 34º Bahia Juniors Cup*

Sexta-Feira - 5 de Outubro - Semi Finais - A partir das 9h

Sábado - 6 de Outubro - Finais - A partir das 9h

* sujeito à alterações

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios, Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.brwww.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbteniswww.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.