Natan Rodrigues e Pedro Boscadin decidem Bahia Juniors Cup
Natan Rodrigues e Pedro Boscadin decidem Bahia Juniors Cup 05 Out 2018

Crédito: Gabriella Simões/Esporte na Rede 

 

Salvador (BA) – O baiano Natan Rodrigues e o catarinense Pedro Boscardin decidirão a grande final da categoria mundial e principal da 34ª edição do Bahia Juniors Cup - Troféu Nilton Vasconcelos disputado no Clube Bahiano de Tênis no bairro da Graça, em Salvador (BA). O mias valioso torneio do país no segundo semestre teve o recorde com 307 atletas de 15 países. A final feminina começa às 8h e a masculina às 10h neste sábado com entrada gratuita ao público.

 

Principal favorito ao título e 61º do ranking mundial, Natan, de apenas 16 anos, se classificou para a grande decisão com vitória por 6/4 e 6/3 sobre o paulista Rafael Marques. Já Boscardin, terceiro pré-classificado e de 15 anos, superou o também paulista Nicolas Zanellato por 6/3 e 7/5.

 

Natan é o primeiro baiano na final da categoria principal até 18 anos da competição desde o título de Silas Cerqueira, de Feira de Santana, em 2013 e vai buscar seu terceiro título no circuito mundial - tem conquistas em Itajaí (SC) em 2017 e Cali, na Colômbia, em 2018.

 

"Sentimento ótimo de estar jogando em casa e poder entrar para a história, seria muito gratificante para mim. O jogo foi muito parelho, tive muito mérito de manter meu saque a todo tempo, foi um jogo decidido com uma quebra por set e foi importante ter mantido meu saque", pontuou Natan.

 

Caso fature o troféu, ele ganhará posições importantes no ranking e ficará perto do grupo dos 50 melhores do mundo. Com a campanha na semana ele já garante vaga na chave juvenil dos Grand Slams de 2019.

 

Natan e Boscardin são amigos fora de quadra, estiveram juntos comandando o Time Correios Brasil no Mundial de 16 anos na semana passada na Hungria - a equipe foi superada nas quartas de final - e fazem parte do Time Guga, do tricampeão de Roland Garros Gustavo Kuerten. Os finalistas do Bahia Juniors Cup têm história nas categorias de base e uma rivalidade dentro dela tendo disputado alguns jogos históricos nas categorias de base como na final da Copa Guga Kuerten e em outro duelo em Florianópolis anos atrás.

 

"Difícil jogar com um grande amigo, estávamos juntos na semana passada defendendo o Brasil na Copa Davis juvenil (Mundial de 16 anos), complicado, mas assim é o tênis, tem que entrar na quadra e diferenciar as coisas, na quadra é adversário, mas fora dela somos amigos", seguiu Natan.

 

Boscardin comentou sobre sua vitória desta sexta-feira, a 20ª seguida no circuito mundial da Federação Internacional de Tênis. Ele tem conquistas em Aarhus, na Dinamarca, e dois triunfos no México em Tampico e Monterrey. " Até que foi uma surpresa eu vencer essa série, mas é fruto de muito trabalho, vindo bem nos torneios, apenas estou no começo de minha carreira, é seguir trabalhando mais e mais. Hoje foi um jogo muito duro, meu adversário estava jogando muito bem, vem melhorando bastante, primeiro set consegui impor meu tênis, quebrei ele duas vezes. No segundo set fui quebrado, devolvi e ele quebrou depois e foi mantendo, mas consegui jogar bem ali no final para virar", apontou Boscardin, que comentou sobre o duelo contra o amigo Natan. "É um pouco estranho porque somos grandes amigos, mas nos enfrentamos muitas vezes, mas sem dúvida será um grande jogo. Contra ele é quase sempre um duelo duro que vai ao terceiro set".

 

Boscardin é o atual 276º do ranking mundial. O joinvilense já se garantiu entre os 200 melhores do mundo e a conquista o colocará perto dos 170.

 

Polonesa e finlandesa fazem final europeia em Salvador

 

A final feminina está definida e começa 8hxx neste sábado. Principal favorita, a polonesa Weronika Baszak, 104ª colocada, superou o forte calor de 30º C e a quarta favorita, a chilena Jimena Gonzalez, por 1/6 6/1 6/2. Ela vem de uma série de dois títulos seguidos no circuito mundial e já soma 13 vitórias consecutivas. Sua adversária na final será contra a sexta favorita, a finlandesa Alexandra Anttila: "Hoje estava muito quente, mas durante o jogo não pensei nisso. Estou mais cansada que antes, mas joguei bem, tentei não ficar nervosa. Joguei muito devagar no primeiro set e ela foi muito rápida nas bolas, mas depois mudei para ter mais força e velocidade com meu forehand e backhand, especialmente com minha devolução. Apesar do placar ganhei uns três games com 0/40, 15/40 e foi muito duro".

 

Anttila derrotou a colombiana Gabriela Giraldo, sétima cabeça de chave, por 7/6 6/0 e vai fazer sua maior final na carreira: "Hoje não tive as mesmas emoções de ontem pois sabia que poderia jogar bem, mas estava bem cansada pois além dos três sets em simples também joguei três sets nas duplas e hoje o jogo foi bem duro, minha oponente era muito consistente e tivemos longos rallies, trocas de bola. No segundo set elevei meu nível, meu saque ficou melhor", apontou a tenista que comentou sobre a decisão: "Será uma guerra entre as amigas (risos), mas sem dúvida será uma partida muito boa. Preciso ficar no placar perto dela, colocar meu primeiro saque, manter a bola em jogo nos rallies, me mover bem e veremos o que acontece".

 

Pela primeira vez em Salvador, Alexandra ainda não teve tempo de visitar como um todo a cidade, apenas a praia que fica na frente do hotel da competição, a praia da Barra: "Estou bem concentrada no torneio a semana toda, só deu tempo de ir duas vezes à praia aqui, é muito legal, gostei muito".

 

 

Baianinha Luana Paiva tenta segundo troféu seguido no Bahia Juniors Cup. Atleta da casa briga pelo título nos 12 anos

 

A Bahia tem chances de levantar mais dois canecos na maior competição do país neste segundo semestre. Nos 14 anos feminino, Luana Paiva, sétima favorita, aplicou um duplo 6/2 sobre a oitava favorita, Cecília Costa, e decide o título contra a terceira cabeça de chave, Lara de Souza, que marcou 6/0 6/2 sobre Mell Assayag. Luana foi campeã ano passado na categoria 12 anos.

 

Nos 12 anos masculino Victor Rocha, da Bahia, vai enfrentar na final Davi Silva.


A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios, Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.brwww.facebook.com/cbtoficialwww.twitter.com/cbteniswww.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.