Baiano Natan Rodrigues é campeão do Bahia Juniors Cup
Baiano Natan Rodrigues é campeão do Bahia Juniors Cup 06 Out 2018

Crédito: João Ubaldo Correia/Sudesb

 

Salvador (Bahia) – Natan Rodrigues, de apenas 16 anos, 61º do ranking mundial, fez história neste sábado ao conquistar o título da 34ª edição do Bahia Juniors Cup - Troféu Nilton Vasconcelos. O tenista derrotou o catarinense Pedro Boscardin e se tornou o terceiro baiano na história a conquistar o terceiro torneio mais valioso do Brasil no juvenil, mais valioso do país neste segundo semestre. A competição teve nesta edição o recorde de 307 atletas de 15 países, crescimento de 50% em relação ao ano anterior.

 

Natan marcou 6/2 6/1 na decisão na lotada quadra principal do Clube Bahiano de Tênis, em Salvador (BA), diante do catarinense Pedro Boscardin, terceiro cabeça de chave, e iguala os feitos de Silas Cerqueira, campeão de 2013, e Duda Catharino Gordilho, vencedor em 1995. Duda Catharino foi vice-campeão em 1993 na categoria 16 anos perdendo final para Gustavo Kuerten, o ídolo do tênis brasileiro e mundial.

 

"Vai ficar eterno em mim poder ganhar aqui na frente das pessoas que gostam de mim, muito gratificante para mim", comemorou Natan que comentou sobre a partida contra o amigo: "Foi um 6/2 6/1, eu sabia que seria duro, precisava ficar com o pé no acelerador pois ele é um tenista qualificado pois qualquer brecha ele poderia voltar e complicar, a chave foi manter a consistência e o mental durante toda a partida".

 

A conquista é a terceira na carreira de Natan que venceu os torneios de Itajaí (SC) ano passado e este ano Cali, na Colômbia. Com a conquista ele marcará 100 pontos no ranking mundial (descarta 30 do ano passado) e ficará perto do top 50 mundial. Com o resultado também ele garante vaga para a disputa dos Grand Slams na próxima temporada, os quatro maiores eventos do ano, o Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e o US Open.

 

"Não vi para qual lugar vou no ranking, não me preocupei muito com essa questão de pontos. Eu fiz uma série na Hungria agora antes do Mundial onde tinha o foco de entrar no top 50, mas não joguei bem , acabou que não deu certo, e aqui procurei não me cobrar com isso e deu certo", apontou o tenista, que neste fim de ano, antes das disputas dos Slams em 2019, vai mesclar eventos juvenis de alto calibre no México com torneios profissionais no Brasil no interior de São Paulo, buscando seus primeiros pontos no ranking da ATP.

 

Natan quebrou uma série invicta de Boscardin que tinha 20 vitórias e três títulos consecutivos. Apesar da derrota o catarinense que tem Gustavo Kuerten como mentor, dará um salto de mais de 70 posições e ficará dentro dos 200 melhores do mundo.

 

O Bahia Juniors Cup tem a tradição de revelar grandes talentos do tênis. Em 2016 Thiago Wild venceu a competição e em setembro deste ano entrou para a história ao se tornar o primeiro brasileiro campeão do US Open, em Nova York. A competição já teve título de Gustavo Kuerten e presenças de Fernando Meligeni, André Sá, Marcelo Melo, entre outros.

 

Finlandesa derruba favorita e conquista seu maior título na carreira

 

No torneio mundial até 18 anos feminino, a finlandesa Alexandra Anttila conquistou seu maior troféu na carreira derrotando na decisão a polonesa Weronika Baszak, 104ª colocada, por 6/2 7/6 (7/3) na final. Antilla chegou a servir para o jogo em 5/4, mas a adversária resistiu até o tie-break em jogo que chegou a ser suspenso por vinte minutos por conta da chuva quando Antilla liderava por 4/3. Antilla, que vive na Romênia e tem Simona Halep, número 1 do mundo, como sua referência, celebrou. "Estou muito feliz, nunca tinha ganho um torneio Grau 3, foi tudo incrível esta semana para mim, primeira vez aqui no Brasil queria agradecer a organização do torneio que foi incrível, ao diretor do torneio, foi uma grande semana, amei o torneio e o Brasil".

 

Vice-campeã, Baszak lamentou um problema físico que teve. Ela machucou o músculo abdominal: 'Hoje não deu, dou os parabéns à minha adversária e amiga que teve todos os méritos, e lamento por não poder jogar melhor tive um probl ema no músculo abdominal, mas ela merece e tive uma ótima semana aqui no Brasil e agradeço a todos envolvidos no torneio".

 

Natan e Boscardin campeões de duplas. Brasileiras ganham no feminino

 

Nas duplas os finalistas de simples do masculino ficaram com o título. Natan e Boscardin bateram na final a dupla formada por Bryan Kuntz e Nicolas Zanellato por 6/4 6/2 e na final feminina as brasileiras Ana Luiza Cruz e Nalanda Teixeira superaram a dupla formada pela russa Anfisa Danilchenko e a brasileira Isabel Oliveira por 6/3 6/4.

 

Baianinha Luana Paiva fica com o vice-campeonato nos 14 anos. Alagoano leva o troféu no masculino

 

Nos 14 anos feminino, Luana Paiva, sétima favorita, foi vice-campeã ao cair na final diante da terceira favorita, Lara de Souza, por 7/6 (7/5) 6/0. Ela levantou o troféu de campeã de duplas ao lado de Cecília Costa. As duas perdiam na final por 1/6 mas foram beneficiadas por desistência da dupla de Maria Sodré e H. Sarkis

 

Nos 12 anos masculino Victor Rocha, atleta do Bahiano de Tênis, foi derrotado por Davi Silva com parciais de 6/3 4/6 6/2.

 

O alagoano Gabriel Barbosa foi campeão nos 14 anos derrotando na final o principal favorito, Thomas Kano, por 3/6 6/4 6/2. Ele foi vice-campeão de duplas caindo na final diante de João Vieira e Kani por 6/4 6/7 10-6.

 

Resultados Finais Sábado (06/09):

Torneio ITF 18 anos - Quartas de Final

18 anos - Mundial ITF

Natan Rodrigues (BRA) 6/2 6/1 Pedro Boscardin (BRA)

Alexandra Antilla (FIN) 6/2 7/6 (7/3) Weronika Baszak (POL)

Natan Rodrigues/Pedro Boscardin (BRA) 6/4 6/2 Nicolas Zanellato/Bryan Kuntz (BRA)

Ana Luiza Cruz/Nalanda Silva (BRA) 6/3 6/4 Anfisa Danilchenko/Isabela Oliveira (RUS/BRA)

16 Anos

Richard Gama (BRA) 3/6 6/4 6/2 Diogo Tinoco (BRA)

Marjorie Souza (BRA) 6/7 (4) 6/4 6/3 Beatriz Vidal (BRA)

Richard Gama/Gabriel Constantino (BRA) 6/2 6/2 Diogo Tinoco/B. de Araújo (BRA)

Gabriela Aranda/Helena Silva (BRA) 6/4 6/4 Valentina Almeida/Marjorie Souza (BRA)

14 Anos

Gabriel Barbosa (BRA) 3/6 6/4 6/2 Thomas Kano (BRA)

Lara de Souza (BRA) 7/6 (7/5) 6/0 Luana Paiva

Luana Paiva/Cecilia Costa (BRA) 1/6 abandono H. Sarkis/Maria Sodré (BRA)

João Vieira/Thomas Kano (BRA) 6/4 6/7 10/6 Gabriel Barbosa/Diogo Pessoa (BRA)

12 Anos

Davi Silva 6/3 4/6 6/2 Victor Rocha

Campeã Simples: Anne Carvalho

Campeões Duplas: Arthur Berard/Enrico Amaro

10 anos

Campeão: Henrique Queiroz

Campeões Duplas: Henrique Queiroz/Edy Junior

9 anos

Campeão: Victor Pignaton

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios, Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.brwww.facebook.com/cbtoficialwww.twitter.com/cbtenis,, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.