Conferência Sul-Americana da ITF  fecha com chave de ouro, em Curitiba
Conferência Sul-Americana da ITF fecha com chave de ouro, em Curitiba 05 Nov 2018

Crédito: Carla Bonatto

 

Curitiba (PR) – A 17ª Conferência Sul-Americana para Treinadores da ITF (Federação Internacional de Tênis, na sigla em inglês), finalizou com chave de ouro, neste sábado, no Clube Curitibano, em Curitiba. Realizado em parceria entre a Confederação Brasileira de Tênis e a Federação Paranaense de Tênis, o principal evento de formação de treinadores na América do Sul reuniu 395 técnicos inscritos e palestrantes de renome nacional e internacional durante três dias de muito aprendizado e troca de experiências. 

 

Esta foi a segunda vez que o Brasil sediou a Conferência Sul-Americana para Treinadores da ITF, que teve sua primeira edição no país em 2008. Ao todo foram 18 palestrantes de nove países. Entre eles, o pesquisador sênior em Biomecânica da Universidade de Western, na Austrália, o australiano Bruce Elliot, o Diretor do Departamento de Formação de Treinadores e Ciências do Esporte da USTA, o norte-americano Paul Lubbers, e os espanhóis Rafa Martínez Gallego, doutor em Ciências do Esporte pela Universidade de Valência e capacitador da Real Federação Espanhola de Tênis, e Miguel Crespo, Gerente de Participação e Treinamento de Desenvolvimento da ITF.

 

Entre os brasileiros, os nomes de maior destaque são o do Oficial de Desenvolvimento da ITF para a América do Sul e Coordenador de Capacitação da CBT, Cesar Kist, do capitão do Time Correios Brasil na Copa Davis, João Zwetsch, e do ex-tenista André Sá, que recentemente treinou Thomaz Bellucci e atua como consultor de relações da ITF com os jogadores. Outros nomes confirmados são: Elson Longo (BRA), Alfredo de Brix (PAR), Suzana Silva (BRA), Armando Gonzalez Silva (COL), Mariano Nuñez (ARG), Caio Cortela (BRA), Layla Aburachid (BRA), Enrique Perez (URU), Fernando Vilches (ARG), Eccio Rondon (VEN) e Luiz Peniza (BRA).

 

"Acho que a Conferência foi super boa, superou as expectativas, tivemos quase 400 participantes. Uma estrutura formidável tanto a quadra quanto o salão do auditório, toda a parte organizacional excelente, os palestrantes de alto nível. Todos saíram super contentes. Acho que esse evento marcou a Capacitação, foi muito bom e vai ficar como uma boa lembrança a todos”, avaliou Cesar Kist.  

 

O presidente da Federação Parananense de Tênis, Silvio de Souza, também ficou satisfeito com o alto nível do evento e agradeceu a todos que contribuíram para o sucesso da Conferência. "Um sonho, uma realização e agora a concretização de que todos juntos podemos fazer mais. Os professores sendo capacitados são a esperança de um tênis cada dia mais forte, alimentando as Federações e Confederações de um altíssimo nível técnico. Não poderia deixar de fazer um agradecimento ao meu parceiro e vice-presidente Caio Cortela, a toda a minha equipe da FPT, a diretoria e staff do clube Curitibano, que abriram suas portas para nos receber nestes três dias, à CBT, que nos confiou a missão e todo auxílio do Cesar Kist e da Equipe Nacional de Treinadores", afirmou.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios, Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficialwww.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.