Brasileiros caem em grupos opostos no ATP Finals
Brasileiros caem em grupos opostos no ATP Finals 07 Nov 2018

Crédito: Divulgação

 

Londres (Inglaterra) – Foram definidos os dois grupos do ATP Finals, torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada em Londres, na Inglaterra, e encerra o ano. As disputas serão realizadas entre este domingo (11) e o dia 18, na O2 Arena, na capital inglesa.

 

O brasileiro Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot, vice-campeões no ano passado, estreiam na segunda-feira (12), às 16h, diante dos norte-americanos Mike Bryan e Jack Sock. Cabeças de chave número 3, eles jogarão a primeira fase no Grupo Knowles/Nelson, que tem ainda a dupla número 1 do mundo formada pelo austríaco Oliver Marach e o croata Mate Pavic e os franceses atuais campeões de Roland Garros, Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut.

 

Já o brasileiro Bruno Soares e o britânico caíram no Grupo Llodra/Santoro e estreiam no domingo contra a parceria do sul-africano Raven Klaasen e o neozelandês Michael Venus. Os cabeças 4 também terão pela frente a dupla do croata Nikola Mektic e o austríaco Alexander Peya e a dos colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah.

 

Mark Knowles, das Bahamas, e Daniel Nestor, do Canadá, campeões em 2007, dão nome ao forte grupo que terá, ao lado de Melo e Kubot. O Grupo Llodra/Santoro é em homenagem aos franceses Michael Llodra e Fabrice Santoro, campeões em 2005.

 

Brasileiros são presença constante no ATP Finals

 

Esta será a sexta participação seguida de Melo no Finals – recordista entre os brasileiros –, a quinta de Kubot e a segunda juntos. No ano passado, Melo e Kubot disputaram a final diante do finlandês Henri Kontinen e do australiano John Peers, que nesta edição não se classificaram entre os oito, após conquistarem os títulos em 2016 e 2017, ficando em nono, como dupla alternativa. Marcelo foi vice-campeão também em 2014, jogando ao lado do croata Ivan Dodig, contra os irmãos Bryan – Bob e Mike.

 

Melo e Kubot disputam a edição 2018 com muita confiança, após os resultados conquistados em setembro e outubro, como o vice-campeonato no US Open e os dois títulos na China – ATP 500 de Beijing e Masters 1000 de Xangai. Neste ano, no total, levantaram quatro troféus, com o ATP 250 de Sidney e o ATP 500 de Halle. Agora, a dupla inicia os treinos na O2 Arena nesta quinta-feira (8). Na semana passada, no Masters 1000 de Paris, na capital francesa, chegaram até as quartas de final.  

 

“Estamos jogando muito bem, com confiança. Tivemos uma semana de intervalo entre Paris e Londres. Agora é iniciar os treinos na O2 Arena, aproveitar o momento e jogar o nosso melhor", afirmou Marcelo.

 

Esta é a quinta vez que Soares o disputa o ATP Finals, sendo a terceira ao lado de Murray. O Brasileiro atingiu a semifinal em três oportunidades, caindo para os campeões na última edição. Em 2018, a dupla do mineiro e do britânico foi campeã no Masters 1000 de Cincinnati e nos ATP 500s de Washington e Acapulco, além dos vice-campeonatos em Xangai, Queen's e Doha. 

 

"A expectativa é a maior possível. É o melhor torneio do ano, na quadra em que todo mundo quer jogar. É onde a gente sonha estar no começo da temporada e estamos aqui, de volta. Agora é treinar bastante nesta semana para se adaptar com essas condições. O bom daqui é que é o único torneio do ano em que a gente realmente tem tempo de se preparar no local, então é fazer uma boa semana de treino e ir com tudo no domingo", projetou Bruno.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios, Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.brwww.facebook.com/cbtoficialwww.twitter.com/cbteniswww.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.