Chave principal do Brasil Juniors Cup começa segunda, em Porto Alegre
Chave principal do Brasil Juniors Cup começa segunda, em Porto Alegre 17 Fev 2019

Crédito: Luiz Cândido

 

Porto Alegre (RS) – A chave principal da categoria dos 18 anos do Brasil Juniors Cup começa nesta segunda-feira, a partir das 8h30, na Associação Leopoldina Juvenil. Ao longo do dia serão disputados 32 jogos, masculinos e femininos. Campeões do Banana Bowl no último sábado em Criciúma, o espanhol Nicolas Alvarez Varona e a francesa Diane Parry aparecem como principais candidatos ao título.


Na chave masculina, 15 brasileiros brigam pelo título da competição, entre eles o catarinense Pedro Boscardin, que fez oitavas no Banana Bowl, sendo superado justamente pelo campeão Nicolas Varona. Na chave feminina, são 12 brasileiras e a paulista Ana Luiza Cruz aparece como a melhor pré-classificada. 


O Brasil Juniors Cup está entre os dez maiores torneios infantojuvenis do mundo, fazendo parte do Grupo A da Federação Internacional de Tênis (ITF), figurando, inclusive, ao lado das chaves juvenis dos quatro Grand Slam – Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos.

 

Definidos qualifiers em Porto Alegre 

 

Os paulistas João Miguel Santana Oliveira e Henrique Hamamoto venceram, respectivamente, suas partidas na manhã deste domingo e conseguiram classificação para jogar a chave principal do Brasil Juniors Cup, na categoria 14 anos masculino, no maior torneio infantojuvenil da América Latina, que está sendo disputado no clube Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.
 
Oliveira precisou jogar três sets contra o paranaense Gustavo Ribeiro Almeida, parciais de 6x3, 1x6 e 6x1 para alcançar a chave principal do torneio. Quarto favorito, Hamamoto, de Rio Claro, passou pelo gaúcho João Antonio Schorr, pelo placar de 6x4 e 6x3. O tenista de 13 anos ganhou duas partidas no quali.

O paulista acredita que jogou bem as partidas, mas que precisa melhorar muito para seguir na competição. "Venho de oitavas de final semana passada no Rio de Janeiro, aqui pretendo ir mais longe. Tenho que estar focado, lutar muito e quem sabe dar sorte no sorteio para chegar às rodadas finais", comenta. 

Quem também conseguiu um bom resultado foi o paulista Gabriel Prezotto, que passou pelo terceiro favorito, o uruguaio Lucas Fiandra, em dois sets, placar de 7x5 e 6x2. Prezzoto, que treina no Praia Clube de Uberlândia, ficou surpreso com o resultado. "O primeiro set foi mais duro, mas no segundo me sobressai e apresentei um excelente tênis. Este foi o primeiro Cosat do ano e consegui entrar na chave principal, agora quero passar algumas rodadas aqui na capital gaúcha", coloca. 

Outros brasileiros que também passaram para a chave principal do Brasil Juniors Cup foram Pedro Cardoso, Luiz Felipe Brandão e Lucas Henrique Nakasato.

Cardoso, do Distrito Federal, ganhou do paulista Davi Carlos, em sets diretos, parciais de 6x2 e 7x5. Em confronto de paulistas, Brandão venceu Otavio Louzado em três sets, placar de 6x3, 3x6 e 6x4. Já Nakasato, também de São Paulo, passou pelo uruguaio Juan Cruz Blanco, décimo segundo favorito, também em três sets, 6x7(4), 6x2 e 7x6(3). 

Na categoria 16 anos masculino, Luca Ebenriter foi a grande surpresa do dia. Pela última rodada do quali, o catarinense venceu o chileno Rodrigo Araya, cabeça de chave um, por um duplo 6x3. 

Ebenriter, que em Porto Alegre está jogando seu primeiro Cosat do ano, está muito feliz com seu resultado. "Não conhecia meu adversário, acho que meu mérito foi que taticamente quanto mentalmente fiz uma grande partida. Agora se der o melhor de mim em quadra e manter o mesmo espírito, posso chegar longe", comenta.

Já Gabriel Garay foi o único gaúcho que passou o qualy na categoria. O atleta da Sogipa venceu o paulista Henrique Nogueira, décimo segundo favorito, por um duplo 6x3. O outro gaúcho, Thiago Petry, não teve a mesma sorte e foi superado pelo mineiro Lucas Abreu, em dois sets, parciais de 6x4 e 7x5. 

Quem também conseguiu vaga foram os paranaenses Kaua Gava e Gabriel Resende e o paulista Vinicius Rodrigues. 

Gava ganhou do paulista Diogo Pessoa, sexto favorito, por 6x3 e 6x1. Resende, quarto cabeça de chave, venceu o paulista Felipe Iser, em três sets, parciais de 6x3, 3x6 e 6x4. 

Já Rodrigues, segundo melhor classificado no qualy, passou pelo seu conterrâneo Caio Damaceno, em sets diretos, por 6x2 e 6x0. 

Suzin fura quali do Brasil Juniors Cup

Karoline Suzin, atleta do Recreio da Juventude, de Caxias do Sul, passou pela rodada dupla deste domingo e conseguiu uma das quatro vagas na chave principal da categoria 16 anos feminina do Brasil Juniors Cup, mais importante torneio infantojuvenil da América Latina, que está sendo jogado nas quadras de saibro do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

Sexta pré-classificada, a caxiense ganhou no último jogo qualificatório da catarinense Taina Cordeiro, terceira favorita, em dois sets, parciais de 7x6 (6) e 6x4. Para ela, manter a calma no final dos dois sets foi essencial para conseguir a vitória e furar mais uma vez o qualy de uma etapa Cosat. “O apoio do treinador e da família foi muito importante nos momentos decisivos da partida. Semana passada também passei o quali, mas logo perdi na primeira rodada. Desta vez quero ir mais adiante”, esclarece.

Já Luciana Braga não teve a mesma sorte. Mesmo vencendo o primeiro set, a outra gaúcha ainda viva na categoria foi superada no final pela paulista Maria Helena Sodré, quarta cabeça de chave, em três sets, placar de 6x2, 1x6 e 6x2. 

Quem também avançou para a chave principal foram Catarina Meleiro e Maria Fernanda Duarte, que venceram respectivamente as principais favoritas. A paulista Meleiro ganhou da principal favorita, a paranaense Nathalia Mossambani, em três sets, parciais de 6x2, 2x6 e 6x3. Já a mineira Duarte venceu a paulista Lara Rossetto, segunda cabeça de chave, em sets diretos, placar de 6x1 e 6x3.

Na categoria 14 anos feminina, Antonia Ferrarini não conseguiu impor seu maior ranking, já que era a segunda favorita e deu adeus à competição. A gaúcha foi superada pela paranaense Isabelle Torres pelo placar de 6x1 e 6x2. 

Quem também conseguiu vaga para a chave principal foram as paulistas Bruna Melato, Sofia Perovani e Letícia Tourinho. 

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio da Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.brwww.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.