Favoritos dos 14 e 16 anos estreiam nesta terça no Brasil Juniors Cup
Favoritos dos 14 e 16 anos estreiam nesta terça no Brasil Juniors Cup 31 Dez 1969

Crédito: Luiz Cândido

 

Porto Alegre (RS) – Os principais favoritos das categorias 14 e 16 anos masculino do Brasil Juniors Cup, torneio que está sendo disputado nas quadras do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, estreiam nesta terça-feira, 19. Nos 14 masculino, o gaúcho Gustavo Tedesco, número 3 do Ranking Sul-Americano e que vem de título semana passada no Rio de Janeiro, enfrentará o mineiro Pedro Rorigues, que venceu sua primeira partida diante do paulista Otavio Santos, placar de 6x3 e 6x0. Já o segundo pré-classificado, o equatoriano Miguel Larrea Sicco, encara o gaúcho Augusto Machado. 


Os outros brasileiros, cabeças de chave da categoria, também iniciam a caminhada pelo título nesta terça-feira. São os paulistas Kauã Cressoni, João Marcelo Moreira, Zack Mendes da Silva, Thales Andrade Setti, Thomas Kano, Henrique de Brito e o mineiro William Norton.


Na categoria 16 anos masculino, o principal favorito, o peruano Gonzalo Bueno, joga contra o brasileiro Murilo Lemos, que na primeira rodada venceu o uruguaio Tomas Ojeda, parciais de 6x3 e 6x4. Já o segundo cabeça de chave, Adolfo Vallejo do Paraguai, vai enfrentar o paranaense Kaua Gava, que ganhou do peruano Rafael Baena, em dois sets, placar de 6x1 e 6x2. Os paulistas Lucca Pinto e Gabriel Constantino, o mato-grossense Richard Gama, o carioca Lorenzo Esquici e o paranaense Gabriel Schenekenber, que também são favoritos na categoria jogam amanhã pela segunda rodada, já que saíram adiantados. 

 

Gaúchos vencem nesta segunda-feira – Pela categoria 14 anos masculino, o atleta do Grêmio Náutico União, Thiago Guglieri ganhou pela primeira rodada do catarinense Thomas Arnold, em dois sets, placar de 6x2 e 6x1. Para ele, a estreia foi muito boa e conseguiu impor seu ritmo. “Fui ofensivo em quase todos os pontos. No Rio de Janeiro passei o quali e avancei até a segunda rodada. Agora com mais experiência, quero chegar às rodadas finais. Jogando em casa também ajuda muito”, analisa. 


Quem também conseguiu boas vitórias foram os jogadores da Associação Leopoldina Juvenil. Pedro Pinto ganhou do uruguaio Facundo Paysse, em sets diretos, placar de 6x4 e 7x5. Segundo o tenista, que mora no Rio de Janeiro, mas ainda representa o clube de Porto Alegre, sentiu um pouco a pressão da primeira rodada. “Sempre mais difícil, mas no final deu tudo certo, peguei confiança para o resto do campeonato”, coloca. Pinto encara o paulista Thales Andrade Setti, cabeça de chave número 10. Quem também venceu foi Augusto Machado, ganhando do carioca Filip Marinkovic, em três sets, placar de 6x3, 3x6 e 6x4. Agora joga contra Miguel Larrea Sicco, segundo favorito.


Na categoria 16 anos, Pedro Sasso, da Associação Leopoldina Juvenil ganhou de 6x0 e 6x1 do chileno Benjamin Delucchi e avançou para segunda rodada. Agora enfrenta o colombiano terceiro favorito, Juan Vargas. “Desde o início comecei jogando bem, estava tranquilo e confiante e isto me ajudou até o final da partida. Amanhã tem uma pedreira, mas vou para cima dele”, afirma.


Vindo de três vitórias no quali, Gabriel Garay conseguiu mais um expressivo resultado. O atleta da Sogipa passou na primeira rodada pelo paraguaio Ezequiel Gonzales, em dois sets, parciais de 6x3 e 6x2. Seu próximo adversário será o paulista Gabriel Constantino, décimo quinto favorito. 


Victor Tosetto, do Grêmio Náutico União, foi outro gaúcho que avançou à segunda rodada. O porto alegrense ganhou do paranaense Gabriel Hilbert por um duplo 6x0. Na próxima fase, seu adversário será o cabeça de chave número quatro, o chileno Felipe Comper. O tenista do GNU acha que fez o jogo certo do começo ao fim do jogo. “Agora enfrento um adversário complicado, vou conversar com meu treinador para fazer a tática certa para vencer. Jogando em casa com a torcida a favor talvez seja uma vantagem a mais”, esclarece.
Na categoria feminina as gaúchas Amanda Oliveira e Julia Lastorina entraram em quadra pela primeira rodada e avançaram para a próxima fase. 


Amandinha, como e conhecida a tenista gaúcha que treina no Rio de Janeiro, ganhou da paranaense Gabriela Sandrini, placar de 6x0 e 6x2. Pela segunda rodada da categoria 14 anos feminina, sua adversária será a chilena Antonia Rivera. 


Na 16 anos, Julia Lastorina, atleta da Sogipa superou a paranaense Nicole Serraglio, placar de 6x1 e 6x3. Pela segunda rodada, joga contra a boliviana Gabriela Flores, terceira favorita. 


Quem obteve um grande resultado foi Isabelle Torres na categoria 14 anos feminina. A paranaense passou pela segunda favorita, a peruana Daniela Rubio, por um duplo 6x2. Na próxima fase pega a baiana Luana Paiva. 

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio da Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.brwww.facebook.com/cbtoficialwww.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.