Brasileiros seguem em alta nos 14 e 16 anos do Brasil Juniors Cup
Brasileiros seguem em alta nos 14 e 16 anos do Brasil Juniors Cup 20 Fev 2019

Crédito: Luiz Cândido

 

Porto Alegre (RS) – Depois de três dias de muita disputa nas quadras de saibro do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, os confrontos das quartas de final do Brasil Juniors Cup já estão definidos. Principal favorito da categoria 14 anos masculino, o gaúcho Gustavo Tedesco teve uma partida complicada pela terceira rodada ao vencer, em três sets, o paulista Kauã Pereira dos Santos por 6/4, 4/6 e 7/6(5). “Ele jogou bem, foi jogo duro. Precisei me manter firme durante toda a partida. Venho de muitas partidas nas últimas semanas, senti um pouco o cansaço. Aqui preferi jogar apenas simples para conseguir ir o mais longe possível”, explicou.

Tedesco não crê em pressão por ser o número 1 do torneio, mas sabe que não terá vida fácil nesta semana. “É um torneio difícil, mas venho jogando bem e espero chegar às finais”, completou ele, que agora enfrentará o paulista Kauã Cressoni, que ganhou do cabeça de chave número 12, o também paulista Luiz Felipe Sandoval, de virada, parciais de 4/6, 6/1 e 6/1. Já o segundo favorito, o equatoriano Miguel Larrea, passou pelo paulista Henrique de Brito, pelo placar de 6/3 e 7/5. Na próxima fase, ele enfrenta o paranaense Matheus Amorim de Lima, que venceu o peruano Stefano Chappuis, 11o favorito, em sets diretos, placar de 6/2 e 6/1. 


Outro brasileiro que chegou às quartas de final foi o mineiro Gabriel Prezotto, que venceu o carioca Paulo Hugo Etchecoin, por um duplo 6/3 e agora encara o argentino Giuliano Furlotti, que ganhou do equatoriano Ernesto Pico por um duplo 6x1. William Norton também passou de fase. O mineiro, terceiro favorito, passou pelo gaúcho Thiago Guglieri, atleta do Grêmio Náutico União, em dois sets, parciais de 7/6(3) e 6/3. Em busca de vaga nas semifinais, Norton encara o peruano Diego Cueto, sétimo favorito. 


Na categoria 16 anos masculino, os brasileiros também conseguiram vitórias expressivas e quatro tenistas conseguiram vaga nas quartas de final da competição. Victor Tosseto será o representante gaúcho na categoria. O atleta do Grêmio Náutico União ganhou do paulista Gabriel Constantino, 15o cabeça de chave, com certa tranquilidade, em dois sets, parciais de 6/2 e 6/0. 


Segundo Tosseto, fazer a tática certa do começo ao fim da partida foi a consequência de chegar a mais uma vitória. “Entrei focado, me impus, sendo assim os resultados estão vindo” afirma o tenista. Em busca de mais um resultado positivo, seu compromisso nesta quinta-feira será contra o peruano Ignácio Buse, 11o cabeça de chave.
Confirmando a boa semana, Gabriel Generoso ganhou de mais um favorito. O mineiro desta vez passou pelo paulista Lucca Pinto, 10o cabeça de chave, em dois sets, placar de 6x2 e 6x1. Nas quartas de final seu adversário será o principal favorito, o peruano Gonzalo Bueno, que derrotou o baiano Luis Guilherme de Santana, em três sets, parciais de 6/1, 6/7 (5) e 6/1. 


Quem também conseguiu um bom resultado foi Richard Gama. O mato-grossense venceu o argentino Mateo Berta, 7o cabeça de chave, em dois sets, placar de 6/2 e 6/1. Na próxima fase, terá o peruano Gianluca Balota como concorrente. Em confronto de brasileiros, quem se deu melhor foi Kaua Gava. O paranaense ganhou do paulista Pedro Cressoni pelo placar de 6/1 e 6/2. Buscando vaga na semifinal, enfrenta o argentino Eliseo Alcade, quinto favorito. 

 

Brasil com vaga garantida na semifinal feminina


Carolina Xavier Laydner, quarta favorita, foi a primeira brasileira a conseguir vaga para as quartas de final da categoria 14 anos feminina. A catarinense venceu a paulista Julia Pereira, em três sets, parciais de 6/0, 1/6 e 6/1. Em busca de vaga na fase semifinal, ela enfrenta a peruana Samantha Cueva, quinta cabeça de chave. 


Já Amanda de Oliveira será a representante do Rio Grande do Sul na próxima fase. A tenista caxiense, que agora mora no Rio de Janeiro e treina na academia Tênis Route, passou pela chilena Antonia Vergara, de virada, placar de 4/6, 6/2 e 6/1. A terceira cabeça de chave disse que no segundo e terceiro set conseguiu jogar com mais segurança. “Meu primeiro saque entrou mais, ataquei com mais consistência. Vou dar o meu melhor, ir jogo a jogo para alcançar à final”, comenta. Pelas quartas de final, enfrenta a pernambucana Cecilia Costa, que venceu a paraguaia Mayra Gonzales, em dois sets, placar de 6/3 e 6/4. Com este enfrentamento, o Brasil já tem vaga garantida na semifinal.


Em confronto brasileiro, a outra representante brasileira a avançar foi a paranaense Isabelle Torres, que passou pela baiana Luana Paiva, de virada, parciais de 3/6, 7/5 e 6/3. Sua próxima adversária é a boliviana Mariana Zurita, sétima cabeça de chave. 

 

Confronto gaúcho na categoria 16 anos


Uma das principais favoritas na categoria 16 anos feminina Valentina Ferrarini, cabeça de cabeça número seis, ganhou da paulista Lara Rossetto de Souza, em dois sets diretos, parciais de 6/4 e 7/5. A caxiense, atleta Recreio do Juventude, disse que jogou com muita intensidade e entrou mais na quadra para alcançar o resultado. “Foi um jogo importante para aumentar minha confiança, subi meu nível de jogo, principalmente nos momentos decisivos. Agora vou jogar contra a Sophia, que sempre é jogos duros, decidido nos detalhes, espero ganhar”declara a tenista.


A outra gaúcha que venceu na tarde desta quarta-feira foi Sophia Xavier. A tenista do Diezte Tênis passou pela argentina Tiziana Rossini, quarta favorita, pelo placar de 7/6(5) e 6/0. Xavier acredita que vencer o primeiro set foi primordial para sua conquista. -”Joguei melhor nos pontos importantes, estava mais firme, sem dar ponto de graça. No segundo set estava mais solta e a vitória foi mais tranquila”, comenta.  

 

Já Marjore Souza foi outra brasileira que avançou na competição. A paulista ganhou da uruguaia Agustina Oliveiro, pelo placar de 6/4 e 6/1. Na próxima fase, sua adversária na busca de vaga na semifinal será a principal favorita, a paraguaia Leyla Britez. 

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio da Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.brwww.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.