Rio Beach Tennis Tour reunirá melhores atletas do mundo em Niterói (RJ)
Rio Beach Tennis Tour reunirá melhores atletas do mundo em Niterói (RJ) 05 Abr 2019

Tomaso Giovannini e Nikita Burmakin estarão presentes na competição (Foto: Divulgação)

Niterói (RJ) – O Rio Beach Tennis Tour vai contar com a presença de vários dos principais italianos e líderes do ranking mundial, além do atual campeão mundial do Beach Tennis. O evento ocorre na praia de São Francisco, em Niterói, entre os dias 26 e 28 de abril, distribui US$ 3 mil em premiação (R$ 11 mil). 

Atual campeão mundial,o italiano Mikael Alessi vai disputar o evento. Atual sexto do mundo, ele formará parceria com Luca Cramarossa, ex-número 1 do mundo e atual quinto colocado do ranking da Federação Internacional de Tênis.

A melhor dupla do mundo do momento também estará em Niterói: o russo Nikita Burmakin, que até semana passada era o número 1 do mundo, mas caiu nesta segunda-feira ao segundo lugar, poucos pontos atrás do espanhol Antomi Ramos, e o italiano Tomaso Giovannini, terceiro do ranking. Burmakin foi o primeiro russo a atingir o topo do ranking, um dos poucos não italianos a ostentar essa posição onde o brasileiro Vinicius Font ocupou em 2014 (Font jogará o Rio Beach Tennis Tour em Niterói). 

São atletas de oito países confirmados no Rio Beach Tennis Tour, em Niterói (RJ). Além do Brasil, há jogadores da Itália, Rússia, Argentina, Chile, Venezuela, Letônia e África do Sul. A competição oferece ao todo 90 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis para cada dupla campeã no masculino e feminino e é aberta também aos amadores nas categorias Dupla A (Avançado), B (Intermediário) e C (Iniciante), além das categorias de veteranos 40+ e 50+ e os jovens Sub 18 e Sub 14.

O Brasil tem confirmações dos atletas que brilharam no ano passado no Mundial por equipes da Rússia em 2018 como a carioca Joana Cortez, ex-número 1 do mundo; os santistas Thales Santos e Marcus Vinícius Ferreira; o carioca Vinicius Font, que liderou o ranking mundial em 2014, sendo o primeiro não italiano a obter tal façanha; além da paranaense Marcela Vita, terceira melhor do país e entre as 15 do mundo. O niteroiense Ralff Abreu, ex-número 1 do país, e top 30 mundial é outro confirmado. 

Torneio dá início a disputa por vagas na Copa das Federações 

A competição também é importante aos atletas do estado do Rio de Janeiro. Será a primeira etapa onde os jogadores de todas as categorias no profissional e no amador vão somar pontos na busca por representar o estado na Copa das Federações que será jogada em outubro, evento organizado pela Confederação Brasileira de Tênis.

A etapa de Niterói tem a chancela da Confederação Brasileira de Tênis, Federação Internacional de Tênis e da Tênis RJ.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio da Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.​