Fim de semana decisivo no Roland-Garros Junior Wild Card Series
Fim de semana decisivo no Roland-Garros Junior Wild Card Series 06 Abr 2019

Semifinalista nesta edição, Érika Cheng chegou às quartas no ano passado (Foto Marcello Zambrana, Divulgação)

Itajaí (SC) – Chegou o momento da decisão. Neste final de semana, a cidade de Itajaí (SC) será a capital do tênis juvenil brasileiro, com as semifinais e as finais do Roland-Garros Junior Wild Card Series, em parceria com a Taroii Investment Group. Dos 32 jovens que começaram a competição, apenas quatro ainda alimentam o sonho do título, que vale uma viagem com tudo pago para Paris, onde eles terão a chance de entrar no Grand Slam juvenil francês, no final de abril.

Este é o segundo ano que Santa Catarina recebe uma edição do torneio, que está sendo realizado pela quinta vez no país. Além do Brasil, apenas China e Índia também recebem o Roland-Garros Junior Wild Card Series.

"Roland-Garros e Brasil, Roland-Garros e Santa Catarina têm histórias que se confundem, por causa dessa relação que o nosso povo tem com o Gustavo Kuerten, por tudo o que ele fez. Este é o quinto ano que o torneio é realizado no Brasil, e Itajaí estar sediando este evento só brinda todo esse acordo e o processo de desenvolvimento do tênis juvenil no país", frisa o Gerente de Eventos e Esportes da CBT, Eduardo Frick, citando que o torneio tem como embaixador o ex-número 1 do mundo em duplas, Marcelo Melo, que também foi campeão de Roland-Garros e acompanhou o primeiro dia de evento.

A semifinal terá a presença de alguns "veteranos" no torneio, que chegaram à semifinal após boas apresentações nas duas rodadas iniciais. Finalista em Belo Horizonte, em 2018, Rafael Silva avançou à semifinal após vencer Jackson Xavier na estreia por 2 sets a 0: 6/0 e 6/1. Na sexta-feira, ele superou Guilherme Toresan por 6 a 2 no primeiro set, e o oponente, com um mal estar, abandonou o duelo no segundo set.

"Eu fui finalista no ano passado, o que ajuda, pois já estou acostumado a jogar esse torneio. Tenho a mesma expectativa da última edição, que é tentar chegar à final e buscar o título que escapou. Desta vez, estou mais experiente e me sentindo mais focado. Gosto muito de jogar aqui, onde já estive outras vezes. Espero ir bem aqui, porque seria uma oportunidade única ir a Roland-Garros, uma experiência incrível", diz o paulista Rafael Silva.

No feminino, um dos destaques na semifinal é a também paulista Érika Cheng. No ano passado, ela parou nas quartas de final. Agora, ela retorna mais experiente ao torneio para tentar ficar com o título. Na estreia, ela superou Isadora Machado por duplo 6/3. Ontem, ganhou de Isabela Mercante por 6/0 e 6/2.

"Eu gosto de jogar aqui, onde as quadras são muito boas. A estrutura do clube é bem legal em todos os aspectos e eles sempre nos recebem muito bem aqui. Ano passado, eu fiquei nas quartas de final desse mesmo torneio e agora eu estou super confiante, estou jogando bem. Agora, é ir para cima e vamos ver o que vai dar", afirma Érica.

O Roland-Garros Junior Wild Card tem o patrocínio da Taroii Investment Group. Realização: CBT - Confederação Brasileira de Tênis, em parceria com a Federação Francesa de Tênis.

Quartas de final - Sexta-feira
Masculino

Rafael Silva (SP) d. Guilherme Toresan (RS) por 6/2 e 3/0 (ret).
Eduardo Taiguraa (PR) d. Lucas Zancheta (PR) por 6/3 e 6/0.
Joaquim Almeida (PA) d. Ricardo Machado (SP) por 6/3 e 6/1.
Gustavo Heide (SP) d. Gustavo Pinho (RJ) por 6/1 e 6/3.

Feminino
Érika Cheng (SP) d. Isabela Mercante (RJ) por 6/0 e 6/2.
Camilla Bossi (SP) d. Juliana Munhoz (SP) por 6/4 e 6/0.
Priscila Janikian (SC) d. Sofia Mendonça (SP) por 6/2 e 6/4.
Nalanda Silva (GO) d. Thaís Maciel por 7/6(5) e 6/1.

Semifinais - Sábado
12h - Érika Cheng (SP) vs. Camilla Bossi (SP)
Não antes das 13h - Rafael Silva (SP) vs. Joaquim Almeida (PA)
Seguido por - Nalanda Silva (GO) vs. Priscila Janikian (SC)
Seguido por - Gustavo Heide (SP) vs. Eduardo Taiguara (PR)

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio da Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.​