Conselho Consultivo da CBT se reúne em Itajaí (SC)
Conselho Consultivo da CBT se reúne em Itajaí (SC) 11 Mar 2019

Rogério Mélzi, Marcelo Melo, Rafael Kuerten, Rafael Westrupp e Christian Burgos compõem o conselho consultivo

Itajaí (SC) – O Conselho Consultivo da Confederação Brasileira de Tênis se reuniu no dia 3 de abril, em Itajaí (SC), aproveitando a presença do tenista Marcelo Melo no Roland-Garros Junior Wild Card Series. O encontro ocorreu na sede do Itamirim Clube de Campo. Participaram da reunião o presidente da CBT, Rafael Westrupp, o atleta Marcelo Melo, os empresários Rafael Kuerten, Rogério Melzi e Christian Burgos. O gerente de Eventos e Esportes da CBT, Eduardo Frick, também esteve na ocasião, como convidado, para apresentar o relatório técnico de 2018.

O grupo fez um balanço técnico e financeiro do ano de 2018 e dos últimos meses de atividades da entidade e discutiu ações a serem empregadas nos próximos meses. Entre a pauta dos assuntos discutidos estava o pedido feito pela CBT de um wild card à Federação Francesa de Tênis para que o catarinense Ymanitu Silva possa jogar o torneio em cadeira de rodas de Roland-Garros. A solicitação brasileira ganhou coro de Rafael Kuerten, irmão de Guga - tricampeão do Grand Slam francês -, que prometeu reforçar o pedido.

"Tenho certeza que o Guga, embaixador de Roland-Garros, vai ser mais uma pessoa para focar nisso. Seria muito legal para o tênis em cadeiras de rodas, que é uma de nossas paixões dentro da Semana Guga, ter esse sonho realizado. Quem sabe as mesmas quadras que nos consagraram possam consagrar o Ymanitu. Não vamos medir esforços para isso", enfatizou Kuerten.

Outro assunto debatido foi a recente nomeação de Jaime Oncins como capitão da equipe brasileira na Copa Davis. Representando os jogadores dentro do Conselho Consultivo, Marcelo Melo enalteceu que a novidade foi muito bem recebida pelos atletas e que o momento é de otimismo em relação aos próximos compromissos.

"Penso que a escolha do Jaime foi muito boa. Tive a oportunidade de falar com ele em Miami e pude perceber que ele tem ideias fantásticas. Ele já jogou a Davis e sabe o espírito que é preciso ter para encarar a competição. Mas é um trabalho que demanda tempo. Às vezes, pode ter um resultado agora, mas o mais importante é ter um resultado a médio e longo prazo. Ele está muito empolgado e a gente está disposto a contribuir o máximo possível", frisou o atleta. 

A reunião ainda serviu para apresentar ao conselho um panorama do que foi realizado pela CBT entre 2018 e o primeiro trimestre de 2019, dos pontos de vista técnico e financeiro. Além disso, foram expostos aos participantes projetos da área comercial da Confederação e possíveis parcerias que podem ser formalizadas futuramente.

O Conselho Consultivo da CBT foi criado em julho de 2017 com a missão de discutir ideias, projetos e diretrizes para a atual gestão da entidade. O grupo é marcado pela diversidade multidisciplinar de especialidades e de experiências, e é composto de forma voluntária por seus membros, que se encontram periodicamente para debater sobre a modalidade. O próximo encontro ficou agendado para as vésperas da próxima etapa da Copa Davis, quando o Brasil irá enfrentar Barbados, em local ainda a ser definido.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio da Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.​