Copa das Federações de Tênis em Cadeira de Rodas será em junho em SP
Copa das Federações de Tênis em Cadeira de Rodas será em junho em SP 31 Mai 2019

Em 2018, evento reuniu representantes de 20 Estados no masculino (Fotos Marcello Zambrana, Divulgação)

São Paulo (SP) – Depois do sucesso da realização da primeira edição da Copa das Federações de Tênis em Cadeira de Rodas, a Confederação Brasileira de Tênis promoverá, entre 1 e 6 de junho, a competição pela segunda vez. Ainda maior do que no ano passado, o evento reunirá alguns dos principais nomes da modalidade no país no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo.

A novidade desta edição da competição será a inclusão de uma chave feminina, que será disputada por oito Estados entre dos dias 1 e 3 de junho. No masculino, assim como no ano passado, serão duas divisões, com oito Estados na Primeira Divisão e 10 na Segunda. Os jogos entre os homens serão de 4 a 6 de junho.

A expectativa é pela participação de 110 pessoas entre atletas, treinadores e membros da organização. No ano passado, os homens de Minas Gerais ficaram com o título na divisão principal, enquanto Sergipe conquistou o título da Segunda Divisão e a vaga na elite para 2019.

"Esse é o segundo ano que a gente consegue realizar a Copa das Federações de Tênis em Cadeira de Rodas, apoiando todos os Estados com passagens para os atletas. Trazer 18 times no masculino e oito no feminino é uma coisa espetacular, em que o trabalho é bastante destacado pelo próprio Comitê Paralímpico Brasileiro. Nós vamos receber os melhores atletas do Brasil e esperamos ter jogos espetaculares, que venham a fortalecer cada vez mais nossa categoria", destaca Jesus Tajra, vice-presidente da CBT e membro do Conselho Administrativo do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Torneios como estes fazem parte do planejamento a longo prazo do Departamento de Tênis em Cadeira de Rodas da CBT, que vem colhendo resultados mais expressivos a cada ano. Recentemente, o Brasil foi um dos dois países a enviar representantes em todas as categorias no Mundial de Tênis em Cadeira de Ropas. Além disso, o país terá, pela primeira vez, um brasileiro disputando um Grand Slam: Ymanitu Silva, que jogará em Roland-Garros.

"Hoje, o Tênis em Cadeira de Rodas é praticado em todos os Estado, com o apoio da Confederação por meio da doação de cadeiras, de cursos para professores. Não é um trabalho feito do dia para a noite. Tudo isso é fruto da dedicação de atletas, treinadores, árbitros, entidades, federações, além, é claro, da CBT e do CPB", completa Tajra.

Confira os participantes

Divisão A Masculino
Distrito Federal
Goiás
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Santa Catarina
São Paulo
Sergipe

Divisão B Masculino
Acre
Amapá
Amazônia
Ceará
Espírito Santo
Maranhão
Paraíba
Rio Grande do Norte
Rondônia
Tocantins

Feminino
Acre
Ceará
Espírito Santo
Goiás
Minas Gerais
Rondônia
Santa Catarina
São Paulo

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio da Wilson e Peugeot. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.