Brasil terá primeira classificadora de tênis em cadeira de rodas no país
Brasil terá primeira classificadora de tênis em cadeira de rodas no país 01 Ago 2019

Márcia Benetti (D) é educadora física e fisioterapeuta (Foto: Divulgação)

Florianópolis (SC) – A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) fazem um importante investimento pensando no tênis em cadeira de rodas do país. Na próxima semana, a fisioterapeuta e educadora física Márcia Benetti participará de um curso em Gross-Siegharts, na Áustria, para se tornar a primeira classificadora internacional da modalidade no Brasil. 

O papel de um classificador é analisar, por meio de um sistema de avaliação - composto por documentação, laudos, testes físicos, entre outros -, o grau de deficiência de um atleta paralímpico, a fim de estabelecer um ponto de partida justo e igualitário para as competições. No Brasil ainda não existe um profissional habilitado para fazer a classificação internacional, obrigando os atletas a viajarem para outros países para obterem a certificação.

"Todo esporte paralímpico tem o seu próprio manual, então as classificações são diferentes. Como o apoio do CPB e da CBT, que estão sempre fomentando o esporte da base ao alto rendimento, irei fazer esse curso, o que será muito importante para a modalidade no país", destaca Benetti.

Paranaense radicada em Brasília, onde trabalha no Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe), Márcia tem um extenso currículo de dedicação ao esporte paralímpico, no qual atua, vinculada ao alto rendimento, há 10 anos. Além de ser formada em Educação Física e Fisioterapia, ela tem atuação ativa em equipes de diferentes modalidades nas Paralimpíadas e Parapan-Americanos. Ela também é classificadora internacional do Tiro com Arco.

"O tênis em cadeira de rodas está evoluindo muito, então CBT e CPB acharam importante ter uma classificadora no Brasil. Isso vai facilitar a vida dos atletas, que não precisarão fazer longas viagens para fazer a classificação, o que acarretará num custo menor. Temos a meta de investir cada vez mais na qualificação das pessoas que trabalham com o esporte, tornando o tênis em cadeira de rodas cada vez mais profissional", destaca Jesus Tajra, vice-presidente da CBT e presidente do Conselho Administrativo do Comitê Paralímpico Brasileiro.

O curso para classificação do tênis em cadeira de rodas será organizado pela Federação Internacional de Tênis (ITF) e será realizado entre 4 e 7 de agosto.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio da Wilson e Peugeot. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.