Marcelo Melo e Bruno Soares finalizam vitória heroica e vão às quartas
Marcelo Melo e Bruno Soares finalizam vitória heroica e vão às quartas 01 Ago 2012

Os mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares conseguiram uma vitória histórica e estão nas quartas de final das Olimpíadas de Londres. Em jogo interrompido na terça, a dupla brasileira derrotou os tchecos Tomas Berdych e Radek Stepanek por 1/6, 6/4 e 24/22 em 4h21, após salvarem quatro match-points.

 

Os adversários dos mineiros nas quartas ainda não são conhecidos, pois o jogo entre franceses Jo-Wilfried Tsonga e Michael Llodra e os indianos Vishnu Vardhan e Leander Paes não começou. Melo e Soares são a única chance de medalha do Brasil em Londres, após a queda de André Sá e Thomaz Bellucci (em duplas e simples) na estreia.

 

A maratona começou no final da terça-feira com os tchecos bem melhores e sacando com mais firmeza. Berdych e Stepanek chegaram a abrir 4/2 de vantagem no segundo set, mas os mineiros deram a primeira demonstração de superação e venceram quatro games seguidos para empatar o jogo.

 

O terceiro set, que teve mais de três horas, pressionou os mineiros a todo momento, já que sacavam depois. Berdych e Stepanek tiveram quatro match-points durante a parcial, mas Melo e Soares recusaram a derrota. Em 18/18, o sol deixou o All England Club e o jogo foi interrompido.

 

Na volta, foram jogados mais 10 games. Em 22/22, Melo e Soares perderam um break-point, mas converteram o outro e sacaram para a partida. O jogo de quartas de final deve acontecer nesta quinta-feira.

 

Os mineiros quebraram dois recordes olímpicos: o de games disputados em jogos de duplas para três sets (63) e o de mais longo set (46 games). Este é a segunda façanha na carreira de Melo. Em 2007, ao lado de André Sá, ele venceu Paul Hanley e Kevin Ullyet em Wimbledon, por 5/7, 7/6 (7-4), 4/6, 7/6 (9-7) e 28/26, após 5h58, no jogo de duplas mais longo da história do torneio (102 games).