Natan Rodrigues e Sofia Mendonça são campeões no Bahia Juniors Cup
Natan Rodrigues e Sofia Mendonça são campeões no Bahia Juniors Cup 29 Set 2019

Salvador (BA) – O baiano Natan Rodrigues se consagrou na tarde de sábado ao conquistar o título da 35ª edição do Bahia Juniors Cup. Ele se tornou o primeiro homem bicampeão da história do evento que já teve nomes como Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, André Sá, Marcelo Melo, entre outros. No feminino, a gaúcha Sofia Mendonça foi campeã após uma partida épica na decisão. A competição contou com atletas de 11 países e foi disputada no Clube Bahiano de Tênis.

Natan levantou a torcida ao superar o paraense Joaquim de Almeida por 7/6 (7/4) 6/4 em uma disputa apertada concluindo o jogo somente no sétimo match-point. Natan teve 5/2 no primeiro set e precisou do tie-break para concluir e no segundo set viu o bravo paraense salvar seis match-points e encostar em 4/5 até que o baiano concluísse a partida.

O tenista de Salvador vibrou com o feito e se emocionou na cerimônia de entrega de troféus: "Muito bom conquistar o bicampeonato, lugar onde muita gente vem só pra me ver, me sinto muito bem jogando aqui. Esse ano tive problemas de saúde, perdi um pouco de desempenho, mas espero que esse evento alavanque essa reta final de temporada".

Na noite de sexta-feira, Natan e o parceiro João Loureiro superaram na final o argentino Ezequiel Monferrer e o uruguaio Francisco Llanes por 6/3 3/6 10/3 e levaram o caneco de duplas. No feminino, a catarinense Namie Isago e Isabel Oliveira superaram as gêmeas japonesas Mao e Mio Mushika e ficaram com o caneco.

Na chave de simples femininina, Sofia Mendonça surpreendeu a favorita. Gaúcha de Santa Cruz do Sul, Sofia Mendonça seguiu o conto de fadas na semana em Salvador e conquistou o título numa das maiores batalhas que o torneio já viu. Ela virou jogo de mais de três horas contra a uruguaia Guillermina Grant com 4/6, 6/4 e 6/4. Sofia esteve perdendo por 6/4 e 4/1 e uniu forças da torcida baiana que a empurrou para seu primeiro troféu na carreira: "Primeiro título, hoje não joguei contra nome, contra nada, só tentei dar o melhor e sair com a vitória. Não tenho nem palavras. Vencer esse torneio vai fazer toda a diferença, é a virada da chavinha da minha carreira".

Foram definidos neste sábado os campeões dos 14 e 16 anos, torneios com pontos para o ranking Sul-Americano. Nos 16 anos troféu para Lucas Muratori marcando 3/6 6/4 6/3 em Luis Miguel. Nos 14 anos caneco para Felipe Manarin superando Ettore Danesi por 6/3 6/2.

Hall dos Campeões

18 Anos - Simples: Natan Rodrigues (BRA) / Sofia Mendonça (BRA) - Duplas:  atan Rodrigues/João Loureiro (BRA) / Namie Isago/Isabel Oliveira (BRA)
16 Anos - Simples: Lucas Muratori (BRA) / Catarina Melleiro (BRA) - Duplas: Victor Alves/Rodrigo Cunha (BRA) / Catarina Melleiro/Carol Oliveira (BRA)
14 Anos - Simples: Felipe Manarin (BRA) / Karoline Oliveira (BRA) - Duplas: Ana Ramos/Luiza Esteves (BRA) / Ettore Danesi e Lucas Couy (BRA)
12 Anos - Simples: Artur Brom (GO) - Duplas: Pedro Burin (SP) e Victor Rocha (BA) 
 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio da Wilson e Peugeot. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.​